Futebol feminino terá Clássico do Vale no domingo

O Clássico do Vale de futebol feminino, com o São José recebendo o Taubaté pelo Campeonato Paulista, será uma das atrações de domingo na região. Às 15h, no estádio Martins Pereira, as joseenses entrarão reabilitadas por uma goleada no Brasileirão e as taubateanas vão em busca de pontos no estadual porque já anteciparam classificação na divisão de acesso do nacional. A partida fechará o primeiro turno de um grupo que tem seis equipes disputando quatro vagas.

Os dois times da região encaram uma importante maratona de jogos. A Copa do Mundo de junho, na França, apertou o calendário e os campeonatos nacionais e estaduais estão sendo disputados simultaneamente. E como o nível do Paulista é exigente, São José e Taubaté se desdobram para corresponderem nos dois.

O São José é o terceiro colocado do Grupo 2, somando seis pontos. Começou com vitórias sobre a Portuguesa e o Juventus, mas depois perdeu para os favoritos Santos e Corinthians. O Taubaté está na sexta e última posição, com apenas um ponto. Estreou empatando com o Juventus e depois perdeu para Santos, Corinthians e Portuguesa.

A quinta e última rodada do primeiro turno começou no feriado de quarta-feira. O Santos foi visitar a Portuguesa, venceu por 2 a 0 e chegou aos mesmos 12 pontos do líder Corinthians. O Juventus, com quatro pontos, está fechando o G4 e a Portuguesa, com três, é a quinta colocada. Também no domingo à tarde, o outro jogo da rodada terá o Corinthians visitando o Juventus.

No Brasileiro

No Brasileiro

Na quarta-feira, pela sétima rodada do Brasileiro da Série A-1, o São José recebeu o pernambucano Vitória de Santo Antão e goleou, por 4 a 0. Com o resultado, cortou uma série de quatro derrotas e passou a ter nove pontos, pois venceu nas duas primeira partidas.

No Brasileirão, os 16 times estão se enfrentando em turno único. Os oito melhores avançarão à segunda fase e os últimos quatro serão rebaixados à Série A-2 do ano que vem. O São José voltou à zona de classificação, pois na disputa pela oitava colocação, ultrapassou o Foz Cataratas/Athletico Paranaense no saldo de gols, com sete de vantagem.

A atacante Fernanda Tipa abriu o placar, aos 17 minutos do primeiro tempo. Depois, em cinco minutos, a goleada veio no começo do segundo tempo. A atacante Michele Carioca fez 2 a 0, aos 4 e a meia-atacante Carlinha, marcando duas vezes, aos 7 e 9, levou a contagem para 4 a 0.

Dirigido pelo técnico Cleber Arildo, o São José jogou com: Bruna; Poliana, Dulce (Ana Martha – intervalo), Vitória Bruna e Tayane; Rafa Soares (Duda Batista – intervalo), Daiane Godoi e Carlinha (Lívia 24´/2º); Fernanda Tipa, Michele Carioca e Thamirys.

No Brasileiro da Série A-2, o Taubaté conquistou uma das duas vagas do Grupo 5, de cinco equipes se enfrentando em turno único. Com 100% de aproveitamento, porque venceu o Cruzeiro, o brasiliense Cresspom, o Fluminense e o Vasco da Gama, no máximo necessitará de um empate na última rodada para confirmar a primeira colocação. No dia 8, uma quarta-feira, às 15h, visitará o já eliminado Aliança, em Goiânia.

Depois de um bom tempo, o técnico Arismar Júnior tem uma semana inteira de treinos. O intervalo também é interessante para a recuperação das jogadoras que sentiram o desgaste pela sequência de partidas. Domingo passado, no Joaquinzão, foi um dos motivos que provocaram uma derrota em casa para a Portuguesa, por 2 a 1.

Nas imagens, a joseense Carlinha protegendo a bola entre jogadoras do Vitória de Santo Antão (foto de Renato Antunes/Maxx Sports) e taubateanas comemorando gol na estreia nacional contra o Cruzeiro (EC Taubaté/Divulgação).

Comentário

comentário