São José fecha fase e quer festejar com a torcida

O São José fecha neste sábado a sua participação na primeira fase do Campeonato Paulista da Série A-3 e tem a chance de fazer festa com uma grande torcida no estádio Martins Pereira. Às 15h, recebe o Sertãozinho e uma nona vitória consecutiva garantirá a melhor campanha para a sequência da competição. Dois jogadores contratados neste semana foram relacionados e a escalação deverá ter novidades com três titulares voltando e outros sendo preservados por cartões amarelos.

Na primeira temporada com o comando da SAF (Sociedade Anônima de Futebol), do empresário Oscar Constantino e seu filho Bruno Cazarine, o São José começou o campeonato sem o planejamento adequado. Depois de três empates e duas derrotas, desceu à 16ª e última colocação.

Com o apoio do grupo do gestor anterior Robertinho da Padaria, o São José trouxe de volta o técnico Ricardo Costa, do título de campeão da Segunda (4ª) Divisão de 2020 e com acesso à atual Série A-3. Três dias depois, mais uma derrota deixando a equipe com apenas três pontos em 18 disputados.

Ricardo Costa usou as quatro vagas ainda disponíveis para a contratação de jogadores e os novos reforços se encaixaram com um grupo que reagiu positivamente. Na sétima rodada, um vitória fora de casa sobre o Desportivo Brasil de Porto Feliz abriu uma reação espetacular e histórica.

Pela primeira vez em competições oficiais, o São José emplacou sete vitórias consecutivas e subiu à vice-liderança antecipando classificação à segunda fase. No sábado passado, visitando o Rio Preto, a oitava vitória levou o time à primeira colocação que agora será defendida neste sábado, na 15ª e última rodada.

Na quarta-feira passada, quando recebeu o então líder Marília e venceu por 1 a 0, o São José teve o maior público disparado as 140 partidas já disputadas pelo campeonato e com 6.106 torcedores no Martins Pereira. Agora, o próprio recorde poderá ser quebrado, pois a venda antecipada de ingressos já registrava mais de 4.500 na tarde desta sexta-feira.

A disputa

A atual primeira fase (denominada Grupo 1) tem os 16 times se enfrentando em um turno único de 15 rodadas. Depois, os oito melhores avançarão formando dois quadrangulares de turno e returno (Grupo 2 – 1º colocado, 3º, 6º e 8º e Grupo 3 – 2º, 4º, 5º e 7º). Os dois melhores de cada grupo chegarão ao mata-mata das semifinais e os dois finalistas subirão à Série A-2 de 2024. Os dois últimos (15º e 16º) serão rebaixados à Segunda (4ª) Divisão, também do ano que vem.

A 15ª e última rodada tem os oitos jogos neste sábado, às 15h, nos mesmos dia e horário: São José x Sertãozinho, Marília x Itapirense, Capivariano x Bandeirante de Birigui, União Suzano x Grêmio Prudente, Esporte Clube São Bernardo x Matonense, Audax Osasco x Desportivo Brasil de Porto Feliz, Votuporanguense x Rio Preto e Red Bull Bragantino II x Barretos.

O quadro da classificação oficial da Federação Paulista de Futebol está assim:

As condições

São José, Marília, Capivariano, Grêmio Prudente e São Bernardo já estão classificados. Os quatro primeiros têm chances de terminar na liderança e o quinto (São Bernardo) ainda poderá ultrapassar o quarto (Grêmio Prudente).

Desportivo Brasil, Bandeirante e Rio Preto dependem do resultado próprio para confirmarem as outras três vagas, mas Itapirense, Suzano e Matonense ainda têm chances.

Red Bull, Barretos e Votuporanguense dependem de resultado próprio para escaparem do rebaixamento. O Sertãozinho está a apenas um ponto do Votuporanguense e tem uma vitória a mais. O Audax Osasco precisará vencer e ainda torcer contra Votuporanguense e Sertãozinho.

O time

Os cartões amarelos serão zerados, mas como as suspensões automáticas decorrentes da última rodada da primeira fase terão que ser cumpridas na primeira da segunda, o São José poupará três pendurados com duas advertências. Ainda no sábado passado, em Rio Preto, o técnico Ricardo Costa adiantou que o atacante Nicholas, o lateral-direito Luís Dário e o centroavante Rafael Tanque seriam preservados. Em sentido contrário, o meia-atacante Roni e os zagueiros Caio César e Matheus Abreu voltarão depois de saírem pelo mesmo motivo.

As principais novidades entre os relacionados são os dois jogadores contratados nesta semana e que na lista dos 26 permitidos substituem os contundidos Kaíque Vergílio e Melo. O lateral-esquerdo Samuel Balbino foi apresentado no início da semana e o lateral-direito Gustavo Henrique, nesta sexta-feira.

De Caçapava, Gustavo Henrique entrou no futebol profissional defendendo o Manthiqueira de Guaratinguetá, em 2016. Em 2017, ainda meio-campista, defendeu o São José também no sub-23 do Paulista da Segunda (4ª) Divisão. Era um dos reservas da dupla de volantes Bruno e Anderson Brito, hoje no Marília.

Aos 28 anos, Gustavo Henrique chega do Iporá no qual vinha disputando o Campeonato Goiano com Samuel Balbino. Ele vem para ser o outro lateral-direito do elenco joseense que conta apenas com o colombiano Luís Dário e o zagueiro Fernando Dias como um reserva improvisado.

Em Rio Preto, o São José venceu com: Ariel; Luís Dário (Fernando Dias), Fellipe Ferreira, Paulo Henrique e Rafael Verrone; Pedro Favela, Pedrinho e Wendel Júnior; Nicholas (Giovanni), Rafael Tanque (Barão) e Wendel Barros (David Lucas).

O adversário

O Sertãozinho escapou do risco de rebaixamento antecipado, mas entra na última rodada como um dos mais ameaçados. Vencendo em São José, ainda dependerá de um tropeço do Votuporanguense ou do Barretos. Empatando, precisará de uma derrota da equipe de Votuporanga.

Dirigido pelo técnico José Francisco Oliveira, de passagens recentes pelo São José, o Sertãozinho vem de uma vitória em casa sobre o São Bernardo, por 1 a 0. O time contou com: Maicon, Fábio Sá, João Paulo, Beto (Ben-Hur) e Daniel; Luís Felipe, Pedrinho, Itaqui e Lucas Black (Wesley Honório); Wilson (Lucas Formiga) e Léo Mutchatcho (Jeffinho).

A equipe de arbitragem terá: Guilherme Nunes Santana (árbitro), Risser Jarussi Corrêa (assistente 1), Leandra Aires Cossette (assistente 2), Pietro Dimitrof Stefanelli (quarto árbitro) e Edvânio Ferreira Duarte (analista de vídeo).

Na foto (Divulgação), selfie no vestiário do São José logo após a vitória em Rio Preto.

Comentário

comentário