Taubaté busca pontos fora para defender posição
O Taubaté enfrenta o Velo Clube nesta quarta-feira, às 20h, em Rio Claro e provavelmente terá que somar pontos para continuar na zona de classificação do Campeonato Paulista da Série A-2. Após três derrotas seguidas nas partidas em casa, voltou a depender do bom rendimento como visitante. O atacante Éder Paulista foi contratado e poderá estrear, assim como o volante Escobar, outro que chegou para reforçar o elenco.
A atual primeira fase do campeonato tem os 16 times se enfrentando em um turno único de 15 rodadas. Os oito melhores avançarão ao mata-mata das quartas de final em cruzamento olímpico (1º colocado x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º) e continuarão disputando as duas vagas de acesso à Série A-1 de 2024. Os dois últimos (15º e 16º colocados) serão rebaixados à Série A-3.
Depois de nove rodadas fechadas: 1º – Ponte Preta (22 pontos); 2º – Portuguesa Santista e Grêmio Novorizontino (19); 4º – Noroeste de Bauru (16); 5º – Primavera de Indaiatuba (14); 6º – Juventus (13); 7º – Rio Claro (12); 8º – Taubaté, Velo Clube de Rio Claro, Comercial de Ribeirão Preto e Linense (11); 12º – Lemense, São Caetano e XV de Piracicaba (9); 15º – Oeste de Barueri (7) e 16º – Monte Azul (3).
A 10ª rodada começa na noite desta terça-feira com uma partida: Linense x Ponte Preta (20h30). As outras sete serão na quarta-feira: Velo Clube x Taubaté (20h), Portuguesa Santista x Primavera (20h), Novorizontino x Rio Claro (20h), Juventus x Oeste (15h), Monte Azul x Comercial (15h), XV de Piracicaba x Lemense (20h) e Noroeste x São Caetano (19h30).
Restando seis rodadas, o Taubaté depende dos próprios resultados para consolidar presença na zona de classificação e confirmar as credenciais de um dos times armados para tentar as duas vagas de acesso.
Reforço
Experiente e com passagens por diversos clubes do estado, o centroavante Éder Paulista, de 31 anos, foi procurado por outras equipes da divisão, mas aceitou o convite do Burro da Central.
“Estou muito feliz de chegar aqui na cidade, no clube. Conhecendo o elenco e o professor Roberto Cavalo, pesou bastante na minha escolha. Tive outras propostas de Série A2 e não pesaram tanto quanto a do Taubaté. Fico feliz de estar aqui para poder ajudar na briga por esse acesso”, destacou.
Em São Paulo, Eder já atuou por equipes como São Bento, Santo André, Nacional, São Bernardo, Inter de Limeira e Velo Clube. “Já fiz gol contra o Taubaté, gol de acesso, mas isso é passado. Agora defendo essas cores e estou muito feliz. Sou um falso nove, jogador de facão, um-dois, finalização… O torcedor pode esperar muita garra e vontade, luta não vai faltar”, destacou o atleta, que estava no ASA-AL.
“Conheço alguns atletas, outros já joguei contra. Achei o grupo muito bom, qualificado. A gente está na metade da tabela e a A2 é difícil assim, perde um jogo e vai para baixo, ganha um e sobe bastante. Então é seguir em frente, pontuar e buscar essa classificação, para depois conquistar o acesso”, completou o novo reforço.
Times
No Taubaté, o técnico Roberto Cavalo terá a opção de repetir a escalação que no domingo perdeu em casa para o Juventus, por 3 a 2. No entanto, por causa do resultado negativo, poderá começar com alguns dos que entraram nas cinco substituições.
Jogaram no domingo: William Menezes; Edvan, Lucas Cezane, Vavá (Victor Caetano) e Ruan; Buchecha (Gian), Menezes (Rafael Mineiro) e Marcelinho (Rildo); Romarinho, Raphael Macena e Ueslei Brito (Dija Baiano).
O Velo Clube, nos 2 a 2 da visita ao Rio Claro em mais um clássico da cidade, teve o técnico Alberto Félix com a seguinte formação: Gabriel Félix; Ynaiã (Bruno Ritter), Betão, Juan Sosa e Matheus Nunes; Ítalo (João Pedro), Franco e Felipinho (Danilo); Thiago Rubim (Lucas Duni), Léo Castro e Denner Nascimento (Douglas Skylo).
No estádio Benito Agnelo Castellano, a equipe de arbitragem terá: Paulo Cesar Francisco (árbitro), Alex Alexandrino (assistente 1), Gabriel Alexandre Tostes Fleming (assistente 2), João César Ferreira da Silva Júnior (quarto árbitro) e Claudio Roberto da Costa (analista de vídeo).
Nas fotos (de Caíque Toledo/EC Taubaté), Romarinho na recente vitória por 1 a 0 sobre o Comercial em Ribeirão Preto e Éder Paulista sendo apresentado no Joaquinzão.