Rugby da região estreia no Brasileirão com vitórias

O Brasileirão do rugby foi aberto no sábado e justamente com a primeira rodada dos dois times da região. O Jacareí e o São José venceram no Paraná e valorizam ainda mais o Clássico Caipira do dia 15 de abril.

Sobre a rodada, confira o material enviado por Carlos Alessandro e Victor Ramalho, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

O Super 12, o Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV, começou no sábado, dia 25 de março, com três partidas no Sul do Brasil. A competição envolve 12 clubes, divididos em 3 grupos com 4 times cada, sendo que os 2 primeiros colocados de cada grupo avançarão ao hexagonal final.

A rodada deste sábado envolveu seis clubes. Em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, o Farrapos, semifinalista de 2022, recebeu o Desterro, de Florianópolis, em partida que fez jus à tradição dos dois clubes, reconhecidos como as duas maiores forças de seus estados. O Farrapos emergiu vitorioso pro 20 a 17, com 3 tries para cada lado, em jogo decidido no apagar das luzes, graças ao penal chutado por Facundo Flores. A partida valeu pelo Grupo A, cujo outro duelo acontecerá no dia 1º de abril, quando os catarinenses do Joaca visitarão os gaúchos do Charrua.

Já em Curitiba, pelo Grupo B, o clube da casa recebeu o São José, campeão brasileiro de 2019, em outra partida empolgante decidida nos detalhes. Os dois gigantes nacionais, ex campeões da competição, produziram uma batalha de 6 tries, com os paulistas marcando 4 vezes e os paranaenses 2 vezes. Gustavo “Rambo” Albuquerque, que defendeu o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016, fez os dois tries decisivos do jogo, que deram a vitória ao São José.

Bônus

Os dois clubes saíram de campo com ponto bônus: o Curitiba por perder por apenas 7 pontos de diferença e o São José por fazer 4 tries. No Super 12, a vitória vale 4 pontos, o empate 2, a derrota por 7 pontos ou menos 1, ao passo que o time que marca 4 ou mais tries no jogo leva 1 ponto a mais na classificação.

Por fim, em Londrina, o Pé Vermelho recebeu o atual vice campeão brasileiro, o Jacareí, em jogo no qual o clube paranaense estreou sua nova casa, o campo da UEL. Os paulistas mostraram sua força e venceram por 62 a 7, anotando 10 tries, sendo 6 no primeiro tempo. Leo Soares fez 2 tries para os Jacarés, com destaque ainda para André Brandão e Gabriel “Fúria”, atletas dos Cobras, que foram a campo por seu clube formador e fizeram um try cada.

O Grupo C, que conta com apenas clubes paulistas terá todos os seus jogos no dia 1º de abril, com a Poli recebendo o SPAC e o Pasteur recebendo o Tornados Indaiatuba, em duas partida em São Paulo.

Os vídeos dos jogos de sábado, dia 25, na íntegra estarão disponíveis até segunda-feira no canal de YouTube da Brasil Rugby.

Jacareí

Sobre a estreia jacareiense, confira mais informações no material enviado por Ícaro Leal, da assessoria de Imprensa do time.

No sábado (25), o Jacareí Rugby venceu o Pé Vermelho por 62 a 7 na estreia do Super 12, o Campeonato Brasileiro de Rugby XV organizado pela Confederação Brasileira de Rugby. A partida aconteceu no campo da Universidade Estadual de Londrina, em Londrina (PR). Com o triunfo, o Jacareí Rugby lidera o Grupo B com cinco pontos.

Para vencer a partida, o Jacareí Rugby precisou de bastante concentração nos minutos iniciais. Os primeiros pontos vieram apenas com chutes de penal, convertidos por Nicolas Azevedo. Aos poucos, os jacarés conseguiram controlar o jogo e abrir vantagem no marcador com tries de Carlos Rafael Moura, Leonardo Soares e Lyan Aquino. Ao fim do primeiro tempo, o clube jacareiense vencia por 36 a 0.

Na segunda etapa, o treinador Matheus Cruz promoveu trocas para oxigenar a equipe e dar rodagem ao elenco, que contava com cinco estreantes. O nível de jogo foi mantido e o Jacareí conseguiu ampliar ainda mais a vantagem e venceu a partida – a primeira da história entre as duas equipes -, por 62 a 7.

“Diante de todo o cenário diferente, com jogadores mais novos e treinador novo, conseguimos desenvolver um bom jogo na tarde deste sábado. A partida começou dura, mas com nossa disciplina dentro de campo conseguimos fazer um bom trabalho e um placar elástico. Vamos continuar trabalhando forte para a sequência do campeonato”, disse o capitão da equipe, Felipe Silva.

O Jacareí Rugby volta a campo no dia 15 de abril para a disputa do “Clássico Caipira” contra o São José, em duelo válido pelo Grupo B do Campeonato Brasileiro. O São José também venceu seu jogo de estreia ao bater o Curitiba Rugby por 24 a 5, fora de casa. Ainda no mês de abril, o Jacareí Rugby enfrentará o Lechuza, de Sorocaba (SP), pelo Campeonato Paulista.

São José

Sobre a participação dos joseenses, confira mais informações no material enviado por Rodrigo Correia, da Agência NTZ Comunicação e Marketing, assessoria de Imprensa do time.

No sábado, 25, o São José Rugby estreou no Super 12, o Campeonato Brasileiro da modalidade. A equipe joseense visitou o Curitiba na capital paranaense. Em um jogo muito equilibrado que empatado em 17 a 17 até os minutos finais do segundo tempo, quando o São José Rugby fez um try que sacramentou a vitória joseense na estreia por 24 a 17. O capitão do São José Rugby, Rafael Teixeira comentou sobre a partida:

“Como a gente esperava foi um jogo duro, eles possuem forwards bem fortes e uma linha muito técnica e ágil. Então estávamos preparados para essa partida e chegamos aqui e fizemos o que treinamos. A partida foi do começo ao fim lá e cá. Acho que prevaleceu quem teve mais controle em certas decisões, mas como sempre foi um ótimo jogo!” exclamou o atleta.

O São José Rugby está na vice-liderança do Grupo B com 5 pontos, atrás do Jacareí que viajou até Londrina e venceu o Pé Vermelho por 62 a 07. As equipes do Vale do Paraíba voltam a campo no dia 15 de abril para o Clássico Caipira, como é conhecido o duelo entre São José e Jacareí, no Campo do Balneário, no município jacareiense.

Nas imagens, o capitão jacareiense Felipe Silva com a bola na vitória em Londrina (foto de Ícaro Leal/Jacareí Rugby) e o São José escapando da marcação em Curitiba (foto de Marcos Aurélio Nascimento).

Comentário

comentário