Times da região estreiam no Paulistão Feminino

O Paulistão de futebol feminino 2023 começou e novamente com os três times da região. O Pinda estreou empatando fora de casa na terça-feira e o São José e o Taubaté vão a campo no final da tarde de quinta-feira. Simultaneamente, continuarão participando das divisões de acesso do Campeonato Brasileiro.

Como no ano passado, o Paulistão tem os 12 times se enfrentando um turno único de seis rodadas. Depois, os quatro melhores avançarão às semifinais e os quatro da sequência da classificação (5º, 6º, 7º e 8º) jogarão pela Copa Paulista, também em mata-mata.

A partida de abertura foi na tarde de terça-feira com o Pinda visitando o Esporte Clube São Bernardo e empatando, por 0 a 0. Coincidentemente, o mesmo resultado de sábado passado, pelo jogo de volta do primeiro mata-mata do Brasileiro da Série A-3. Na ida, as pindenses tinham aberto grande vantagem com uma goleada de 4 a 1.

Na quarta-feira, além de um clássico entre Corinthians e São Paulo (19h), a visita do Santos ao Ska Brasil de Santana de Parnaíba (17h).

Na quinta-feira, às 17h, o São José estreia recebendo a Ferroviária de Araraquara que lidera o Brasileirão junto com o Flamengo, após nove rodadas realizadas. Depois, no domingo, as joseenses voltarão ao Brasileiro da Série A-2 recebendo o Red Bull Bragantino.

Também nesta quinta-feira e no mesmo horário, o Taubaté estreia visitando o Red Bull Bragantino, mas em Santana do Parnaíba, casa do Ska Brasil. Domingo passado, a visita pelo Brasileiro da Série A-2 foi no centro de treinamentos do adversário, em Jarinu. Depois, pela competição nacional, as taubateanas irão a Minas Gerais onde enfrentarão o América, às 15h, em Belo Horizonte.

Pinda

Sobre a estreia do Pinda, confira o material enviado por Caio Tebassi, da assessoria de Imprensa do time.

O Pinda Ferroviária Sport Clube empatou com o Esporte Clube São Bernardo pelo placar de 0 a 0, na terça-feira (02/05), no estádio municipal Giglio Portugal Pichinin (Baetão), em São Bernardo do Campo, jogo válido pela primeira rodada no Campeonato Paulista de Futebol Feminino.

A primeira etapa da partida foi equilibrada, com chance para ambas as equipes. No entanto, o time do ABC paulista apareceu com perigo duas vezes e exigiu que a goleira do Pinda Ferroviária, Bruna, fizesse duas defesas difíceis. Com isso, o placar permaneceu zerado.

“Jogo duro, muito acirrado que, por conta do número de enfrentamentos seguidos, acabou-se criando uma rivalidade sadia dentro do contexto do jogo, o que deixou mais complexo e mais disputado. A equipe se comportou muito bem, tentando buscar o gol o tempo todo, mas enfrentou um São Bernardo com muita qualidade e com muita vontade, que equilibrou as ações dentro da partida. No primeiro tempo, tivemos poucas chances, já no segundo tivemos um pouco mais, mas que não soubemos aproveitar”, disse Marcos Derrico, coordenador técnico e técnico do Pinda Ferroviária Sport Clube no Campeonato Paulista.

Melhorando

No segundo tempo, o Pinda melhorou na partida, com mais posse de bola que o adversário e com mais ações de ataque. As jogadas do EC São Bernardo pararam na boa atuação do sistema defensivo do Pinda, especialmente da zagueira Becker, que foi eleita a melhor atleta da partida pela Federação Paulista de Futebol (FPF).

“O próprio futebol diz que o melhor ataque é a defesa. Isso é fruto do muito que o Vinícius [treinador da equipe] passa para a gente de atacar defendendo e defender atacando. Muitas vezes, o fato de marcarmos vai ser mais importante do que fazer muitos gols, porque uma defesa sólida também passa confiança pro restante do time, e nós ali atrás nos comunicamos muito, conversamos, debatemos. Isso é fruto de muito trabalho e mentalidade de grupo”, falou a atleta.

Novo mata-mata

O próximo compromisso do Pinda Ferroviária, até o momento, será neste sábado (07/05), às 15h, contra a equipe do Pérolas Negras, em partida válida pelo segundo mata-mata do Campeonato Brasileiro-A3, no estádio do Trabalhador, em Resende (RJ).

Em São Bernardo do Campo, o Pinda atuou com: Bruna; Bianca Nêzo, Becker, Helen Souto e Clara; Danúbia Brito (Raquel Rabello), Larissa (Bruna Angélica) e Carlinha (Pam); Félix (Lorrany), Tatinha (Emilly Júnior) e Kailane.

Nas imagens, a volante taubateana Tatá na partida de domingo passado em Jarinu (foto de Fernando Roberto/Red Bull Bragantino) e o Pinda defendendo a posse de bola na estreia no Paulistão (foto de EC São Bernardo/Divulgação).

Comentário

comentário