Paratletismo taubateano comemora bons resultados

A equipe taubateana de paratletismo conseguiu bons resultados em competição estadual e com um dos atletas conquistando índice para uma disputa nacional que virá em novembro.

Confira no material enviado por Ronaldo Casarin, da assessoria de Imprensa do Programa Esporte Para Todos.

A equipe de Paratletismo do Programa Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté, disputou no domingo, 17, a 2ª Etapa do Circuito Paulista de Atletismo Paralímpico. A competição é promovida pela FPDC – Federação Paulista de Desportos para Cegos e teve como palco a pista do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

O time taubateano contou com 8 atletas em provas de pista e campo e foi destaque da competição, conquistando 13 medalhas. Foram 9 Ouros, 3 Pratas e um Bronze.

Nas provas de arremesso e lançamentos o principal destaque foi Rafael Graça, da classe F57. No Arremesso de Peso, ele faturou a medalha de Ouro com a marca de 10,92m. O resultado é o melhor do atleta nesta prova na temporada 2023 e garantiu a ele o índice de qualificação para a disputa do Circuito Nacional de Paratletismo Loterias Caixa de 2024.

Rafael Graça ainda competiu no Lançamento de Dardo, onde também conquistou o Ouro com a marca de 22,46m, melhor resultado do taubateano na temporada.

Marcas pessoais

Na provas do Salto em Distância e 100m rasos, a equipe de Taubaté também celebrou bons resultados com uma dupla de atletas da categoria Sub 20, Marcus Vinícius Borsatti e Carlos Junior.

Competindo na classe T38, Marcus Borsatti levou duas medalhas de Prata. No Salto em Distância, fez 3,98m, e nos 100m rasos, 13.18s. As duas marcas são as melhores dele na carreira nas respectivas provas.

Carlos Junior, da classe T47, conquistou o Ouro no Santo em Distância cravando sua melhor marca da vida na prova, com 5,00m. O jovem taubateano, que na semana passada foi medalhista nas Paralimpíadas Escolares, conquistou ainda a Prata nos 100m rasos com 13.64m, também sua melhor marca da carreira.

“Foi um dia muito bom para esses dois meninos. Eles são muito talentosos e dedicados, e têm muito potencial para crescer dentro do cenário nacional, tanto do salto, quanto nos 100 metros rasos. O Carlos competiu pela primeira vez numa prova adulta e não se intimidou, fez suas melhores marcas da vida, bem como o Marcus, que conseguiu melhorar suas marcas. Seguimos trabalhando com muito cuidado para que eles tenham um desenvolvimento técnico e físico seguro e que possam conquistar muito mais medalhas para Taubaté.”, comentou Marcelo Costa, técnico da dupla de paratletas.

O quarto destaque da equipe taubateana ficou com Danilo Zaina (classes F32 e RR1). Na pista, ele disputou a prova dos 100m rasos com petra, e além de faturar a medalha de Ouro, cravou 30.11s, estabelecendo sua melhor marca da carreira.

O atleta também disputou a prova do Lançamento do Club, onde conquistou o Ouro com 13,59m, também fazendo seu recorde pessoal.

A equipe de Atletismo Paralímpico de Taubaté tem como treinadores Diego Cascardo, Marcelo Costa e Julia Marchiori.

Sequência

O time taubateano volta a competir no dia 03 de novembro, no Meeting Paralímpico de São Paulo, que será disputado na pista do Centro de Treinamento Paralímpico, na capital paulista.

Resultados completos dos atletas de Taubaté:

Marcus Borsatti (T38)

100m rasos – 2º colocado 13.18s (PB)
Salto em Distância – 2º colocado 3,98m (PB)

Carlos Júnior (T47)

100m rasos – 2º colocado 13.64s (PB)
Salto em Distância – 1º colocado 5,00m (PB)

Kaian Lima (T38)

Salto em Distância – 3º colocado 2,08m

Danilo Zaina (F32/RR1)

Lançamento do Club – 1º colocado 13,59m (PB)
100m rasos com petra – 1º colocado 30.11s (PB)

Rafael Graça (F57)

Arremesso de Peso – 1º colocado 10,92m (SB e índice para o Circuito Nacional 2024)
Lançamento de Dardo – 1º colocado 22,46m (SB)

Wagner do Prado (F46)

Arremesso de Peso – 1º colocado 11,09m

Érick Rico (F44)

Lançamento de Disco – 1º colocado 41,

Tiago Soares (F11)

Arremesso de Peso – 1º colocado 10,88m
Lançamento de Disco – 1º colocado 31,16m

PB: Personal Best (melhor marca da carreira) / SB: Season Best (melhor marca da temporada)

O projeto

O Programa Esporte Para Todos congrega toda a prática esportiva destinada às pessoas com deficiência em Taubaté. O programa tem como principal mantenedor a Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Esportes Lazer e Qualidade de Vida, sendo hoje uma das equipes com melhor estrutura em todo o Brasil.

As modalidades que fazem parte do Esporte Para Todos são: Atletismo, Natação, Halterofilismo, Bocha, Basquete em Cadeira de Rodas, Tênis de Mesa, Ciclismo e Badminton.

Nas fotos (de Ronaldo Casarin), Carlos Julio saltando e Rafael graça arremessando.

 

Comentário

comentário