São José e Taubaté recebem diretrizes da Liga

A Liga Nacional de Futsal já divulgou as primeiras informações sobre o campeonato deste ano. O São José, com lugar cativo na associação, novamente tentará passar da fase de classificação ao mata-mata de afunilamento às finais. O Taubaté, pela segunda vez com a franquia da parceira Umbro, tentará uma temporada melhor que a da estreia, escapando da eliminação.
Confira no material enviado por João Paulo Fontoura, da assessoria de Imprensa da LNF.

O final do próximo mês reserva o início da LNF 2023. Ao todo, 24 clubes disputarão a maior competição de futsal do mundo. Nesta temporada, o Brasília estará de volta e debutarão o Esporte Futuro (de Toledo-PR), antigo Marechal, e o São Lourenço (São Lourenço do Oeste-SC). O Corinthians, atual campeão, defende o título do campeonato que reúne marcas e nomes históricos desde 1996, quando passou a ser disputado.

Assim como aconteceu nas três últimas edições, tanto as rodadas da primeira fase quanto os Playoffs terão cobertura da LNF TV e do Sportv. O canal por streaming, através do pacote de pay-per-view, transmite todas as partidas, exceto um jogo por rodada, que será exclusividade do canal fechado em sua grade de programação.

Criada em 1996, a LNF teve o Inter como o primeiro campeão. Ortiz, pivô de uma equipe histórica, acabou artilheiro daquele ano com 25 gols. Em matéria de bola na rede em uma única edição, até hoje, ninguém supera o craque Manoel Tobias. Em 1999, pelo Atlético Mineiro, ele anotou incríveis 52 gols.
No entanto, se forem somadas todas as edições, o goleador máximo é o gênio Falcão. Ele acabou como artilheiro por seis oportunidades. Atual capitão do Magnus, o fixo Rodrigo, soma quatro troféus de artilheiro e se levar mais um, encosta em Lenisio, com cinco.

Os maiores campeões da LNF são do Sul do Brasil. A predominância é grande, com cinco títulos da ACBF e quatro do Jaraguá. Os gaúchos decidiram oito vezes o título e os catarinenses, seis. Entre os treinadores, o maior campeão de todos é Fernando Ferreti, com cinco conquistas, seguido do colega PC Oliveira.

A disputa

Em 2023, a Liga Nacional de Futsal será disputada novamente no formato tradicional. Serão ao todo 306 partidas, contando a primeira fase, onde as equipes jogam em turno único, e os Playoffs, com os 16 melhores classificados.

De acordo com a classificação no ano passado, os 12 melhores times farão 12 partidas em casa e 11 como visitante, e as demais equipes jogarão 11 partidas em casa e 12 como visitante.

Além do troféu de campeão, ao final da LNF será escolhida a Seleção do campeonato, o craque, a revelação e o melhor treinador. Em 2022, o time escolhido teve o goleiro Anderson, do Minas, o fixo Allan, destaque da campanha do finalista Corinthians, o ala esquerdo Serginho, um dos goleadores do Atlântico, o ala-direita William, do Jaraguá, e na frente, Dieguinho, artilheiro do campeonato e que deixou o Joinville para atuar no exterior.

Tradicionalmente jogada no interior do Brasil, a LNF repete o caráter democrático entre os estados onde a modalidade é mais praticada. O Paraná terá o maior número de representantes com sete equipes, seguido por Santa Catarina com seis, São Paulo com cinco, Rio Grande do Sul com três, Minas Gerais com dois e um do Distrito Federal.

flor

Os participantes

Paraná: Esporte Futuro, Marreco, Cascavel, Campo Mourão, Foz Cataratas, Pato e Umuarama;

Santa Catarina: Blumenau, Jaraguá, Joaçaba, Joinville, São Lourenço e Tubarão;

São Paulo: Corinthians, Magnus, Santo André Intelli, São José e Taubaté;

Rio Grande do Sul: ACBF, Assoeva e Atlântico;

Minas Gerais: Minas e Praia Clube;

Distrito Federal: Brasília.

A rodada de abertura da LNF 2023

Dia 23/03 – quinta-feira

Corinthians x Campo Mourão – 20h – Sportv

Dia 24/03 – sexta-feira

Santo André Intelli x Foz Cataratas – 19h – LNFTV
Magnus x São Lourenço – 20h – LNFTV
ACBF x Blumenau – 21h – LNFTV

Dia 25/03 – sábado

São José x Esporte Futuro – 11h – LNFTV
Joaçaba x Marreco – 18h30 – LNFTV
Joinville x Brasília – 19h – LNFTV
Jaraguá x Umuarama – 19h – LNFTV
Atlântico x Minas – 19h – LNFTV

Dia 26/03 – domingo

Assoeva x Pato – 11h – LNFTV
Praia Clube x Taubaté – 11h – LNFTV

Dia 28/03 – terça-feira

Cascavel x Tubarão – 19h – LNFTV

Clássico do Vale

No campeonato do ano passado, o Clássico do Vale foi pela 13ª das 21 rodadas da fase de classificação. O Taubaté, mandando seus jogos em São Bernardo do Campo, recebeu o São José no dia 27 de junho e os visitantes levaram a melhor, goleando por 4 a 0. Agora, ambos aguardam a tabela completa e com o reencontro previsto para São José dos Campos.

Na foto (de Brenno Domingues/São José Futsal), o ala Joãozinho chutando contra o goleiro tuabateano Nico no Clássico do Vale da Liga Nacional 2022.

Comentário

comentário