Judô teve grande festa com eventos tradicionais

O Tênis Clube de São José dos Campos recebeu neste último domingo dois eventos dos mais tradicionais no calendário anual da Delegacia Regional de Judô do Vale do Paraíba. O Torneio da Independência de Judô e o Festival da Pátria tiveram a sua 41ª edição e novamente reuniram praticantes, torcedores e convidados ilustres.

Confira no material enviado pela assessoria de Imprensa do evento.

A sua primeira edição ocorreu em 1981, na quadra da escola técnica ETEP , por iniciativa do aluno faixa preta Cláudio Calasans Camargo, aos seus 18 anos de idade. Sensei Calasans, hoje 7º dan, faixa vermelha e branca, é o delegado regional da modalidade e segue como responsável geral pelo evento até os dias atuais.

A realização dessa edição de 2023 foi da Associação Esporte 10/Academia Calasans Camargo, dividindo a organização geral com a Delegacia Regional. Participaram do evento aproximadamente 800 atletas de 26 entidades federadas representadas.

Foi a segunda etapa do Circuito Regional de Competições 2023, denominado Circuito Kimonos Shihan, que empresta o nome dessa empresa parceira e apoiadora do judô regional e estadual. A próxima, que será a terceira, está programada para o primeiro dia de outubro. Será a Copa Ozires Silva de Judô na ADC Embraer.

O evento

No lotado ginásio do Tênis Clube também foi realizado o Festival para atletas iniciantes, com medalhas para todos os participantes como forma de incentivo. A competição ocorreu nas categorias oficiais de idade e peso. Valeram pontos para o Circuito de acordo com a classificação do atleta e das entidades.

Em iniciativa beneficente houve a arrecadação de gêneros alimentícios por parte dos alunos do judô do Programa Atleta Cidadão de São José dos Campos. Foram ofertados ao Lions Clube Augustin Soliva de São José dos Campos, também apoiador do evento e participante com seus judocas do Projeto Esporte Educativo desenvolvido há vinte anos.

Convidados

Os organizadores fizeram questão de destacar a presença da Secretária Municipal de Esporte e Qualidade de Vida, Kátia Riera Machado e também de mestres graduados como Kodanshas Amadeu Esteves (7º dan, professor de judô do Tênis Clube desde 1972), Harley do Amaral, Jair Siqueira, Murani Gomes e Vicente de Paula (todos 6º dan).

Resultados

Classificação Geral do Festival da Pátria de Judô (pelo maior número de alunos participantes):

Campeã

Projeto Olhar Futuro/ADPM Região São José Campos

Vice Campeã

Associação Esporte 10/Calasans Camargo

3ª Colocada

Academia Tsugui Ashi de Jacareí

4ª Colocada

Prefeitura de Lavrinhas

5ª Cololocada

Instituto Educacional Caminhar (INEC) de Jacareí

Classificação Geral do 41º Torneio da Independência de Judô

Campeã

Projeto Olhar Futuro/ADPM Região São José dos Campos

Vice-Campeã

Associação Yamazaki de Judô de São José dos Campos

3ª Colocada

Secretaria Municipal de Esportes de Jacareí

4ª Colocada

Associação Esporte 10/Calasans Camargo

5ª Colocada

Associação de Judô de Piquete

Nas fotos (de Divulgação), o ginásio do Tênis Clube durante o evento e a mesa diretora.

Comentário

comentário