São José alcança finais e calendário nacional

O São José está comemorando a volta à uma competição nacional, depois de 23 anos. Na noite deste sábado e com quase 10 mil torcedores no Martins Pereira, fez 2 a 0 no Grêmio Prudente e ganhou o mata-mata das semifinais da Copa Paulista. Agora, nas finais contra a Portuguesa Santista, e de novo com a segunda partida em casa, disputará o título e o direito de escolher uma vaga no Campeonato Brasileiro da Série D ou na Copa do Brasil.

Como um novo empate implicaria decisão por pênaltis, depois do 1 a 1 do jogo de ida em Presidente Prudente, o time prudentino também começou procurando o ataque e deixando o jogo com descidas alternadas.

Aos 4 minutos, ao apertar um passe recuado para o goleiro Luiz, o São José abriu o placar. Rafael Tanque foi o primeiro e quando Rodrigo Andrade apareceu pelo meio, o goleiro errou o passe e o oportunista Nicholas aproveitou. Vindo pela meia direita, de fora da área chutou com precisão.

Aos 15, Rodrigo Andrade fez boa jogada e aprofundou para Rafael Tanque invadir pela meia esquerda e tirar do goleiro Luiz fazendo 2 a 0. No entanto, depois de quase cinco minutos, a inédita presença do VAR em um jogo no Martins Pereira anulou por impedimento. Um pé do Tanque apareceu mais adiantado.

A desvantagem mínima manteve Grêmio Prudente animado, mas o São José soube fechar o primeiro tempo e ampliar logo no começo do segundo, aos 2 minutos. Na ponta esquerda, Matheus Serafim aprofundou para o lateral Heitor Roca chegar ao fundo e cruzar rasteiro. Fechando no meio da pequena área, Rafael Tanque empurrou para dentro.

O Grêmio Prudente, passando a depender de dois gols para levar o jogo aos pênaltis, foi à frente com substituições ofensivas e seguiu dando trabalho ao seguro goleiro Luís Augusto. O São José aproveitou os espaços para contra-atacar, teve algumas chances para ampliar, mas sempre concentrando os esforços na sustentação do placar levado até o final.

Finais

Horas antes, a Portuguesa Santista foi visitar o XV de Piracicaba e venceu, por 1 a 0, desempatando o mata-mata que vinha de um placar de 1 a 1 na ida, em Santos. Agora, receberá o São José na primeira partida das finais, porque o time joseense, pela melhor campanha, terá o direito do segundo jogo em casa. Os dias e horários das duas partidas serão definidos pela Federação Paulista de Futebol na segunda-feira.

flor

Os times

O São José, do técnico Ricardo Costa: Luís Augusto; Léo Pereira (João Gabriel 44’/2º), Caio César, Matheus Abreu e Heitor Roca; Pedro Favela (Léo Gobo 37’/2º), Gustavo Nicola e Rodrigo Andrade (Jeferson Lima 23’/2º); Nicholas, Rafael Tanque (Caio Vieira 23’/2º) e Matheus Serafim (Dener 44’/2º).

O Grêmio Prudente, do técnico Ademir Fesan: Luiz; Rafael Milhorim, Lucas Costa (Brown 37’/2º) e Félix Jorge (Madalena – intervalo); Helder (Rafael Compri 19’/2º), Matheus Silva, Rafael Potiguar (Thiago Rubim 19’/2º), Rodrigo (Felipinho 26’/2º) e Leocovick; Jhonata e Maranhão.

No Martins Pereira, com 9.249 torcedores proporcionando a renda de R$ 136.190,00, A equipe de arbitragem contou com: João Vitor Gobi (árbitro), Daniel Paulo Ziolli (assistente 1), Raphael de Albuquerque Lima (assistente 2), Michel de Camargo (quarto árbitro), Denis Matheus Afonso Ferreira (quinto árbitro) e Renato de Carlos (analista de campo). O árbitro que comandará a equipe do VAR será Thiago Duarte Peixoto.

Na foto (de Rodolfo Moreira/Jornal Joseense/Cortesia), o atacante Rafael Tanque aplica um carrinho entre defensores do Grêmio Prudente e Matheus Serafim acompanha ao fundo.

Comentário

comentário