São José defende posição visitando o vice-líder

O São José volta a campo neste sábado e sabendo que tem quatro rodadas para manter posição na zona de classificação à segunda fase do Paulista da Série A-3. Às 15h, visita o Capivariano e o desafio é emplacar uma sexta vitória consecutiva contra um adversário que é vice-líder, está invicto há seis partidas e sonha com a liderança. Sem desfalques, o técnico Ricardo Costa poderá manter a escalação cada vez mais entrosada e com nova opção entre os reservas.

A atual primeira fase tem os 16 times estão se enfrentando em um turno único de 15 rodadas. Depois, os oito melhores avançarão formando dois grupos de quadrangulares de turno e returno (1º colocado, 4º, 5º e 8º formando um grupo; 2º, 3º, 6º e 7º, o outro). Os dois melhores de cada grupo chegarão ao mata-mata das semifinais e os dois finalistas subirão à Série A-2 de 2024. Os dois últimos (15º e 16º) serão rebaixados à Segunda (4ª) Divisão, também do ano que vem.

A classificação, após 11 rodadas, está assim: 1º – Marília (23 pontos); 2º – Capivariano (22); 3º – Esporte Clube São Bernardo (19); 4º – São José e Rio Preto (18); 6º – Matonense e Itapirense (17); 8º – Bandeirante de Birigui, Grêmio Prudente e Red Bull Bragantino II (15); 11º – União Suzano (14); 12º – Desportivo Brasil de Porto Feliz (12); 13º – Audax Osasco, Barretos e Votuporanguense (10) e 16º – Sertãozinho (7).

A 12ª rodada tem sete jogos neste sábado: Capivariano x São José (15h), Marília x Matonense (19h30), Red Bull x São Bernardo (16h), Rio Preto x Sertãozinho (15h), Bandeirante x Itapirense (18h), Desportivo Brasil x Suzano (15h) e Barretos x Grêmio Prudente (19h30). No domingo, um jogo: Votuporanguense x Audax (10h).

Condições

Empatando em Capivari, o São José provavelmente perderá a quarta posição, mas continuará no G-8. Vencendo, poderá subir da quarta à terceira colocação, passando a ter boas chances de classificação antecipada. Perdendo, dependerá dos resultados dos concorrentes pois correrá o risco de sair do G8 por critérios de desempate. O Capivariano, com uma vitória sobre o São José, passará a depender de um empate ou uma derrota do Marília para ser o novo líder.

Na matemática do campeonato, o União Suzano ficou com a oitava vaga do ano passado terminando com o total de 21 pontos. O Bandeirante de Birigui sobrou na nova colocação com 19. Em 2021, o Nacional de São Paulo precisou de 22 pontos para terminar em oitavo, pois o Capivariano foi o nono e com 21.

Depois da partida em Capivari, o São José receberá o atual líder Marília na quarta-feira. Dia 11, no sábado, visitará o Rio Preto com o qual está dividindo a quarta colocação na soma de pontos. Posteriormente, na última rodada, receberá o Sertãozinho no dia 18, um sábado.

O time e contratado

O técnico Ricardo Costa assumiu dois dias antes da sexta rodada, de uma derrota fora de casa para a Itapirense, por 1 a 0. Conhecendo melhor o elenco, armou uma e escalação mantida nas cinco vitórias que vieram e que novamente poderá ser repetida, sem desfalques por contusão ou suspensão.

A novidade na delegação foi o meia Léo Machado, de 22 anos, contratado nesta semana e vindo do paranaense Azuriz, de Pato Branco. Ele surgiu no Nacional de São Paulo e no ano passado esteve com o técnico Ricardo Costa no XV de Jaú. Ele entre em uma troca pelo lateral Weslen que sofreu contusão grave contra o Itapirense e sem chances de recuperação antes do final do campeonato.

Na quarta-feira, no 1 a 0 em casa sobre o Votuporanguense, o São José contou com: Ariel; Luís Dário, Caio César, Matheus Abreu e Rafael Verrone, David Lucas (Pedro Favela), Pedrinho e Roni (Rafael Tanque); Nicholas (Wendel Barros), Wendel Júnior (Giovanni) e Vicente (Rafinha).

Adversário e arbitragem

O Capivariano vem de uma vitória fora de casa sobre o Audax Osasco, por 2 a 0. A equipe do técnico Élio Sizenando contou com: Anderson; Igor Nunes (Daniel), Jemmes, Leonan e Tarcísio (João Vítor); Lucas Gomes (Passari), Thiaguinho, Carlos Eduardo (Matheus Lima) e Rafinha; Paulinho (João Araújo) e Vinícius Popó.

Na Arena Capivari, a equipe de arbitragem terá: Paulo Rodrigo Soares de Oliveira (árbitro), Claudenir Donizete Gonçalves da Silva (assistente 1), Luiz Henrique Rodrigues Pimentel (assistente 2), Thiago Felipe Machado Chagas (quarto árbitro) e Edvânio Ferreira Duarte (analista de vídeo).

Na foto (de Mariana Luz/Agência NTZ), o atacante Nicholas com a bola e o lateral-direito Luís Dário durante o aquecimento do São José para a partida contra o Votuporanguense.

Comentário

comentário