Jacareí Rugby e São José jogam fechando semifinais

O hexagonal semifinal da principal competição brasileira masculina de rugby termina neste sábado com a quinta e última rodada. O Jacareí ainda tem chances de ficar com uma das duas vagas das finais, mas depende de uma improvável combinação de resultados. O São José, de derrotas nas quatro rodadas anteriores, jogará por uma despedida honrosa.

Sobre a movimentação jacareiense, confira o material enviado por Ícaro Leal, da assessoria de Imprensa do clube.

Neste sábado (30), o Jacareí Rugby recebe a Poli pela quinta rodada do hexagonal final do Super 12, o Campeonato Brasileiro de XV organizado pela Confederação Brasileira de Rugby. As equipes se enfrentam às 14h, no Campo do Balneário, em Jacareí. Essa é a última rodada da fase final. O Jacareí está em quarto lugar e precisa estar entre os dois melhores para chegar na decisão do torneio nacional.

Não será uma tarefa fácil para os jacarés. A equipe precisa vencer a Poli por quatro ou mais tries e não deixar os paulistanos chegarem ao ponto bônus, seja ofensivo ou defensivo. Além disso, também é necessário que o jogo entre Farrapos e Pasteur, em Bento Gonçalves/RS, não termine com vitória dos gaúchos conquistada com ponto bônus.

Tudo isso precisa acontecer, pois a classificação do torneio está da seguinte forma: Pasteur e Poli estão com 17 pontos, Farrapos soma 13 e Jacareí está com 12. O Jacareí não pode mais passar o Pasteur, pois somente consegue chegar aos 17 pontos e o primeiro critério de desempate é o confronto direto, mas ainda há a possibilidade de passar a Poli e o Farrapos para chegar na decisão. São José e Desterro já estão eliminados.

Vale lembrar que no rúgbi, a vitória vale quatro pontos na classificação. Porém, se um time marca quatro ou mais tries, ele conquista um ponto bônus ofensivo na classificação. Em caso de derrota por sete ou menos pontos, a equipe perdedora também consegue um ponto bônus, mas o defensivo. O empate vale dois pontos.

Retrospecto

O histórico de confronto entre Jacareí Rugby e Poli é equilibrado. Até o momento, as duas equipes se enfrentaram por 20 vezes em toda a história com 10 vitórias para cada lado. As duas também já decidiram três torneios. Na Taça Tupi de 2016, o Jacareí venceu e foi campeão. Em 2017, a Poli conseguiu seu primeiro título Paulista ao vencer o Jacareí na decisão. Recentemente, no último confronto entre as equipes, a Poli voltou a vencer o Jacareí e conquistou o título do Campeonato Brasileiro 2022.

Semifinais de base

Além do jogo do adulto masculino, os jacarés também têm duelos pelo Paulista M14 e M16. Na categoria mista M14, o time jacareiense enfrenta a Poli pela semifinal da competição estadual às 12h. Já o M16 masculino entra em campo antes, às 10h, para decidir uma vaga na decisão contra o Pasteur.

São José

O São José participa da rodada que está assim apresentada no material enviado por Victor Ramalho, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

O Super 12 viverá a rodada final do hexagonal que definirá os dois grandes finalistas da competição. Nada menos que quatro clubes ainda sonham com a vaga na decisão e definirão as vagas na base dos confrontos diretos: Jacareí versus Poli e Farrapos contra Pasteur.

Os dois líderes jogam fora de casa. Poli e Pasteur dividem a ponta com 17 pontos, mas os atuais campeões politécnicos têm a vantagem pelo saldo. O Farrapo tem 4 pontos a menos que os ponteiros, ao passo que o Jacareí está 5 pontos atrás.

Na competição, a vitória vale 4 pontos, o empate 2, a derrota por até 7 pontos de diferença vale 1 e a derrota maior não pontua. Em adição, o time que marcar 4 ou mais tries numa partida soma 1 ponto extra, o que pode elevar a vitória a 5 pontos na classificação.

Para buscar confirmar sua classificação, o Pasteur precisará segurar o Farrapos na casa do rival. Os dois times não se encontram desde 2017, quando o Farrapos venceu por 24 a 5 na semifinal do Brasileiro, e o clube de Bento Gonçalves ainda não perdeu em casa neste ano.

Por outro lado, o Pasteur está invicto em 2023. “Nossa temporada foi pensada não em cada competição, mas em nós mesmos, na nossa evolução. É claro que estudamos muito o Farrapos e não podemos pensar na final antes de passar por esse desafio. O Farrapos joga em casa e é sempre muito complicado enfrentá-los”, comentou Fernando Portugal, treinador do Pasteur.

Por sua vez, Javier Cardozo, treinador do Farrapos, analisou a oportunidade para o clube gaúcho: “sempre uma expectativa boa receber em nossa cidade um adversário desse nível. Será um jogo exigente e os estudamos muito, pois são um time maduro e que se adapta bem aos oponentes. Queremos expor as deficiências deles e vai ser um grande jogo, daqueles que todo mundo gosta de jogar. Num dia bom, esperamos que o resultado fique em casa”.

Na região

Já em Jacareí, os Jacarés enfrentarão a Poli e buscarão uma classificação hoje muito complicada, pois necessitarão de uma vitória bonificada para avançarem. “Temos um grande desafio e contamos com o apoio de nossa torcida nessa missão difícil. A preparação foi boa e vamos por em campo todo o trabalho desenvolvido no ano de forma sólida e bem organizada” falou Matheus Cruz, treinador do Jacareí.

O histórico é de extremo equilíbrio com 11 vitórias da Poli e 10 do Jacareí em competições oficiais, mas os últimos 3 encontros favoreceram a Poli. “Estamos encarando o jogo como uma semifinal e vamos com força máxima. Na prática é isso, é vencer fora de casa, o que é sempre mais difícil, e esperar o vencedor do outro lado”, comentou Maurício Carli, treinador da Poli.

Despedida

O outro jogo do hexagonal opõe os já eliminados Desterro e São José. O duelo será em Florianópolis e decidirá o último colocado do hexagonal. A partida revive os confrontos entre dois ex campeões brasileiros que não se encontravam desde 2017.

Divisão de acesso

Além dos três jogos do hexagonal, outras duas partidas movimentarão o sábado. Pelo Qualificatório para o Super 12 de 2024, quatro equipes irão a campo em jogos que poderão ser decisivos.

Pelo Grupo RJ-SP, Rio Rugby e Niterói farão o grande clássico fluminense e uma vitória do Niterói definirá a chave garantindo Niterói e SPAC no próximo Super 12. O Rio Rugby precisará de sua primeira vitória desde 2013 sobre o rival para manter a chave aberta até a última rodada. O último duelo entre os dois clubes foi neste ano pelo Campeonato Fluminense e acabou em 40 a 13 para o Niterói.

Já pelo Grupo PR-SP, o duelo entre paulistas, Piracicaba contra Engenharia, terá o mesmo enredo. Uma vitória da Engenharia definirá a chave garantindo no Super 12 de 2024 tanto o Engenharia como o Curitiba. O Piracicaba joga em casa e precisará derrotar o time paulistano para se manter na luta pela promoção. No último duelo entre os dois, Piracicaba venceu por 29 a 27.

O outro duelo que ocorreria, entre os gaúchos do Centauros de Estrela e URTC, pelo Grupo RS-SC, foi adiado por conta das chuvas no Rio Grande do Sul.

Os vídeos de todos os jogos estarão na íntegra no YouTube da Brasil Rugby até segunda-feira. A entrada em todos os campos será gratuita.

Na foto (Jacareí Rugby/Divulgação), o jacareiense Rodrigo Santos com a bola em clássico regional do campeonato contra o São José.

Comentário

comentário