São José abre finais visitando a Portuguesa Santista

As finais da Copa Paulista começam neste sábado com o São José visitando a Portuguesa Santista, às 15h, no estádio Ulrico Mursa, em Santos. Como tem uma campanha geral melhor, o time joseense ficou com o direito da partida da volta em casa, no outro sábado, dia 14, no estádio Martins Pereira e no mesmo horário.

Disputada por 18 times que no Campeonato Paulista estiveram em uma das séries A-1, A-2 e A-3, a Copa Paulista começou no dia 30 de junho. Foram três grupos regionalizados de seis e com 10 rodadas de turno e returno até o dia 3 de setembro.

Os dois melhores de cada grupo e os dois melhores entre os três terceiros colocados de grupo avançaram ao mata-mata das quartas de final. Do Grupo 3 passaram a Portuguesa, o São José e Portuguesa Santista como um dos dois por índice técnico.

Nas quartas de final, o São José superou o Marília (2 a 1 fora e 4 a 0 em casa) e a Portuguesa Santista, o Noroeste de Bauru (0 a 1 fora, 1 a 1 em casa e 5 a 3 nos pênaltis). Nas semifinais, o São José venceu o Grêmio Prudente (1 a 1 fora e 2 a 0 em casa) e a Portuguesa Santista, o XV de Piracicaba (1 a 1 em casa e 1 a 0 fora).

Como finalistas, São José e Portuguesa Santista já festejaram o retorno ao “cenário nacional” da temporada 2024. Agora, além do título, o campeão terá o direito de escolher o prêmio que será um vaga na fase inicial de grupos do Campeonato Brasileiro da Série D, ou na primeira rodada da Copa do Brasil, com um jogo em casa e o visitante vindo com a vantagem do empate.

O São José já vinha deixando evidente que a opção preferida é o Brasileiro da Série D, que neste ano promoveu os quatro semifinalistas à Série C. Na Copa do Brasil, o Marília, vice-campeão da Copa Paulista do ano passado, recebeu a cota de participação de mais de R$ 700 mil, mas não teve chances contra o catarinense Brusque, perdendo por 3 a 0.

Reencontro

Invicto há 13 rodadas, o São José sofreu apenas a derrota da estreia e justamente quando foi visitar a Portuguesa Santista. Levou um gol na metade do segundo tempo e outro de pênalti no final, no placar de 2 a 0. Depois, pela sexta rodada, no returno, fez 3 a 2 em São José dos Campos, abrindo 3 a 1 e levando um segundo gol no final.

O excelente aproveitamento como mandante tem qualificado as duas equipes. Nos sete jogos em casa, o São José empatou no primeiro (1 a 1, Portuguesa) e venceu nos seis restantes. A Santista vinha de seis vitórias até o recente empate com o XV de Piracicaba.

A Águia do Vale e a a Briosa cresceram no decorrer da competição e deixaram seus torcedores empolgados. Neste sábado, mais de 6.000 pagantes são esperados e com todos os ingressos vendidos. Para a volta do dia 14, os joseenses intensificam o movimento na venda antecipada, com mais da metade da carga disponível em torno de 12 lugares.

flor

Os times

O São José não tem desfalques e poderá repetir a escalação dos 2 a 0 de sábado passado sobre o Grêmio Prudente. A novidade foi o lateral-esquerdo Heitor Roca no lugar de Rafael Verrone, explicada pelo técnico Ricardo Costa como uma alteração tática.

O time contou com: Luís Augusto; Léo Pereira (João Gabriel), Caio César, Matheus Abreu e Heitor Roca; Pedro Favela (Léo Gobo), Gustavo Nicola e Rodrigo Andrade (Jeferson Lima); Nicholas, Rafael Tanque (Caio Vieira) e Matheus Serafim (Dener).

A Portuguesa Santista, do técnico Sérgio Guedes, em Piracicaba jogou com: Wagner Coradin; Michel, Flávio Boaventura, Glauco Nabor e Kaio Cristian (João Victor); Jean Henrique, Ítalo Henrique (Diego Gomes), Léo Santos (Igor Eto’o) e Franco; Anderson Magrão (Schutz) e Maranhão (Diego Carlos).

Arbitragem

Assim como nas semifinais, as finais terão o VAR que no sábado passado interferiu em lance relevante na vitória do São José sobre o Grêmio Prudente. Aos 15 minutos do primeiro tempo, o atacante Rafael Tanque fez 2 a 0, mas a arbitragem de campo recebeu um aviso de impedimento e anulou o gol, permanecendo o placar parcial de 1 a 0.

Em Santos, a equipe de arbitragem contará com: Fabiano Monteiro dos Santos (árbitro), Evandro de Melo Lima (assistente 1), Juliana Vicentin Esteves (assistente 2), Paulo César Francisco (4º árbitro), Alex Alexandrino (5º árbitro), Mário Nogueira da Cruz (analista de campo) e José Cláudio Rocha Filho (árbitro VAR).

Nas imagens, jogadores do São José comemorando após a vitória sobre o Grêmio Prudente (foto de São José EC/Divulgação) e os da Portuguesa Santista, após a classificação em Piracicaba (foto de Briosa Oficial/Facebook).

Comentário

comentário