Taubaté ataca para manter sonha da classificação

Na penúltima rodada da fase inicial do Campeonato Paulista da Série A-2, o Taubaté recebe o Grêmio Novorizontino neste domingo, às 10h e precisa vencer para manter as chances de classificação ao mata-mata das quartas de final. Um dos titulares voltará após suspensão automática e outros jogadores tentam superar problemas contusões.

A atual primeira fase do campeonato tem os 16 times se enfrentando em um turno único de 15 rodadas. Depois, os oito melhores avançarão ao mata-mata das quartas de final em cruzamento olímpico (1º colocado x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º) e continuarão disputando as duas vagas de acesso à Série A-1 de 2024. Os dois últimos colocados da atual etapa (15º e 16º) serão rebaixados à Série A-3.

Depois de 13 rodadas, a classificação está assim: 1º – Ponte Preta (32 pontos); 2º – Grêmio Novorizontino, Noroeste de Bauru e Portuguesa Santista (23); 5º – Velo Clube de Rio Claro (20); 6º – XV de Piracicaba (19); 7º – Comercial de Ribeirão Preto (18); 8º – Oeste de Barueri e Primavera de Indaiatuba (17); 10º – Taubaté, Rio Claro, Juventus e Linense (15); 14º – São Caetano (12); 15º – Lemense (11) e 16º – Monte Azul (8).

A 14ª e penúltima rodada tem quatro jogos neste sábado: Comercial x Ponte Preta (16h), Noroeste x Rio Claro (19h), Velo Clube x Primavera (19h30) e São Caetano x Oeste (11h). No domingo, os outros quatro: Taubaté x Novorizontino (10h), Portuguesa Santista x XV Piracicaba (10h), Juventus x Lemense (10h) e Monte Azul x Linense (10h).

Depois, a 15ª e última rodada será no dia 11, um sábado, às 15h, com as seguintes partidas: Primavera x Taubaté, Ponte Preta x Noroeste, Novorizontino x Juventus, Oeste x Portuguesa Santista, XV de Piracicaba x Velo Clube, Rio Claro x Comercial, Linense x São Caetano e Lemense x Monte Azul.

O Taubaté precisa pensar em uma vitória sobre o Novorizontino para saber em que condições irá a campo na última rodada. Dependendo dos resultados dos concorrentes, poderá terminar disputando um confronto direto com o Primavera. Matematicamente, o time ainda está ao alcance do Lemense, o penúltimo colocado que o primeiro da zona de rebaixamento.

Times

Como em quase todas disputadas, o Taubaté novamente tem ameaças de desfalques por contusão. Na quarta-feira, na derrota por 1 a 0 como visitante do São Caetano, o meia Marcelinho, volante Buchecha e o atacante Ueslei Brito nem no banco ficaram, inicialmente poupados como o centroavante Raphael Macena, o volante Romeu e o zagueiro Lucas Cezane. Marcelinho, que cumpriu suspensão por terceiro cartão amarelo, é o único de retorno confirmado.

Em São Caetano do Sul, o técnico Roberto Cavalo dirigiu a seguinte equipe: William Menezes; Samoel Pizzi (Edvan), Victor Caetano, Vavá e Ruan; Bruno Sena (Raphael Macena), Escobar (Romeu) e Gian (Menezes); Dija Baiano, Eder Paulista e Romarinho (Fernandinho).

O Novorizontino, do técnico Eduardo Baptista, terá a volta do meia-atacante Ronaldo, um dos destaques do time que cumpriu suspensão automática por terceiro cartão amarelo. Uma formação provável tem: Georgemy; Raul Prata, Renato Palm, Ligger e Roberto; Geovane, Ronaldo e Rômulo; Aylon, Renan Gorne e Léo Tocantins.

No estádio Joaquim de Morais Filho, a arbitragem terá: Michel de Camargo (árbitro), Alberto Poletto Masseira (assistente 1), Diogo Cruz Freire (assistente 2), Adeli Mara Monteiro (quarto árbitro) e Gilberto Corrale (analista de vídeo).

Na foto (de Bruno Castilho/EC Taubaté), o atacante Romarinho tentando passar por um marcador do Oeste e com o lateral Ruan acompanhando a jogada.

Comentário

comentário