Atlético Joseense está na liderança isolada do grupo

O Atlético Joseense passou a ser o novo líder isolado do Grupo 5 do Campeonato Paulista da Segunda (4ª) Divisão. O time enfrentou muitas dificuldades para confirmar o favoritismo no jogo de sábado passado, mas fez o suficiente para somar mais três pontos em casa. O Manthiqueira de Guaratinguetá sofreu goleada em Guarulhos, mas na próxima rodada terá um confronto direto que valerá subida à zona de classificação.

A quarta das 10 rodadas do Grupo 5 começou na noite de sexta-feira passada e com um empate entre União de Mogi das Cruzes e AD Guarulhos, por 1 a 1. O time mogiano conseguiu abriu o placar aos 12 minutos do segundo tempo com o atacante Peu, mas o guarulhense igualou no final, aos 44, com Samuel.

Na tarde de sábado, o Atlético Joseense recebeu o Atlético de Mogi das Cruzes que vinha de derrotas nas três rodadas anteriores e totalizando uma sequência recorde de 60 partidas oficiais sem vitória.

No estádio Martins Pereira, o Joseense abriu o placar aos 16 minutos, com o atacante Júlio César aproveitando um cruzamento da direita e mandando uma cabeçada em diagonal no ângulo direito. Todavia, o que parecia ser o início de uma goleada terminou como placar definitivo. Aos 16 minutos do segundo tempo, o time perdeu o lateral-esquerdo Lucas que foi expulso por segundo cartão amarelo e os visitantes passaram a ter esperanças de um resultado melhor.

Em Guarulhos, o Manthiqueira de Guaratinguetá foi visitar o Flamengo e voltou goleado, por 4 a 0. No segundo tempo, aos 12 minutos, Iago aproveitou uma falta cobrada da direita e desviou de cabeça abrindo a contagem. Em contra-ataque, Emanuel ampliou, aos 20.

Quando o Manthiqueira já estava com a defesa exposta, porque precisava de um primeiro gol para sonhar com o segundo, o Flamengo armou a goleada. Aos 41, Rafão concluiu uma descida pelo meio e Danilo, aos 47, cabeceou um cruzamento da direita ao fechar livre na segunda trave.

Classificação

A classificação do Grupo 5, valendo quatro vagas na segunda fase e determinando o rebaixamento dos dois últimos à nova quinta divisão que virá no ano que vem, ficou assim: 1º – Atlético Joseense (9 pontos); 2º – Guarulhos (8); 3º – Flamengo (7); 4º – União Mogi (5); 5º – Manthiqueira (4) e 6º – Atlético Mogi (0).

A quinta e última rodada do primeiro turno terá dois jogos no próximo sábado, dia 20, às 15h. O Manthiqueira receberá o União Mogi no estádio Dario Rodrigues Leite e o Flamengo visitará o Atlético Mogi. No Domingo, às 15h, o Joseense terá a visita do Guarulhos.

A disputa

A atual primeira fase tem os 36 times divididos em seis grupos regionalizados de seis, com 10 rodadas de turno e returno. Os quatro melhores de cada grupo avançarão à segunda fase e os dois restantes sairão eliminados e já rebaixados à nova quinta divisão que virá no ano que vem.

Os 24 classificados da primeira fase formarão seis grupos de quatro em seis rodadas de turno e returno. Os dois melhores de cada grupo e mais os quatro melhores entre os seis terceiros colocados avançarão à terceira fase.

Os quatro da terceira fase serão os 16 que formarão o quatro da nova quarta divisão do ano que vem. Os oito eliminados completarão, junto com os 12 que sobraram da primeira fase, o total de 20 rebaixados à nova quinta divisão.

A terceira fase terá os 16 times em quatro grupos de quatro e com seis rodadas de turno e returno. Depois, os dois melhores de cada grupo avançarão e abrirão o mata-mata que terá quartas de final, semifinais e finais. Os dois finalistas subirão à Série A-3, da qual já foram rebaixados o Barretos e o Audax Osasco.

Na foto (Flamengo de Guaurlhos/Divulgação), um flamenguista sobe para cabecear na vitória sobre o Manthiqueira.

Comentário

comentário