São José e Pinda sofrem derrota no Paulistão feminino

A terceira rodada do Paulistão de futebol feminino foi fechada nesta quinta-feira com dois times da região jogando em casa e perdendo pelo mesmo placar de 1 a 0. À tarde, o Pinda recebeu o São Paulo e levou o gol quando tinha a chance de explorar a expulsão da goleira adversária. À noite, o São José procurava o gol da vitória quando o Santos conseguiu marcar no início dos acréscimos do segundo tempo e alcançar a liderança. Agora, os dois e o Taubaté passam a pensar nos importantes compromissos que virão pelas divisões de acesso do Campeonato Brasileiro.

No estádio Martins Pereira, o São José comprovou a evolução das últimas partidas. Obrigou o Santos a colocar em campo algumas titulares que estavam sendo poupadas no banco de reservas e ainda transformou a goleira adversária em um dos destaques. Aos 38 minutos do segundo tempo, Camila Rodrigues defendeu a escanteio um chute da volante Lora Capanema que entraria no ângulo esquerdo.

Quando parecia que o placar de 0 a 0 prevaleceria como resultado final, o Santos conseguiu uma boa trama ofensiva para fazer o gol que valeu a liderança do campeonato. Aos 47 minutos, Thaisinha recebeu passe aprofundado pela direita e cruzou antes de alcançar a linha de fundo. Cristiane chegou pelo meio e errou a cabeçada pegando de raspão. Todavia, a bola foi à segunda trave onde a volante Brena fechou no tempo certo para chutar de primeira e em diagonal.

Os times

O São José, do técnico Adilson Galdino: Zany; Suyane, Vitória Bruna, Rayane e Juju; Lora Capanema, Tefinha e Debinha (Michelle 17’/2º); Bruna Pelé, Mari Andrade e Dandara.

O Santos, do técnico Kleiton Lima: Camila Rodrigues; Fabi Simões, Kaká (Camila 18’/2º), Reina e Bia Menezes; Brena, Ana Carla (Cristiane 18’/2º) e Yayá; Ketlen (Bianca Gomes 27’/2º), Taina Maranhão e Jourdan Ziff (Thaisinha 18’/2º).

Em Pinda

Sobre a partida envolvendo o Pinda, confira o material enviado por Caio Tebassi, da assessoria de Imprensa do time

O Pinda Ferroviária Sport Clube foi superado pelo São Paulo FC pelo placar de 1 a 0, nesta quinta-feira (18/05), no Estádio Dr. Antônio Pinheiro Júnior (Estádio da Associação Atlética Ferroviária), em Pindamonhangaba, na terceira rodada da primeira fase do Campeonato Paulista.

No primeiro tempo, o Pinda Ferroviária entrou com um postura mais defensiva, diferente de como vinha nos jogos anteriores, a fim de buscar o empate, enquanto que o time da capital paulista entrou em campo propondo jogo e buscando gol.

No primeiro tempo, o time do São Paulo, apesar da maior posse de bola, encontrou muitas dificuldades para furar a forte defesa das Guerreiras do Vale e, quando conseguiu finalizar, parou nas mãos da goleira Bruna, que fez ótima partida e segurou o zero no placar da primeira metade do jogo.

No segunda etapa, o Pinda Ferroviária seguia na mesma postura, até que, depois de um lançamento de Carlinha para Bruna Angélica nas costas da defesa do São Paulo, a goleira Michele fez uma defesa fora da área, o que causou a sua expulsão da partida, o que fez com que a equipe de Pindamonhangaba buscasse a vitória.

O gol

No entanto, após uma cobrança de escanteio, Ana Alice desviou a bola e a volante Danúbia Brito, na tentativa de afastar o perigo, acabou marcando contra o próprio gol, sem dar chance de defesa para Bruna.

Após isso, Pinda é quem buscava o empate, enquanto que o time da capital paulista assumiu uma postura reativa, apostando no contra-ataque, mas que não resultou em mais gols na partida.

Com essa, as Guerreiras do Vale sofrem sua segunda derrota no campeonato e somam um ponto no campeonato, ficando na décima colocação. “A gente estava bem confiante, não desistimos em nenhum momento, mesmo após o gol ali em uma falha de comunicação e marcação. A gente tomou o gol, mas em nenhum momento paramos de acreditar e tentou pressionar a todo momento para conseguirmos o empate ou a vitória”, ressaltou Clara, lateral do Pinda Ferroviária na saída de campo, sobre a postura da equipe.

Os times

Pinda Ferroviária SC, do técnico Vinícius Viterbo: Bruna; Bianca Nêzo, Helen Souto (Sabrina Hájnal, aos 83’), Becker e Clara; Danúbia Brito (Tatinha, aos 69’), Carlinha (Pâm, aos 69’), Larissa (Raquel Rabello, aos 83’) e Bruna Angélica; Lorrany (Taysa Félix, no intervalo) e Kailane (Emilly Júnior, no intervalo).

O São Paulo FC, do técnico Thiago Viana: Michele; Kika (Vivian, aos 49’), Ana Alice, Mimi e Letícia Alves; Aline, Robinha (Ariane, aos 76’), Rafa Mineira (Rafa Travalão, aos 58’) e Isa; Glaucia (Serrana, aos 76’) e Cacau.

A disputa

O Paulistão tem a atual primeira fase com os 12 times se enfrentando em turno único de 11 rodadas. Depois, os quatro melhores avançarão às semifinais e os quatro da sequência (5º, 6º, 7º e 8º colocados) disputarão um mata-mata paralelo valendo a Copa Paulista.

A terceira rodada começou na quarta-feira com três jogos: Taubaté 5 x 0 Realidade Jovem de São José do Rio Preto; Palmeiras 1 x 1 Corinthians e Ska Brasil de Santana de Parnaíba 0 x 9 Ferroviária de Araraquara. Nesta quarta-feira: São José 0 x 1 Santos; Pinda 0 x 1 São Paulo e Red Bull Bragantino 2 x 0 Esporte Clube São Bernardo.

A classificação ficou assim: 1º – Santos e Corinthians (7 pontos); 3º – Taubaté, Red Bull e São Paulo (6); 6º – Palmeiras (5); 7º – Ferroviária e São José (4); 9º – Ska Brasil (3); 10º – Pinda e São Bernardo (1) e 12º – Realidade Jovem (0).

A quarta rodada começará na próxima terça-feira (dia 23) com um jogo: Palmeiras x Taubaté (19h). Mais três na quarta-feira (24): São Bernardo x São José (15h), Ferroviária x Pinda (15h) e São Paulo x Santos (19h). Mais dois na quinta-feira (25): Corinthians x Ska Brasil (19h) e Realidade Jovem x Red Bull (15h).

No Brasileiro

Antes, pela sexta e penúltima rodada do Grupo A do Campeonato Brasileiro da Série A-2, o Taubaté jogará no sábado, às 15h, recebendo o Botafogo. O São José visitará o Minas Brasília no domingo, às 15h.

Pela rodada de ida do mata-mata das quartas de final do Campeonato Brasileiro da Série A-3 e já valendo uma das quatro vagas de acesso à Série A-2 de 2024, o Pinda jogará no domingo, às 15h, recebendo o gaúcho Juventude. A partida de volta, em Caxias do Sul, será no dia 27, um sábado, às 15h.

Nas imagens, a lateral joseense Juju tentando passar pela atacante santista Ketlen (foto de Mariana Luz/Agência NTZ) e a defesa do Pinda em um dos ataques do São Paulo (foto de Renato Antunes/Agência Maxxsports).

Comentário

comentário