Taubaté perde e amarga eliminação antecipada

O Taubaté está amargando uma eliminação antecipada no Campeonato Paulista da Série A-2. Na manhã deste domingo, recebeu o Grêmio Novorizontino com 1.366 torcedores pagantes no Joaquinzão e perdeu quando precisava vencer, por 3 a 0. Sem pontuar, vai para a última rodada sem chances de voltar à zona de classificação formada pelos oito melhores.

Com 15 pontos, o Taubaté sai da 14ª e última rodada na 11ª colocação. O Comercial de Ribeirão Preto, na oitava posição, ficou além do alcance do time taubateano porque tem 19 pontos. Na faixa de rebaixamento, o Lemense e o Monte Azul estão com 11 pontos e ainda poderão ultrapassar somente o São Caetano, de 12.

A formação taubateana surgiu com Menezes formando dupla de volante com Bruno Sena. Assim, o meia Gian ficou livre para articulações e o meia Marcelinho, mais avançado, poderia criar mais próximo dos atacantes Raphael Macena e Romarinho.

O jogo

O Novorizontino, já classificado, mas querendo pontuar para ter vantagens por melhor campanha, compareceu com três atacantes, destacando a volta de suspensão do artilheiro Ronaldo. No entanto, procurava manter a partida adormecida para explorar a obrigação de vitória dos taubateanos.

Depois da parada de hidratação, o Taubaté começou a encontrar caminhos para ameaçar o adversário. Aos 35, Gian aproveitou a sobra de um levantamento e da entrada da área mandou um chute forte que saiu rente ao ângulo direito.

Aos 39, o Novorizontino conseguiu uma boa descida que terminou em escanteio pela direita. Na cobrança aberta, o volante Geovane fechou livre pela meia direita e mandou uma cabeçada em diagonal, no canto direito, abrindo o placar.

Instigado, o Taubaté tentou empatar ainda no primeiro tempo, mas não conseguiu. No intervalo, o técnico Roberto Cavalo substituiu Menezes pelo atacante Éder Paulista e bem mais adiante, aos 25 minutos, fez três mudanças no mesmo ato, entrando o lateral Edvan, o volante Romeu e o atacante Dija Baiano. Por último, aos 33, Romário por Raphael Macena.

Liquidando

As mudanças proporcionaram algumas tentativas de arremates a gol e cruzamentos. Mas com o passar do tempo, o Novorizontino foi encontrando mais espaços para contragolpes e fez 2 a 0, aos 35 minutos, praticamente liquidando a partida. O atacante Rômulo foi lançado pela meia direita, o lateral-esquerdo Ruan não conseguiu cortar e a finalização, na saída do goleiro, entrou no canto direito.

A jogo ainda teve mais sete minutos de acréscimos e também o terceiro gol do Novorizontino, aos 48. O zagueiro Victor Caetano foi afastar de cabeça e deixou um presente para Reverson chutar no canto esquerdo. Depois, aos 50, o Taubaté teve o seu momento mais próximo de um gol. Em escanteio cobrado da direita, Romarinho cabeceou na trave direita.

Agora, como não corre o risco de ser alcançado pelos times da zona de rebaixamento, o Taubaté cumprirá tabela no próximo sábado, dia 11, às 15h. Visitará o Primeira de Indaiatuba que ainda tentará classificação, pois soma 18 pontos.

Os times

O Taubaté, do técnico Roberto Cavalo: William Menezes; Samoel Pizzi (Edvan 25’/2º), Lucas Cezane, Victor Caetano e Ruan; Bruno Sena (Romeu 25’/2º), Menezes (Éder Paulista – intervalo) e Gian (Dija Baiano 25’/2º); Marcelinho, Raphael Macena (Romário 33’/2º) e Romarinho.

O Novorizontino, do técnico Eduardo Baptista: Georgemy; Raul Prata, Guilherme Matos, Renato Palm e Roberto; Geovane, Ricardinho (Ligger 27’/2º) e Willean Lepo (Léo Tocantins – intervalo); Aylon (Léo Baiano 17’/2º), Ronaldo (Renan Gorne 38’/2º) e Rômulo (Réverson 38’/2º).

No estádio Joaquim de Morais Filho, a arbitragem contou com: Michel de Camargo (árbitro), Alberto Poletto Masseira (assistente 1), Diogo Cruz Freire (assistente 2), Adeli Mara Monteiro (quarto árbitro) e Gilberto Corrale (analista de vídeo).

Na foto (de Bruno Castilho/EC Taubaté), os taubateanos Raphael Macena e Gian apertando marcação sobre Ricardinho.

Comentário

comentário