Taubaté empata na despedida e elimina adversário

No último jogo do campeonato e apenas cumprindo tabela, o Taubaté foi visitar o Primavera de Indaiatuba na tarde deste sábado e empatou, por 1 a 1. O resultado acabou eliminando o adversário que precisava dos três pontos para terminar entre os oito melhores da zona de classificação. O Comercial de Ribeirão Preto, mesmo com derrota, levou a oitava vaga.

Sem o técnico Roberto Cavalo que foi dirigir o Brasiliense, o Taubaté teve o comando do assistente Tiago do Valle e uma formação base com linha três zagueiros. Durante a partida, três jogadores formados pelo clube (Romero, Lucas Minhoca e Pedro Paulo) entraram e corresponderam. Os experientes Dija Baiano e Romário completaram as cinco substituições.

Depois de uma forte chuva nos primeiros minutos e com o gramado ainda encharcado, o Primavera abriu o placar. Aos 13, um passe desviado e vindo da esquerda foi bem aproveitado por Vitinho. Da meia direita, ele chutou forte e um desvio na zaga deslocou o goleiro Juliano.

O Taubaté assimilou o golpe e foi ao ataque. Descidas alternadas foram mantendo o resultado do jogo indefinido até o empate taubateano, aos 22 minutos do segundo tempo. O volante Romeu recebeu um passe na meia direita e mandou um chute forte no canto esquerdo.

Precisando vencer, o Primavera aumentou o seu volume de jogo e conseguiu alguns momentos de pressão. Resistente na marcação, o Taubaté também foi eficiente ao evitar pênalti que um atacante adversário tentou cavar, aos 31 minutos.

Fechamento

Sobre o encerramento da etapa do campeonato, confira o material divulgado pela assessoria de Imprensa da Federação Paulista de Futebol.

A primeira fase do Paulistão A2 Kia chegou ao fim na tarde deste sábado (11), quando os oito jogos da 15ª rodada foram realizados. Oeste e Comercial, que iniciaram a rodada no G-8, confirmaram as duas últimas vagas às quartas de final, se juntando a Ponte Preta, Novorizontino, Noroeste, XV de Piracicaba, Portuguesa Santista e Velo Clube. Por outro lado, São Caetano e Lemense foram rebaixados ao Paulistão A3.

O Oeste conseguiu o objetivo ao empatar com a Portuguesa Santista por 1 a 1. Caio Mancha marcou para o time de Santos, enquanto Léo Gobo empatou para o de Barueri. O Oeste terminou em sétimo lugar com 21 pontos. Já a Portuguesa ficou em quinto, com 24.

O Comercial foi derrotado por 2 a 0 para o Rio Claro, mas conseguiu avançar em oitavo, com 19 pontos. O Rio Claro se despede em décimo, com 18 pontos. O Juventus, que tinha chance de acesso, perdeu para o Novorizontino, vice-líder com 29 pontos. O Primavera também estava na disputa, mas empatou com o Taubaté e ambos estão eliminados.

Rebaixamento

Na parte de baixo da tabela, o São Caetano foi derrotado pelo Linense, por 2 a 0, e ficou em 15º e penúltimo lugar, com 12 pontos, sendo rebaixado. O Lemense foi o outro time a cair, pois perdeu confronto direto com o Monte Azul, por 2 a 0, e ficou com 11 pontos. Com isso, o Monte Azul se livrou da queda, em 14º com 14 pontos.

A Ponte Preta melhorou ainda mais sua campanha ao vencer o Noroeste por 2 a 0. Assim, chegou a 36 pontos na liderança, contra 26 do adversário, que ficou em terceiro lugar. O XV de Piracicaba venceu o Velo Clube por 1 a 0 e terminou em quarto lugar com 25 pontos, contra 21 do adversário, que ficou em sexto.

Nas quartas de final, a definição de confrontos se dá por chaveamento olímpico: o primeiro pega o oitavo, o segundo encara o sétimo e assim por diante. O mata-mata é feito em dois jogos e, em caso de empate no placar agregado, a decisão vai para os pênaltis. Os times com melhores campanhas nas fases anteriores decidem em casa.

Os resultados da última rodada: Primavera 1 x 1 Taubaté, Novorizontino 1 x 0 Juventus, Lemense 0 x 2 Monte Azul, Linense 2 x 0 São Caetano,
Oeste 1 x 1 Portuguesa Santista, Ponte Preta 2 x 0 Noroeste, Rio Claro 2 x 0 Comercial e XV de Piracicaba 1 x 0 Velo Clube.

Os confrontos das quartas de final ficaram assim: Ponte Preta x Comercial, Novorizontino x Oeste, Noroeste x Velo Clube e XV de Piracicaba x Portuguesa Santista.

Com melhor campanha, Ponte Preta, Novorizontino, Noroerste e XV de Piracicaba terão o jogo de volta em casa.

Os times

O Taubaté, dirigido interinamente pelo asssitente técnico Tiago do Valle: Juliano; Gustavo Medina, Victor Caetano e Vavá; Samoel Pizzi, Romeu, Menezes (Lucas Minhoca 16’/2º), Gian (Romário 24’/2º) e Ruan (Romero – intervalo); Raphael Macena (Pedro Paulo – intervalo) e Romarinho (Dija Baiano 35’/2º).

O Primavera, do técnico Ricardo Cobalchini: André Luiz; Matheus Rocha. Arthur, Darlan (Murilo 44’/2º) e Reginaldo (Luan Miguel 44’/2º); Pablo, Luan Martins e Vitinho (Carlos Iury 36’/2º); Felipe Cruz (Vagninho 10’/2º), Bruno Santos e Paulo Baya.

No estádio Ítalo Mário Limongi, a equipe de arbitragem contou com: Gabriel Henrique Meira Bispo (árbitro), Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (assistente 1), Fausto Augusto Viana Moretti (assistente 2), Gabriel Petrini Rodrigues Cruz (quarto árbitro) e Adriano Stange (analista de vídeo).

Na foto (de Caique Toledo/EC Taubaté), os taubateanos Menezes e Romero apertam marcação sobre jogador do Primavera.

Comentário

comentário