Jacareí Rugby valoriza resultados razoáveis

O Jacareí Rugby recebeu uma etapa do campeonato feminino de acesso e não conseguiu os resultados desejados. Agora, terá que reagir no próximo encontro para, pelo menos, manter o lugar na segunda divisão. O time masculino voltou do Rio Grande do Sul sem a vitória desejada, mas valorizando um empate arrancada em partida complicada.

Confira no material enviado por Ícaro Leal, da assessoria de Imprensa do clube.

No sábado e domingo passados, o Jacareí Rugby disputou a 1ª Etapa do Super Sevens da 2ª divisão, no Campo do Balneário, em Jacareí. Com duas vitórias em cinco jogos, as jacarés ficaram com o quarto lugar da etapa e somaram seis pontos na classificação do torneio.

No primeiro dia, as jacarés perderam para o El-Shaddai, do Rio de Janeiro/RJ, por 24 a 5, e venceram o Maricá, de Maricá/RJ, por 60 a 0. No segundo dia, o Jacareí Rugby bateu o Rio Rugby, do Rio de Janeiro/RJ, por 24 a 0, para encerrar a primeira fase com o segundo lugar do grupo B.

Nas semifinais, perdeu para o Maringá, de Maringá/PR, por 19 a 12. Na disputa do 3º lugar, as jacarés abriram dois tries de vantagem sobre o Goianos, de Goiânia/GO, mas sofreram a virada no segundo tempo e ficaram com o quarto lugar com o placar em 12 a 10.

A 2ª e última etapa do Super Sevens da 2ª Divisão ainda não tem local confirmado, mas será realizada nos dias 7 e 8 de outubro.

Convidados

Além do Jacareí Rugby, o Campo do Balneário também recebeu jogos de outras 13 equipes. Na segunda divisão, tivemos: Desterro (Florianópolis/SC), El-Shaddai (Rio de Janeiro/RJ), Goianos (Goiânia/GO), Grêmio Náutico Maricá (Maricá/RJ), Maringá (Maringá/PR), Rio Rugby (Rio de Janeiro/RJ) e USP (São Paulo/SP).

Já na primeira divisão participaram: Melina (Cuiabá/MT), Band Saracens (São Paulo/SP), São José (São José dos Campos/SP), Niterói (Niterói/RJ), Delta (Teresina/PI), Curitiba (Curitiba/PR), Leoas de Paraisópolis (São Paulo/SP) e Pasteur (São Paulo/SP).

Calendário e promoção

O torneio conta com um total de duas etapas. Após a soma delas, o campeão sobe para a 1ª divisão de 2024. As equipes entre 2º e 6º lugar garantem lugar na 2ª divisão do próximo ano. A última vaga para a 1ª divisão de 2024 será da melhor equipe do Brasil Sevens – torneio que será realizado em dezembro de 2023 -, entre os times que não estiverem garantidos na 1ª divisão.

Masculino

O sábado foi de altas emoções para o Jacareí Rugby no Estádio da Montanha, em Bento Gonçalves/RS. Pela terceira rodada do Hexagonal Final do Super 12, o Campeonato Brasileiro de XV organizado pela Confederação Brasileira de Rugby, os jacarés enfrentaram o Farrapos.

Diante dos gaúchos, o time ficou atrás do placar durante todo o período, mas na última bola conseguiu os pontos necessários para empatar a partida em 29 a 29 e manter a liderança no Brasileiro.

Em casa, o Farrapos iniciou a partida com dois tries convertidos. O Jacareí também pontuou, mas com tries sem conversão. Ainda na primeira etapa, os gaúchos conseguiram mais um try e foram para o intervalo com 19 a 10 no placar.

Na segunda etapa, os jacarés sofreram mais 10 pontos com try convertido e penal para os donos da casa e uma desvantagem de 14 pontos. Restando pouco tempo para encerrar o jogo, o Jacareí Rugby conseguiu os dois tries necessários para empatar a partida em 29 a 29 e retornar ao Vale do Paraíba com a invencibilidade intacta.

Pontuação

O empate rendeu dois pontos ao clube. Com cinco tries na partida, o time também ganhou um ponto bônus ofensivo para a classificação. Assim, os jacarés chegaram aos 12 pontos em três partidas e mantêm a liderança da fase final em razão do saldo de pontos já que Pasteur e Poli venceram seus jogos e também somam a mesma quantidade de pontos.

O próximo jogo do Jacareí Rugby será no dia 23 de setembro contra o Pasteur, no SESI Guarulhos. Além desta partida, os jacarés também enfrentam a Poli para encerrar o hexagonal final. Apenas os dois melhores times desta fase avançam para a decisão da competição.

Fim de sequência

Com o empate diante do Farrapos, o Jacareí Rugby encerrou uma série de 13 triunfos seguidos conquistados em 2023. Esse tornou-se o melhor início da história do clube em uma temporada e a maior quantidade de vitórias seguidas da equipe. Por outro lado, a sequência de jogos invictos foi ampliado para 14 partidas.

Empates não são muito frequentes no rúgbi pelas variadas formas de pontuação e suas combinações. Em 159 jogos oficiais, este foi apenas o terceiro jogo com o mesmo placar que o adversário. Os outros dois empates aconteceram contra o SPAC em 2016, na abertura do Campeonato Paulista daquele ano por 20 a 20, e contra o São José em 2017, na primeira fase do torneio estadual. Os números do Jacareí são 159 jogos com 99 vitórias, 3 empates e 57 derrotas.

Na foto (de Ícaro Leal/Fotojump), a jacareiense Marcela Marques com a bola em jogo contra o El-Shaddai.

Comentário

comentário