Ex-São José Rugby tem estreia histórica na Oceania

Jogador que já defendeu o São José Rugby, Wilton “Nelson” Rebolo passou a ser o primeiro brasileiro a jogar o Super Rugby Pacific, a “NBA do rugby”, da liga da Oceania, uma das quatro grandes do rugby mundial.

Confira no material enviado por Victor Ramalho, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby.

Aos 27 anos, o primeira linha Wilton Murilo Rebolo,o “Nelson”, se tornou o primeiro jogador brasileiro, formado no rugby de clubes do Brasil, a jogar o Super Rugby Pacific, a liga da Oceania, que reúne os melhores jogadores de All Blacks (a seleção da Nova Zelândia, tricampeã mundial), Wallabies (a seleção da Austrália, bicampeã mundial) e Fiji.

Rebolo foi a campo pelo Western Force, da Austrália, começando já como titular, na última partida da temporada regular, jogada no último sábado. A partida foi na casa do Force, a cidade de Perth, diante do Chiefs, da Nova Zelândia, líder da competição. O time neozelandês acabou vencendo por 43 a 19 e o Force fechou sua campanha em 10º lugar, mas o jogo acabou marcado pelo debut de Rebolo. O brasileiro ainda se destacou no jogo sendo o segundo melhor do Force em tackles, com 12.

“O sentimento de pisar neste campo e fazer a minha estreia no Super Rugby foi algo inexplicável. Parecia impossível e improvável de acontecer, mas o sonho sempre esteve muito vivo dentro de mim, sempre acreditei e sempre tive pessoas que acreditaram em mim ao meu lado”, comentou o jogador que tem 30 jogos oficiais pela Seleção Brasileira.

A carreira

Rebolo começou no rugby pelo Mastodontes de Catanduva (SP) e passou por outros quatro clubes paulistas: SPAC, Band Saracens, São José e Pasteur. O jogador se transferiu para o rugby profissional do Estados Unidos em 2020 para atuar pelo Austin e, em 2021, jogou a Major League Rugby pelo New York, sendo campeão da liga norte-americana em 2022, feito inédito para um brasileiro. A projeção rendeu ao paulista contrato com o Western Force para 2023.

A competição

O Super Rugby Pacific pode ser assistido no Brasil pelo Star+ e reúne 6 franquias da Nova Zelândia, 5 franquias da Austrália e 1 de Fiji. Nascida em 1996 como Super 12, a liga é considerada por muitos uma “NBA do rugby”, pela qualidade do jogo, e compõe o grupo das quatro grandes ligas profissionais de rugby, ao lado de Top 14 (Campeonato Francês), Premiership (Campeonato Inglês) e United Rugby Championship (liga com times de África do Sul, Irlanda, Gales, Escócia e Itália).

Rebolo é o primeiro atleta formado no Brasil a jogar qualquer uma dessas quatro ligas. Antes dele, apenas o australiano com ascendência brasileira David Harvey, que defendeu a Seleção Brasileira, chegou a defender o próprio Force.

Na foto (de Western Force/CBRu/Divulgação), Wilton “Nelson” Rebolo estreando no Super Rugby Pacific.

Comentário

comentário