Taubaté leva virada e Pinda goleia antes do São José

O Pinda goleou e o Taubaté levou uma virada nesta quarta-feira, no primeiro dos dois dias da última rodada do Paulistão de futebol feminino antes da parada para a Copa do Mundo. O São José vai a campo na quinta-feira, contra o Corinthians.

Na tarde desta quarta-feira, o Pinda foi visitar o Ska Brasil em Santana do Parnaíba e fez o placar de 5 a 1, com 3 a 1 ainda no primeiro tempo. À noite, visitando o Santos que levou o jogo para a Arena Barueri, o Taubaté abriu a contagem no começo do segundo tempo, mas depois levou dois gols e perdeu, por 2 a 1.

Na abertura da oitava rodada, em São José do Rio Preto, o Realidade Jovem recebeu o Esporte Clube São Bernardo e venceu, por 3 a 2. Nesta quinta-feira, os outros três jogos: São José x Corinthians (17h, em Osasco, no estádio José Liberatti, porque o Martins Pereira está com o gramado passando por reparos), Palmeiras x São Paulo (19h) e Ferroviária de Araraquara x Red Bull Bragantino (15h).

A disputa

A atual primeira fase tem os 12 times se enfrentando em turno único de 11 rodadas. Os quatro melhores avançarão às semifinais e os quatro da sequência da classificação (5º, 6º, 7º e 8º) terão um mata-mata paralelo valendo a Copa Paulista. E entre os times que não têm vaga assegurada nas séries A-1 e A-2 do Campeonato Brasileiro, os dois melhores ficarão as vagas de São Paulo na Série A-3 de 2024.

Depois dos três jogos desta quarta-feira, a classificação ficou assim: 1º – Corinthians e Santos (19 pontos); 3º – São Paulo e Palmeiras (15); 5º – Ferroviária (13); 6º – São José (11); 7º – Red Bull Bragantino e Taubaté (10); 9º – Pinda (5); 10º – São Bernardo e Realidade Jovem (4) e 12º – Ska Brasil (3).

Taubaté

Sobre o jogo das taubateanas, confira o texto divulgado pela assessoria de Imprensa da Federação Paulista de Futebol.

Jogando na Arena Barueri, em partida válida pela oitava rodada do Paulistão Feminino, o Santos venceu o Taubaté, de virada, pelo placar de 2 a 1 e fechou o ciclo pré-Copa com tranquilidade na tabela. Com o resultado, o Santos chegou a 19 pontos e manteve a vice-liderança do estadual. Enquanto isso, o Taubaté estacionou nos 10 pontos e ocupa a sétima colocação.

Na Arena Barueri, o jogo começou com muita disputa entre as adversárias. O Taubaté começou melhor e chegou até a pressionar a defesa do Santos, mas foi o time do litoral que teve a primeira chance clara de gol. Aos 11, Cristiane arriscou da entrada da área e Yolanda defendeu. As equipes então não criaram mais chances claras de gol e a partida foi para o intervalo em 0 a 0.

Na volta para o segundo tempo, o Taubaté não perdeu tempo. Logo aos três minutos, Day Silva recebeu lançamento (pase aprofundado de Keké) na entrada da área e tocou na saída da goleira, para fazer 1 a 0 para as visitantes.

A virada

O Santos, então, passou a atacar o Taubaté. A estratégia surtiu efeito aos 29, quando em escanteio, Ketlen desviou de cabeça e contou com uma falha de Yolanda (goleira) para empatar o jogo.

Após o empate, o Santos seguiu ao ataque. E a pressão deu certo mais uma vez. Aos 38, em contra-ataque, Cristiane achou Jourdan Ziff, que chutou cruzado e contou com nova falha de Yolanda, virando o jogo para o time da Vila Belmiro. O Santos ainda teve chances de ampliar, mas não aproveitou. Assim, a partida foi encerrada em 2 a 1 no placar para as mandantes.

As equipes só voltam a campo, para a nona rodada do Paulistão Feminino, após a Copa do Mundo, ainda sem hora marcada, para o dia 23 de agosto. O Taubaté irá receber o SKA Brasil, enquanto o Santos pega o Realidade Jovem.

Pinda

Sobre a partida das pindenses, a assessoria de Imprensa da Federação Paulista de Futebol divulgou o seguinte texto:

O Pinda visitou o Ska Brasil em Santana de Parnaíba nesta quarta-feira (28) e goleou por 5 a 1, no estádio Municipal Santana de Parnaíba, pela oitava rodada do Paulistão Feminino.

A vitória do time de Pindamonhangaba movimentou as últimas colocações. O Pinda subiu para a nona colocação, agora com cinco pontos, enquanto o Ska Brasil se manteve com três, em último lugar (12º).

O Pinda iniciou o jogo mais esperto e foi quem chegou ao primeiro gol. Logo com oito minutos, um lançamento da defesa encontrou Tatinha em velocidade chegando na área. A atacante apenas ajeitou a bola e abriu o placar.

O segundo golpe das visitantes aconteceu aos 13 minutos, quando Helen Souto roubou a bola na entrada da área e deixou com Taysa Félix, que depois de finalizar ainda contou com falha da goleira. Aos 17 minutos, foi a vez de Raquel Rabello marcar o terceiro. Após passe que rompeu linhas, ela ficou cara a cara com a goleira para dar uma belíssima cavadinha.

Com 22 minutos, o Ska Brasil ficou esperto no início da construção adversária e roubou a bola, até que no contra-ataque, Gabi Soares tocou para Duda sozinha chutar rasteiro e diminuir o placar para 3 a 1.

A goleada

Já no segundo tempo, Danúbia fez um bom lançamento, que Gabi Soares não conseguiu cortar. A sobra ficou com Taysa Félix, que marcou um golaço de cobertura de fora da área, o quarto gol do Pinda aos 19 minutos.

Nos acréscimos, aos 47, ainda deu tempo de mais um gol do Pinda. Emily Júnior recebeu, girou e trouxe para a entrada da área, quando observou a goleira adversária mal posicionada e finalizou firme de longe para fechar o placar.

Para a nona rodada, os times voltarão a campo apenas no final de agosto. O Ska Brasil será visitante diante do Taubaté, enquanto o Pinda joga em São Paulo diante do Corinthians.

São José

Confira o material enviado por Gabriel Dantas, da assessoria de Imprensa do time.

O São José Futebol Feminino enfrenta o Corinthians nesta quinta-feira, 29, às 17h, pela oitava rodada do Campeonato Paulista. O jogo será no Estádio José Liberatti, em Osasco, devido à reforma que o gramado do Estádio Martins Pereira vem passando nesse mês.

A partida terá transmissão ao vivo pelos canais TNT Sports e HBO Max, além do YouTube do Paulistão. A entrada é gratuita, sendo necessária apenas a apresentação do RG e do ingresso virtual pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/campeonato-paulista-feminino-8-rodada-sao-jose-x-corinthians/2041258). O torcedor que quiser fazer uma doação pode levar 1 kg de alimento não perecível. Toda a arrecadação será destinada ao Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos.

São José e Corinthians farão o 24º confronto na história da modalidade. O retrospecto é de uma vitória das Meninas da Águia, três empates e 19 triunfos do adversário.

flor

Na Copa do Mundo

A técnica Pia Sundhage convocou na terça-feira, 27, as atletas que disputarão a Copa do Mundo na Austrália e na Nova Zelândia. Da lista de 23 jogadoras, três tiveram passagens pelo time feminino do São José: a goleira Letícia Izidoro e as atacantes Andressa Alves e Debinha.

Letícia Izidoro conquistou três títulos, todos em 2014: o Campeonato Paulista, jogando as duas partidas das finais contra a Ferroviária, a Copa Libertadores da América e o Mundial de Clubes

Contratada em 2013, Andressa Alves atuou em 20 partidas, marcando 12 gols pela Águia do Vale. Foi campeã da Copa do Brasil daquele ano e também integrou o elenco campeão da Libertadores de 2014 e do Mundial de Clubes.

Debinha teve um curto período de empréstimo entre novembro e dezembro de 2014, porém fez história ao conquistar os títulos da Libertadores e Mundial, fazendo o gol do 1 a 0 na semifinal as japoneses do Urawa Reds.

Jogos Regionais

Após a partida contra o Corinthians, o time comandado pelo técnico Adilson Galdino se concentra para a disputa dos Jogos Regionais, em Pindamonhangaba. A equipe buscará o 17° título. O time joseense está no Grupo A, com Mogi das Cruzes, São Sebastião e Guaratinguetá.

Nas imagens, a taubateana Cacá disputando com uma santista e observada por Girlane (foto de Victor Cônsoli/AD Taubaté) e jogadoras do Pinda comemorando um do gols (foto de Anderson Romão/Ag. Paulistão/Centauro).

Comentário

comentário