Futebol feminino da região abre rodada com derrotas

Na abertura da sétima rodada do Paulistão de futebol feminino, o Taubaté foi enfrentar a Ferroviária na manhã desta quarta-feira e perdeu, por 3 a 2. À tarde, o Pinda recebeu o Palmeiras e acabou goleado, por 4 a 0. O São José vai a campo na quinta-feira, às 11h, visitando o Realidade Jovem de São José do Rio Preto.

A atual primeira fase do campeonato tem os 12 times se enfrentando em turno único de 11 rodadas. Depois, os quatro melhores avançarão às semifinais e os quatro da sequência da classificação (5º, 6º. 7º e 8º colocados) disputarão um mata-mata paralelo valendo a Copa Paulista.

A sétima rodada começou com três nesta quarta-feira: Ferroviária de Araraquara 3 x 2 Taubaté; Pinda 0 x 4 Palmeiras e Esporte Clube São Bernardo 0 x 4 Santos. Na quinta-feira, os outros três: Realidade Jovem de São José do Rio Preto x São José (11h), Corinthians x Red Bull Bragantino (16h) e São Paulo x Ska Brasil de Santana de Parnaíba (19h).

Com os resultados das três partidas de quarta-feira, a classificação ficou assim: 1º – Corinthians e Santos (16 pontos); 3º – Palmeiras (15); 4º – Ferroviária (13); 5º – São Paulo (12); 6º – São José, Taubaté e Red Bull Bragantino (10); 9º – São Bernardo (4); 10º – Ska Brasil (3); 11º – Pinda (2) e 12º – Realidade Jovem (0).

Taubaté

Poupando o gramado do estádio da Fonte Luminosa, a Ferroviária recebeu o Taubaté na vizinha cidade de Matão e poderia ter aberto o placar ainda no primeiro tempo. Aos 18 minutos, Ingryd cobrou um pênalti buscando o ângulo direito, mas a bola bateu no travessão, no corpo da goleira Yolanda, na trave direita e não entrou.

Sem a devida atenção na volta do intervalo, o Taubaté levou o primeiro gol com menos de meio minuto de segundo tempo, marcado por Aline. Ingryd fez 2 a 0, aos 10 e Letícia ampliou, aos 24.

Acreditando em uma reação, o Taubaté diminuiu a desvantagem com Girlane, aos 36 e renovou esperanças quando Bianca deixou o placar em 3 a 2, aos 40. Assim, buscou um empate, mas com a Ferroviária conseguindo manter a vantagem também dentro dos seis minutos de acréscimos.

Dirigido pelo técnico Arismar Júnior, o Taubaté jogou com: Yolanda; Carol Franco, Jérika, Mariana Cristina e Má Santana (Bianca 14’/2º); Tatá, Alexia (Isabela 14’/2º) e Cacá; Keké (Joyce 41’/2º), Day Silva (Moara – intervalo) e Girlane (Ana Flávia 44’/2º).

Na próxima rodada, o Taubaté visitará o Santos na quarta-feira da semana vem (dia 28), às 19h, na Arena Barueri.

Em Pinda

O Palmeiras fez valer o favoritismo e armou a goleada sobre o Pinda ainda no primeiro tempo, com gols de: Laís Estevam, aos 15; Rodríguez, aos 30; Letícia, aos 43 e Sorriso, aos 45. Na segunda etapa, o Pinda correu em busca de um gol e o time palmeirense manteve o resultado.

Dirigido pelo técnico Marcos Derrico, o Pinda contou com: Bruna; Bianca Nêzo (Kim 9’/2º), Becker (Sabrina Hájnal – intervalo), Helen Souto e Clara; Danúbia Brito (Emilly Júnior 35’/2º), Larissa e Carlinha; Lorrany, Taysa Félix e Tatinha (Raquel Rabello – intervalo).

A próxima partida do Pinda será na quarta-feira da semana que vem (dia 28), às 17h, contra o Ska Brasil, em Santana de Parnaíba.

São José

Sobre a preparação joseense, confira o material enviado por Gabriel Dantas, da assessoria de Imprensa do time.

O elenco do São José realizou o último treino na terça-feira, antes da viagem para São José do Rio Preto.

A partida contra o Realidade Jovem, válida pela sétima rodada do Campeonato Paulista, será na quinta-feira, às 11h, no Estádio João Mendes Athayde. O Youtube da Federação Paulista de Futebol transmitirá o duelo ao vivo.

Na atividade de terça-feira, o técnico Adilson Galdino fez um trabalho tático, simulando situações de jogo. Ao final, houve uma parte específica de bolas paradas.

Como preparação para esse jogo fora de casa, a equipe joseense disputou um jogo-treino contra o Chicago Eagles, time universitário dos Estados Unidos. Na rodada anterior do estadual, as Meninas da Águia foram superadas pelo Palmeiras por 3 a 0. Na tabela, o time soma 10 pontos (três vitórias, um empate e duas derrotas).

“Entramos em um período importante de preparação entre um jogo e outro, e isso tem sido fundamental. Acredito que os nossos treinos têm sido muito bons e intensos. Nosso objetivo é conquistar os três pontos, sabendo da responsabilidade e dificuldade que o jogo nos trará”, disse a lateral-esquerda Suyane.

O confronto

O confronto contra o Realidade Jovem será o terceiro na história da modalidade. Nas outras duas ocasiões – pelo Campeonato Paulista de 2021 e 2022 – as Meninas da Águia saíram vitoriosas por 5 x 0 e 3 x 0, respectivamente.

O São José participa do Campeonato Paulista desde 2008. O time é tricampeão do torneio, conquistando em 2012, 2014 e 2015. Ao todo, são 266 jogos, distribuídos em 156 vitórias, 35 empates e 75 derrotas. São 632 gols marcados e 254 gols sofridos.

Nas imagens, Janete e Jaíne em treino do São José (foto de Mariana Luz/Agência NTZ), Girlane em um ataque do Taubaté contra a Ferroviária (foto de Guilherme Veiga/Ag. Paulistão/Centauro) e a atacante pindense Thaysa Félix em disputa contra a zagueira palmeirense Sorriso (TV FPF/Reprodução).

Comentário

comentário