Série A-2 do Clássico do Vale virá sem novidades

O Campeonato Paulista da Série A-2 de 2024 começará no dia 17 de janeiro e com a mesma fórmula de disputa. A tabela básica será divulgada em novembro e revelará quando e onde será o Clássico do Vale da fase inicial, pois o Taubaté permanece da competição e o São José chegou subindo de divisão. O mata-mata da reta decisiva terá VAR.

Diferente dos anos anteriores, a Federação Paulista de Futebol (FPF) convocou dois dirigentes de cada clube para uma terça-feira de palestras na véspera do conselho técnico do campeonato, no Hotel Intercontinental São Paulo. O presidente Hélio Marcondes Neto e o diretor-geral Guilherme Lipi representaram o Taubaté. O gestor Bruno Casarine e o diretor de futebol Edmar Costa, o São José.

Na manhã desta quarta-feira, as diretrizes da competição ficaram definidas em um conselho técnico sem surpresas. Como o calendário nacional cobra o final das principais divisões de acesso estaduais até a primeira quinzena de abril, a fórmula de disputa com 21 datas está mantida.

A primeira fase, com os 16 times se enfrentando em turno único, terá as 15 rodadas em dois meses, entre 17 de janeiro e 16 de março. O Taubaté, que no campeonato deste ano não terminou entre os oito melhores, jogará sete partidas em casa e o oito fora. O São José, chegando como novidade pelo acesso na Série A-3, também.

A fase inicial rebaixará os dois últimos à Série A-3 de 2025 e classificará os oito melhores ao mata-mata das quartas de final: 1º colocado x 8º, 2º x 7º. 3º x 6º e 4 º x 5º. O confronto que terminar empatado no placar agregado (pontos somados e gols marcados) será decidido nos pênaltis.

Com o VAR na arbitragem a partir das quartas de final, os oito times continuarão disputando as duas vagas de acesso ao Paulistão 2025 e a premiação financeira ainda não divulgada pela FPF.

Participantes

O Taubaté e mais 11 times permaneceram na Série A-2. São eles: Noroeste de Bauru, XV de Piracicaba, Portuguesa Santista, Velo Clube de Rio Claro, Oeste de Barueri, Comercial de Ribeirão Preto, Primavera de Indaiatuba, Rio Claro, Juventus, Linense e Monte Azul.

A Ferroviária de Araraquara e o São Bento de Sorocaba vieram rebaixados da Série A-1, para a qual subiram a Ponte Preta e o Novorizontino. O São José e o Capivariano subiram da Série A-3 nas vagas deixadas pelos rebaixados São Caetano e Lemense.

Como o Estatuto do Torcedor determina que as tabelas dos campeonatos devem ser publicadas com o mínimo de 60 dias de antecedência, a da Série A-2 surgirá na primeira quinzena de novembro. Depois, os clubes terão um prazo para os ajustes de preferência por dias e horários.

Nas imagens, o conselho técnico desta quarta-feira (foto de Rodrigo Corsi/Agência Paulistão) e as artes divulgadas pela FPF.

flor

Comentário

comentário