Taubaté joga a última e por despedida honrosa

O Taubaté fecha neste sábado a sua participação no Campeonato Paulista da Série A-2 2023 e simplesmente cumprindo tabela em uma visita ao Primavera de Indaiatuba, às 15h. O time não conseguiu manter as esperanças de classificação e o técnico da eliminação antecipada já está dirigindo uma outra equipe. O adversário ainda tem chances, mas não depende do próprio resultado.

Os dirigentes do Taubaté novamente foram arrojados e investiram na formação de um time que teoricamente poderia incomodar a Ponte Preta e o Grêmio Novorizontino, os favoritos às duas vagas de aceso ao Paulistão 2024.

Na estreia, o Taubaté recebeu o Lemense, fez 3 a 0 e a primeira impressão animou a torcida. Todavia, nas rodadas seguintes, ficou claro que o time de Leme era um dos ameaçados de rebaixamento e a ilusão taubateana começava a esbarrar em resultados comprometedores. Pontos perdidos em casa, como se esperava, mais tarde fizeram muita falta.

Na quarta-feira da semana passada, o Taubaté foi visitar o São Caetano ameaçado de rebaixamento e não conseguiu pontuar, perdendo por 1 a 0. Depois, no domingo, perdeu mais três pontos em casa e o placar de 3 a 0 para o Novorizontino deixou o time fora da disputa pelas últimas das oito vagas da zona de classificação.

Na segunda-feira, com a eliminação antecipada consumada, o técnico Roberto Cavalo acertou a sua saída para assumir o Brasiliense que tem três competições em andamento (campeonato estadual, Copa Verde e Copa do Brasil) e mais uma agendada (Campeonato Brasileiro da Série D). O assistente técnico Tiago do Valle ficou como técnico interino de um Taubaté que agora terá no calendário da temporada somente a opção da Copa Paulista no segundo semestre.

A disputa

A atual primeira fase do Paulista da Série A-2 tem os 16 times se enfrentando em um turno único de 15 rodadas. Depois, os oito melhores avançarão ao mata-mata das quartas de final em cruzamento olímpico (1º colocado x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º) e continuarão disputando as duas vagas de acesso à Série A-1 de 2024. Os dois últimos colocados da atual etapa (15º e 16º) serão rebaixados à Série A-3.

Depois de 14 das 15 rodadas programadas, a classificação está assim: 1º – Ponte Preta (33 pontos); 2º – Grêmio Novorizontino e Noroeste de Bauru (26); 4º – Portuguesa Santista (23); 5º – XV de Piracicaba (22); 6º – Velo Clube de Rio Claro (21); 7º – Oeste de Barueri (20); 8º – Comercial de Ribeirão Preto (19); 9º – Juventus e Primavera de Indaiatuba (18); 11º – Taubaté, Rio Claro e Linense (15); 14º – São Caetano (12); 15º – Lemense e Monte Azul (11).

A 15ª e última rodada terá todos os oito jogos neste sábado, às 15h: Primavera x Taubaté, Ponte Preta x Noroeste, Novorizontino x Juventus, Oeste x Portuguesa Santista, XV de Piracicaba x Velo Clube, Rio Claro x Comercial, Linense x São Caetano e Lemense x Monte Azul.

Times

Como o único objetivo do Taubaté é buscar uma despedida honrosa, jogadores que estiverem com problemas físicos poderão ser poupados, alterando a escalação base. Contra o Novorizontino, o time contou com: William Menezes; Samoel Pizzi (Edvan), Lucas Cezane, Victor Caetano e Ruan; Bruno Sena (Romeu), Menezes (Éder Paulista) e Gian (Dija Baiano); Marcelinho, Raphael Macena (Romário) e Romarinho.

O Primavera vem de um empate fora de casa com o Velo Clube, quando vencia por 2 a 0 e levou dois gols nos acréscimos. O time do técnico Ricardo Cobalchini atuou com: André Luiz (Victor Hugo); Arthur, Matheus Santana, Darlan e Reginaldo; Pablo, Luan Silva (Murilo) e Luan Martins (Mauro); Felipe Cruz (Thiaguinho), Bruno Santos e Paulo Baya (Vagninho).

No estádio Ítalo Mário Limongi, a equipe de arbitragem terá: Gabriel Henrique Meira Bispo (árbitro), Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (assistente 1), Fausto Augusto Viana Moretti (assistente 2), Gabriel Petrini Rodrigues Cruz (quarto árbitro) e Adriano Stange (analista de vídeo).

Na foto (de Caíque Toledo/EC Taubaté), o atacante taubateano Romarinho na partida contra o São Caetano.

Comentário

comentário