Paratletismo de Taubaté começa bem no halterofilismo

Paratletas de Taubaté, Rielio dos Santos e João Vinícius da Silva estabeleceram seus recordes pessoais no Circuito Nacional de Halterofilismo e já miram as próximas competições.

Confira no material enviado por Ronaldo Casarin, da assessoria de Comunicação da equipe Esporte Para Todos.

Foi disputado no último fim de semana, nos dias 04 e 05 de março, a 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de Halterofilismo Paralímpico, evento que reúne a elite da modalidade no Brasil. Promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, a abertura do circuito foi disputada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

A equipe do Programa Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté, marcou presença com dois paratletas e obteve ótimos resultados. Rielio Santos foi 5º colocado na categoria até 97Kg, levantando a carga de 102Kg e estabelecendo sua melhor marca da carreira.

O paratleta abriu a prova levantando a carga de 90Kg. Na segunda tentativa, Rielio foi para 100Kg, mas teve o levantamento invalidado pela arbitragem. Na terceira e última, subiu para 102Kg e conseguiu realizar o levantamento, garantindo o bom resultado em sua segunda competição oficial no Halterofilismo.

“Saio dessa competição muito feliz, pois consegui melhorar bastante minhas marcas e fechei a prova com os 102Kg, uma carga bem melhor do que a que levantei na competição passada, em dezembro de 2022. Sigo agora treinando muito focado com meu treinador Guto Nascimento, pois temos objetivos de alcançar uma carga bem acima dessa, e tenho confiança de que vamos chegar muito bem nas próximas competições ao longo desta temporada”, comentou Rielio.

Natural de São Luiz do Paraitinga, Rielio Santos sofreu um acidente de trabalho enquanto fazia a manutenção de uma rede de energia. Vítima de uma forte descarga elétrica, ele acabou tendo parte da perna esquerda amputada. Conheceu o Programa Esporte Para Todos e o esporte paralímpico em 2021, por meio de sua fisioterapeuta, que indicou o projeto como um complemento para sua reabilitação. Iniciou competindo no Paratletismo, onde também já foi medalhista. Em 2022, passou a se dedicar exclusivamente ao Halterofilismo.

Já João Vinícius da Silva, que competiu na categoria até 80Kg, conquistou a 6ª colocação com a marca de 82Kg. O resultado do jovem paratleta taubateano também é seu recorde pessoal na modalidade.

Segunda participação

O Circuito Loterias Caixa também foi a segunda experiência competitiva de João Vinícius, que no Meeting Paralímpico de São Paulo, em dezembro de 2022, acabou terminando a prova com as três tentativas invalidadas.

Desta vez, mais tranquilo, abriu a prova com a carga de 74Kg. Confirmou o levantamento e também garantiu o índice para disputar as próximas etapas do Circuito Nacional de Halterofilismo do CPB.

Na segunda tentativa, foi para 80Kg de carga, mas o movimento foi invalidado pelos árbitros. Na terceira tentativa, confirmou os 80Kg de carga e conquistou a 6ª posição geral na categoria.

A dupla de halterofilistas do Programa Esporte Para Todos é treinada pelo técnico Guto Nascimento.

A próxima

A equipe de Halterofilismo Paralímpico de Taubaté volta a competir no próximo mês, quando disputa o Campeonato Brasileiro de Halterofilismo, de 13 a 15 de abril, em São Paulo.

Na foto (de Alessandra Cabral/CPB), uma dos momentos da competição em São Paulo.

Comentário

comentário