Rugby tem seleção da região alcançando final de base

Na rodada do rugby, a seleção com jogadores do Vale do Paraíba conquistou classificação às finais do campeonato nacional da categoria até 19 anos de idade. No Brasileirão masculino, Jacareí e São José, já classificados, folgaram na tabela.

Confira no material enviado por Victor Ramalho e Marcelo Abdalla, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

As seleções regionais de rugby XV foram a campo no sábado nas cidades de Curitiba (PR) e Jacareí para as disputas das semifinais feminina adulta e masculina M19 (sub 19) do BR XV, competição criada pela Confederação Brasileira de Rugby com o intuito de fomentar o rugby XV em categorias nas quais o rugby de clubes ainda não atingiu maior desenvolvimento. Isto é, as seleções regionais são o mais alto nível competitivo para o rugby XV feminino adulto e masculino juvenil.

As semifinais de Curitiba tiveram as seleções paulistanas levando a melhor duplamente sobre as seleções paranaenses. Entre as mulheres, São Paulo Capital se impôs por 22 a 7, em jogo parelho em muitos momentos e que mostrou o crescimento da seleção paulistana que, em 2022, não chegou ao mata-mata. Já no masculino M19, São Paulo Capital mostrou a força de um elenco que segue evoluindo desde o título M18 de 2022 com vitória contundente sobre o Paraná por 46 a 7.

São Paulo Vale

Por sua vez, Jacareí recebeu primeiro o duelo entre a seleção da casa, São Paulo Vale, contra o Centro-Oeste pelo masculino M19. Vice campeão M18 de 2022, o time do Vale do Paraíba se impôs por indiscutíveis 40 a 3 sobre a ascendente seleção do Centro-Oeste, que alcançou pela primeira vez o mata-mata. Depois, foi a vez do confronto entre Centro-Oeste e Rio de Janeiro no feminino adulto e as atuais campeã fizeram valer o favoritismo com triunfo por 45 a 5.

Com os resultados, a grande final feminina será entre Centro-Oeste e São Paulo Capital no dia 29 de julho, ao passo que a decisão do título masculino M19 será no dia 5 de agosto outra vez entre as duas mais fortes seleções paulistas, Vale e Capital.

Brasileirão

A quarta rodada do Super 12 se encerrou no sábado e com definições importantes: pelo Grupo C, Poli e Pasteur, dois clubes paulistanos, já se classificaram matematicamente à próxima fase, enquanto os catarinenses do Joaca deixaram o Grupo A completamente em aberto com 2 rodadas para o fim da fase de grupos.

A competição conta com 12 clubes, repartidos em 3 grupos regionais com 4 times cada, que jogam em turno e returno. Após as 6 rodadas da frase de grupos, os 2 primeiros colocados se classificarão ao hexagonal da segunda fase, que definirá os dois finalistas da competição.

Jogando em Florianópolis, o Joaca conseguiu sua maior vitória na competição ao fazer 41 a 14 sobre os gaúchos do Charrua, em jogo de 6 tries a 2 que garantiu aos catarinenses a fuga da lanterna do grupo, jogando o clube de Porto Alegre para o último lugar.

Com o resultado, a liderança do Grupo A segue com o outro clube de Florianópolis, o Desterro, com 12 pontos, contra 11 dos gaúchos do Farrapos, 9 do Joaca e 9 do Charrua. Os quatro clubes têm plenas condições de irem ao hexagonal e jogam ainda uma partida em casa e uma fora. O Joaca ainda faz o dérbi da capital catarinense contra o Desterro e recebe o Farrapos, ao passo que o Charrua irá a Bento Gonçalves para visitar o Farrapos, encerrando a fase de grupos em casa diante do Desterro.

Na Capital

Pelo Grupo C, Poli e Pasteur venceram e se garantiram matematicamente no hexagonal, copiando Jacareí e São José, que já tinham atingido o mesmo feito pelo Grupo B no fim de semana passado.

O Pasteur foi a Indaiatuba e venceu com tranquilidade o Tornados por 45 a 0, em jogo sem percalços para os Galos, que abriram distância de 12 pontos sobre o clube do interior, com 10 pontos em disputa até o fim apenas. Por sua vez, a Poli viveu um jogo de grande dificuldade contra o SPAC no dérbi paulistano da rodada.

O SPAC fez mais um jogo que provou como seu jovem elenco é promissor e flertou com a vitória sobre o líder da chave. A Poli falou mais alto, com 4 tries a 3, mas a partida foi a mais apertada entre os dois clubes desde 2017.

Com os resultados, SPAC e Tornados Indaiatuba já sabem que deverão garantir a permanência no Super 12 encarando a fase qualificatória, na qual enfrentarão os dois primeiros colocados da Taça Rio-Minas, o respectivo grupo regional dos Torneios de Acesso, a 2a divisão nacional.

Sequência

A quinta rodada do Super 12 começará no dia 8 de julho, com o Charrua visitando o Farrapos. No mesmo dia, ainda tem os confrontos do Grupo B, com o clássico do Vale do Paraíba entre São José e Jacareí e o dérbi paranaense entre Curitiba e Pé Vermelho. Depois, no dia 15 de julho, o Joaca encara o Desterro pelo Grupo A, enquanto Poli e Pasteur medem forças pela liderança do Grupo C. SPAC e Tornados Indaiatuba também duelam no mesmo dia.

Na foto (de CBRu/Divulgação), o São Paulo Vale tentando conter uma descida da seleção do Centro Oeste no Campo do Balneário, em Jacareí.

Comentário

comentário