São José vence fora aproveitando confronto direto

O São José conseguiu aproveitar um confronto direto para ultrapassar um concorrente na pontuação da Copa Paulista. Visitando o Esporte Clube São Bernardo na manhã deste sábado, esteve três vezes em vantagem no placar de 3 a 2. Agora, terá duas partidas em casa para tentar entrar na zona de classificação.

Em Santo André, onde o São Bernardo tem recebido seus visitantes, o São José foi a campo com apenas uma mudança prevista na escalação que vinha de vitória em casa sobre o São Caetano, por 2 a 0. O lateral-esquerdo Rafael Verrone voltou de suspensão automática por expulsão, reassumindo posição deixada para Heitor Roca.

Jogando bem, o São José foi armando ações ofensivas e abriu a contagem, aos 21 minutos. O atacante Matheus Serafim chegou ao fundo pela ponta esquerda e mandou um passe rasteiro para trás. O volante Pedro Favela chegou livre na entrada da área e chutou por baixo, no canto esquerdo.

Os josenses estavam mais próximos de um segundo gol quando levaram o primeiro, aos 34 minutos. Em uma falta levantada em diagonal da esquerda, ninguém acompanhou o zagueiro Willian que desviou para dentro.

O inesperado gol do adversário deixou o São José desconcentrado e a virada quase veio três minutos depois. Um passe aprofundado encontrou o atacante Natan livre para chutar e ser abafado por importante defesa do goleiro Ariel.

Aos poucos, o São José foi reassumindo o controle da partida e voltou a ficar em vantagem, aos 23 minutos do segundo tempo. Em escanteio da direita. Nicholas deu um passe curto, João Gabriel levantou na medida e Pedro Favela, antecipando-se na primeira trave, mandou uma cabeçada entre o goleiro e a trave esquerda, virando o artilheiro o jogo.

No entanto, em uma tentativa de reação imediata, o São Bernardo descolou um pênalti minutos depois, aos 26, quando o zagueiro Léo Gobo acertou o atacante Eduardo Kuhn em disputa na área. No minuto seguinte, o atacante Gustavo Santana cobrou deslocando o goleiro para o lado direito e chutando para o esquerdo, fazendo 2 a 2.

Definindo

Instigado, o São José procurou uma nova vantagem e encontrou, aos 33 minutos. O lateral-direito Léo Pereira fez um bom passe aprofundado e o atacante Caio Vieira foi desequilibrado com um agarrão de Deverlan quando armava a finalização. Na cobrança, do pênalti, aos 34, João Gabriel fez o goleiro dar um passo para a esquerda e mandou rasteiro no canto direito.

Três minutos depois, João Gabriel levou um forte pisão no pé do volante Vitor Hugo que foi expulso por segundo cartão amarelo. Com um jogador a menos, o São Bernardo não teve forças para buscar um terceiro empate e ainda escapou de levar um quarto gol, pois Pedro Favela mandou uma cabeçada no travessão e Nicholas quase acertou o ângulo direito em um chute de primeira, após passe recuado da linha de fundo, de Heitor Roca.

A disputa

Com a vitória, o São José foi a sete pontos e deixou o São Bernardo com seis, assumindo o terceiro lugar do Grupo 3. No início da noite, em partida envolvendo os dois times da zona de classificação, a vice-líder Portuguesa de Desportos também aproveitou um confronto direto de ultrapassagem contra a vice-líder Portuguesa Santista. No Canindé, venceu, por 1 a 0, indo a 10 pontos e deixando a equipe de Santos com nove Nas duas últimas colocações do grupo, Santo André e São Caetano, que na quarta-feira empataram, por 1 a 1, têm um ponto.

O São José voltará a jogar no próximo sábado, às 19h, recebendo o Santo André no estádio Martins Pereira. Pedro Favela e Léo Gobo já são desfalques confirmados, por terceiro cartão amarelo. Depois, na virada de turno, mais uma partida diante da torcida, contra a Portuguesa Santista.

flor

Os times

O São José, do técnico Ricardo Costa: Ariel; Léo Pereira, Caio César, Léo Gobo e Rafael Verrone (Heitor Roca 22’/2º); Jeferson Lima (Vinícius Barba 35’/2º), Pedro Favela e Rodrigo Andrade (João Gabriel 22’/2º, depois Matheus Abreu 39’/2º); Nicholas, Rafael Tanque (Caio Vieira 22’/2º) e Matheus Serafim.

O São Bernardo, do técnico Renato Peixe: David Becker; Deverlan, Willian e Luiz Felipe; Lucas Santos (Carlos Daniel 8’/2º), Vitor Hugo, Cauê Ferreira (Jonas – intervalo), Kaíque Lima (Eduardo Kuhn 19’/2º) e Paulo Henrique; Natan (Rian Patric 19’/2º) e Gustavo Santana (Dener Augusto 40’/2º).

No gramado sintético do estádio Bruno José Daniel, a equipe de arbitragem contou com: Giovanni Domênico Canneto Venturini (árbitro), Paulo César Modesto (assistente 1), Wilker Santos Balbino (assistente 2), Tarciano José de Lima (quarto árbitro) e Mário Nogueira da Cruz (analista de vídeo).

Na foto (de Matheus Previde/EC São Bernardo), o volante joseense Jeferson Lima encarando a marcação de um adversário.

Comentário

comentário