Ciclismo de Pinda tem competidora frequentando pódio

A ciclista Luciene Ferreira da Silva, da equipe Funvic/Pindamonhangaba, esteve no pódio de duas importantes provas do calendário brasileiro nos últimos dias.

No feriado do Dia do Trabalhador, ela disputou a 69ª edição da Prova Ciclística 1º de Maio, em Indaiatuba (SP). A tradicional prova de Estrada foi realizada em um circuito nas imediações do Parque Ecológico. Foram 37,5 km para o pelotão feminino, onde Luciene terminou como vice-campeão, com o tempo de 1h02min25.

Já no domingo, Luciene participou do Big Biker Cup, tradicional prova de mountain bike, que teve a sua 2ª etapa disputada na pacata cidade de São Luiz do Paraitinga. A ciclista de Pindamonhangaba, vencedora da 1ª etapa disputada em março, em Itanhandu (MG), ficou também com o segundo lugar na prova, terminando os 87 km em 4h24min33.

Além de Luciene Silva, Pindamonhangaba ainda teve ciclistas em diversas outras categorias amadoras do Big Biker, também com ótimos resultados.

Seleção Brasileira

A equipe de Pindamonhangaba atuou sem três integrantes da Seleção Brasileira que foi disputar o Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada, em Hidalgo, no México: Tatielle Valadares, Flávio Santos e André Gohr.

Os dois últimos estiveram na equipe que, de acordo com o material da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Ciclismo, teve a seguinte participação.

Rodrigo do Nascimento, atual campeão brasileiro de Ciclismo de Estrada da prova de Resistência, fez bonito neste domingo, durante o Campeonato Pan-Americano, realizado em Hidalgo, no México. O forte ritmo aliado a uma altitude de mais de 2.500 metros causou grandes estragos no pelotão. Apenas 30 ciclistas conseguiram cruzar a linha de chegada. Rodrigo foi o único integrante da seleção a completar o percurso.

Os principais ciclistas do continente marcaram presença no campeonato. Com vaga direta para Tóquio e pontos importantes do Ranking Mundial em jogo, deixaram a disputa ainda mais acirrada. As fugas aconteciam a todo momento e rapidamente a corrida ficou dividida em vários grupos.

Os brasileiros fizeram uma prova cautelosa, buscando sempre estar nos primeiros grupos. Mas aos poucos, a competição foi sendo definida e apenas Rodrigo do Nascimento conseguiu se manter entre os primeiros colocados. Nos quilômetros finais, a seleção equatoriana mostrou sua força e deu um grande show de estratégia, conseguindo inserir dois dos seus principais atletas na liderança da competição.

Fuga e vitória

A vitória foi decidida em uma fuga composta por três ciclistas. Após 176km, Jefferson Cepeda, de apenas 23 anos, conquistou a medalha de ouro cravando o tempo de 4h41min26. O colombiano Julio Camacho levou ficou a 9s e garantiu a prata, seguido pelo equatoriano Mesias Navarrete com o bronze a 22s.

Rodrigo do Nascimento fez uma prova muito positiva e finalizou na 12ª colocação geral. O brasileiro pedalou boa parte do trajeto no grupo principal, onde ajudou no revezamento e até chegou a atacar em alguns momentos. “Pedalar nessa altitude não é fácil e isso teve um peso grande no resultado final. O meu resultado foi consequência do trabalho de todos da seleção, que entregaram o melhor de si para defender o Brasil. Me sinto honrado em ter feito parte desse time, muito obrigado a todos os envolvidos”, declarou Rodrigão.

Os demais atletas da seleção masculina foram: Alessandro Guimarães, Cristian Egidio, Magno Prado, André Gohr e Flávio Santos. A delegação foi comandada pelo técnico Marcelo Donnabella, que contou com o mecânico Eduardo Oliveira e a Fisioterapeuta Daniela Nogueira.

Na foto (Divulgação), Luciene da Silva no pódio de São Luiz do Paraitinga.

Comentário

comentário