Rugby da região tem rodada das mais amargas

A rodada de sábado do Brasileirão do rugby foi das mais amargas para o time da região. O Jacareí Rugby perdeu pela primeira vez na temporada e saiu do caminho da classificação à final, ficando apenas com chances matemáticas. O São José, sem a força tradicional, voltou a perder sem conseguir encar um visitante do Sul e segue com pontuação zerada.

Sobre a participação dos jacareinses, confira o material enviado por Ícaro Leal, da assessoria de Imprensa do clube.

O Jacareí Rugby conheceu sua primeira derrota em 2023! O revés veio contra o Pasteur pela quarta rodada da Fase Final do Super 12, o Campeonato Brasileiro de XV organizado pela CBRu. No sábado (23), as duas equipes se enfrentaram no SESI Guarulhos e os paulistanos venceram por 38 a 10. Com o resultado, os jacarés caíram para o quarto lugar na classificação e se complicaram na busca por uma vaga na decisão da competição.

O jogo entre as equipes era um dos mais esperados da rodada, já que ambos os times entraram em campo invictos na temporada. Os jacarés vinham de uma sequência com 13 vitórias e 1 empate, enquanto o Pasteur tinha 12 vitórias e 2 empates. Com o calor bastante intenso, as equipes iniciaram o jogo com bastante cautela em razão da alta temperatura.

O Jacareí Rugby marcou os primeiros pontos da partida com penal de Nicolas Azevedo. A partir daí, a junção de erros dos jacarés e a eficiência dos paulistanos fez com que o adversário marcasse pontos. No intervalo o placar era de 14 a 3 para os rivais paulistas. No retorno para a segunda etapa, os jacarés não conseguiram encaixar o jogo e sofreram a primeira derrota do ano em jogo encerrado por 38 a 10.

A situação

A derrota fez o Jacareí Rugby estacionar na tabela com 12 pontos. Se não bastasse a derrota para um adversário direto, os demais times na briga pela classificação também venceram e, dessa forma, o time jacareiense caiu da liderança para a quarta posição na tabela de classificação.

Agora, resta apenas mais um jogo no hexagonal final e a tarefa não será fácil para obter a passagem para a decisão. Para conquistar a vaga, os jacarés precisarão vencer a Poli, em casa, no próximo sábado (30 de setembro), com ponto bônus e não deixar o adversário conseguir pontos de bonificação. Além disso, no jogo entre Farrapos e Pasteur, no mesmo dia, o time do Rio Grande do Sul não pode vencer sua partida com ponto bônus.

A rodada

Confira o material enviado por Victor Ramalho, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

Pasteur (SP), Poli (SP) e Farrapos (RS) venceram na penúltima rodada do hexagonal do Super 12, o Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV. Pelo Qualificatório para a edição 2024, Charrua (RS), SPAC (SP) e Curitiba (PR) também venceram e se garantiram na elite nacional. Os vídeos dos jogos na íntegra estarão no YouTube da Brasil Rugby até a segunda-feira.

O Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV teve sábado de seis partidas nesse sábado (23), sendo três pelo hexagonal final e outras três pelo qualificatório para a edição 2024.

Pelo hexagonal, a penúltima rodada aproximou dois clubes paulistanos da final da competição: Pasteur e Poli. No hexagonal, os seis melhores clubes da primeira fase duelam em turno único e, ao final das cinco rodadas, os dois melhores duelarão na grande final da competição.

Em duelo de líderes, no SESI Guarulhos, o Pasteur conseguiu uma vitória incontestável sobre o Jacareí, que praticamente eliminou o clube do Vale do Paraíba. 38 a 10, com o Pasteur correndo para 5 tries, contra apenas 1 dos Jacarés.

Os Galos tiveram um começo forte, abrindo 14 a 3, mas foi um segundo tempo impecável que sacramentou a vitória. O último compromisso dos Galos será no Rio Grande do Sul contra o terceiro colocado Farrapos, que soma 4 pontos a menos.

A Poli, por sua vez, viajou a Florianópolis e derrotou o lanterna Desterro por 55 a 7, mantendo também sua invencibilidade e garantindo a liderança pelo saldo de pontos. Com o resultado, a Poli abriu 4 pontos de frente sobre o Farrapos e 5 sobre o Jacareí, porém a Poli, atual campeã brasileira, ainda visita o Jacareí na última rodada.

O Farrapos, por sua vez, se manteve no páreo pela classificação ao fazer fora de casa 40 a 19 sobre o São José, já eliminado. Triunfo de 6 tries a 3 para os gaúchos, que agora precisarão vencer em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, o Pasteur para irem à final.

A última rodada do hexagonal será no dia 30 de setembro.

Acesso

Mais três partidas abriram a segunda e penúltima rodada do Qualificatório para o Super 12 de 2024 e Charrua, Curitiba e SPAC cumpriram suas missões de seguirem na primeira divisão nacional.

Pelo grupo de Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o Charrua venceu em Porto Alegre os catarinenses do Joaca por expressivos 27 a 0 e mantiveram a invencibilidade na fase, em jogo de 5 tries. O clube de Florianópolis, no entanto, ainda segue vivo na luta pela manutenção na primeira divisão, já que venceu na estreia.

Já pelo grupo de Paraná e São Paulo, Curitiba e Pé Vermelho fizeram o dérbi paranaense e, mais uma vez, os Touros prevaleceram, mantendo a invencibilidade histórica no duelo. 58 a 3 para o Curitiba, que também segue na elite nacional. Com a derrota, o Pé Vermelho já não depende mais de si para seguir no Super 12.

Por fim, em duelo de paulistas pelo grupo de Rio de Janeiro e São Paulo, o SPAC, da capital paulista, se impôs sobre o Tornados Indaiatuba por 61 a 17, fazendo 9 tries, contra 3 do rival. O resultado assegurou a classificação ao SPAC, enquanto o Tornados também não depende mais de seus resultados para seguir na primeira divisão.

No próximo sábado, dia 30, os outros três jogos da segunda rodada serão disputados com Centauros (RS) contra URTC (RS), Piracicaba (SP) versus Engenharia (SP) e Rio Rugby (RJ) duelando com o Niterói (RJ).

Na foto (de Ícaro Leal/Jacareí Rugby), o jacareiense André Brandão tentando manter a posse de bola.

Comentário

comentário