Rugby tem decisão de campeonato em São José

Com a Seleção Vale do Paraíba enfrentando a Seleção São Paulo Capital, o Campeonato Brasileiro Sub-19 Masculino termina neste domingo e com a grande final em São José dos Campos, na casa do São José Rugby, o CT Ange Guimera. O jogo, às 11h, terá entrada franca e transmissão ao vivo no YouTube da Brasil Rugby.

Confira no material enviado por Victor Ramalho e Marcelo Abdalla, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

O domingo, dia 6 de agosto, será de decisão de mais um título do rugby brasileiro. As seleções M19 (sub 19) masculinas de São Paulo Capital e São Paulo Vale (Vale do Paraíba) irão a campo em São José dos Campos pelo título do BR XV, o Campeonato Brasileiro de Seleções Regionais de Rugby XV.

A competição é a mais importante para a categorias, sendo desenhada para fomentar o rugby do rugby juvenil e prover competição de bom nível para os atletas que serão o futuro das seleções brasileiras.

Após o três anos de disputas em 2023, 2014 e 2015, o Campeonato Brasileiro Masculino Juvenil de Rugby XV foi retomado em 2022 sob o novo nome de BR XV e contou com disputas nas categorias M21 e M18. Nas duas competição, São Paulo Capital e São Paulo Vale fizeram a grande final e a Capital triunfou nas duas categorias – fazendo 17 a 0 no M18 e 23 a 22 no M21.

Em 2023, o BR XV trocou M21 e M18 por M19 e M17, em acordo com o plano de desenvolvimento de atletas. Com isso, o M19 deste ano conta com a base dos atletas que jogaram o último M18.

Invicto

O BR XV contou com oito seleções neste ano, com os jogos da fase de grupos sendo disputados em tempo reduzido, com partidas de 30 minutos de duração. O Vale chega à final invicto após impor à Capital sua única derrota na fase de grupos, 18 a 0, ficando no topo do grupo que ainda tinha Centro-Oeste, Rio de Janeiro e São Paulo Interior.

Na outra chave, o Paraná triunfou sobre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nas semifinais, em jogos completos (2 tempos de 35 minutos), os paranaenses foram superados em casa por São Paulo Capital por 46 a 7, ao passo que o Vale triunfo em casa sobre o Centro-Oeste por 40 a 3.

Expectativa

“A expectativa da Capital é de conquistar o título novamente. Somos os atuais campeões da competição e não podemos esperar nada menos do que nos mantermos assim. Jogamos contra o Vale na primeira rodada da competição e tivemos nossa única derrota nessa partida, mas rapidamente nos recuperamos e conseguimos evoluir e ter boas atuações contra os outros selecionados. Para essa final nós procuramos corrigir os pontos que achamos cruciais no resultado da primeira partida e também seguimos fortalecendo o que tivemos de bom na competição. Acredito que estamos preparados e faremos uma excelente final”, exaltou Thiago Maihara, ex jogador da Seleção Brasileira e treinador da Capital.

Do lado do vale, o treinador Lucas Garcez, também mostrou confiança: “Nossa expectativa para domingo é que seja um jogo muito disputado entre as seleções paulistas. O Vale obteve bons resultados durante as etapas do BR XV e estamos bastante confiantes e prontos para esta partida. Seguramente vamos nos dedicar, deixar o nosso melhor em campo para trazer o título para o Vale. Além do estímulo forte de jogo para os atletas, esperamos que seja um dia legal de rugby para as equipes, que possamos desfrutar desse momento muito importante para o rugby juvenil”. As duas seleções são organizadas pela Federação Paulista de Rugby.

Na foto (de Ícaro Leal/Fotojump), uma tentativa de ataque do São Paulo Vale quando os dois finalistas se enfrentaram na primeira fase do campeonato.

Comentário

comentário