São José Rugby começa ano do feminino com título

O time feminino do São José Rugby começa a nova temporada com a mesma força da anterior. No sábado, foi a a campeã do Qualificatório Sudeste do BR Sevens, concentrado em Pindamonhangaba. O Jacareí também participou da disputa.

Confira no material enviado por Rodrigo Correia, da NTZ Comunicação e Marketing.

No sábado, 19, o São José Rugby conquistou o título do Qualificatório Sudeste do BR Sevens Feminino, realizado em Pindamonhangaba. Assim, a equipe joseense está confirmada no torneio final do Brasil Sevens que será disputado em dezembro.

O Qualificatório Sudeste reuniu 12 times divididos em quatro chaves, em que o São José Rugby caiu no Grupo A juntamente com URA e o Rio Rugby-RJ. Na primeira partida, as joseenses não tomaram conhecimento do URA e venceram por 50 a 0. No jogo seguinte, o São José venceu o Rio por 31 a 0, garantindo vaga nas semifinais da competição.

Na semifinal, as joseenses enfrentaram o El Shaddai-RJ, time carioca que ficou na liderança do Grupo D. Em um jogo equilibrado, as joseenses saíram perdendo por 7 a 0, mas conseguiram a virada no segundo tempo, conquistando a vaga para final, ao vencer por 12 a 7.

Decisão

Na grande final, o São José encarou o Band. O São José Rugby saiu na frente com um belo try de Edna Santini e conversão de Paula Sarmento, mas a equipe paulistana conseguiu o empate em 7 a 7.

A resposta joseense veio na sequência, com uma longa corrida, Mariana Nicolau colocou o São José de volta na dianteira do placar em 12 a 7. No segundo tempo, Milena Mariano fez um try que sacramentou a vitória joseense por 19 a 7.

Com a conquista do Qualificatório do BR Sevens, o São José está confirmado em mais uma edição do torneio nacional. Além das joseenses, a equipe do Melina-MT venceu o Qualificatório Centro-Norte e o Curitiba Rugby foi campeão do Qualificatório Sul. O BR Sevens será realizado em dezembro, com a data e o número de participantes a serem definidos.

Equipe Masculina

O elenco masculino do São José Rugby segue focado para a disputa do Hexagonal Final do Super 12 que tem início neste sábado, 26, no qual os joseenses visitam o Jacareí Rugby. Além das equipes do Vale do Paraíba, disputarão o Hexagonal: o Pasteur-SP, Poli-SP, Desterro-SC e Farrapos-RS.

O Hexagonal Final é disputado em turno único, em que os dois mais bem colocados se classificam para a grande final do Super 12.

Mais sobre o feminino

Confira o material enviado por Victor Ramalho e Marcelo Abdalla, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CRBu).

A temporada nacional do rugby sevens feminino de clubes começou no sábado, dia 19, com torneios em Pindamonhangaba (SP), Gama (DF) e Florianópolis (SC) valendo vagas no Brasil Sevens de dezembro.

O rugby sevens feminino está na ativa e com tudo Brasil afora. Nesse dia 19, os Qualificatórios para o Brasil Sevens rolaram envolvendo 24 clubes em três torneios regionais. Em Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, o Qualificatório Sudeste reuniu 12 clubes de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, ao passo que em Florianópolis o Qualificatório Sul teve em campo 6 equipes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Já em Gama, no Distrito Federal, o Qualificatório Centro-Norte colocou em campo 6 clubes de Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Piauí.

No Sudeste, o São José ficou com a taça ao vencer na grande final o Band Saracens, em decisão de paulistas, por 17 a 7. O pódio foi completado pelo ascendente El-Shaddai, do Rio de Janeiro, que venceu seu rival local e potência do rugby nacional, o Niterói, por 22 a 0, na disputa do 3º lugar. Outro destaque foi o Porto Seguro, da Bahia, que em seu primeiro torneio nacional venceu o URA, de Barueri, e terminou com o 10º lugar.

No Sul, o Curitiba levou a melhor e venceu por 29 a 0 a final de paranaenses contra o ascendente Maringá, que mostrou sua evolução ao derrubar as donas da casa, o Desterro, na primeira fase. Já no Centro-Norte, o Mato Grosso foi dominante com Cuiabá e Melina fazendo a grande final. Apesar da ascensão do Cuiabá, foi o atual campeão brasileiro Melina que levou a melhor, 17 a 0.

Etapa final

O torneio final do Brasil Sevens será disputado em dezembro, em data a ser oficializada e com número de participantes a ser confirmado. O número de participantes determinará quantos classificados virão de cada um dos torneios disputados no último sábado. O Brasil Sevens é uma das duas competições nacionais do rugby sevens feminino brasileiro. A outra é o Super Sevens, que reúne as 8 melhores equipes do país em 3 torneios a serem disputados entre setembro e novembro valendo o Bolsa-Atleta. O Brasil Sevens Feminino foi retomado em 2023 com o intuito de prover torneios de qualidade a mais clubes, promovendo desenvolvimento regional da modalidade.

No Qualificatório Sudeste, disputando no Centro Esporte José “Zito” Ely de Miranda, Pindamonhangaba, os grupos iniciais envolveram as seguintes equipe: São José-SP, Rio Rugby-RJ e URA-SP (Grupo A); Band Saracens-SP, Jacareí-SP e Grêmio Náutico Maricá-RJ (Grupo B); Niterói-RJ, Leoas de Paraisópolis-SP e USP-SP (Grupo C); Pasteur-SP, El-Shaddai-RJ e Porto Seguro-BA (Grupo 4).

Na foto (de São José Rugby/Divulgação), o time joseense campeão em Pindamonhangaba.

Comentário

comentário