Rugby da região voltou do Sevens sem conquistas

O Jacareí e o São José, sempre credenciados entre os favoritos, ficaram sem título no Campeonato Brasileiro de Rugby Sevens disputado no final de semana. Em São Paulo, na casa do SPC, o gaúcho Farrapos de Bento Gonçalves foi o campeão no masculino e o mato-grossense Melina de Cuiabá, no feminino.

Confira no material enviado por Victor Ramalho, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby.

O Brasil Sevens, o Campeonato Brasileiro de Rugby Sevens, foi realizado neste fim de semana no São Paulo Athletic Club, histórica casa do rugby brasileiro, em conjunto com o tradicional SPAC Lions Sevens.

O torneio masculino teve valor redobrado, pois os três primeiros colocados ganharam o direito ao Bolsa Atleta. As disputas foram acirradas com 16 clubes de 10 estados diferentes. A hegemonia paulista dos últimos anos foi quebrada pelos gaúchos do Farrapos, que conquistaram seu primeiro título nacional.

O Farrapos derrubou outros campeões nacionais. O clube alviverde derrotou na grande final a Poli, campeã da Copa do Brasil de Rugby XV, por 12 a 0. Antes, na semifinal, o clube de Bento Gonçalves superou o Jacareí, detentor do título do Brasil Sevens de 2022, por 27 a 5. Já a Poli havia derrotado o SPAC 12 a 7 em grande jogo.

Clube da casa, o SPAC conseguiu o Bolsa Atleta ao subir no pódio com triunfo sobre o Jacareí por 26 a 14. Antes, nas quartas de final, o SPAC foi responsável por eliminar o atual campeão do Campeonato Brasileiro de Rugby XV (o Super 12), o Pasteur, por impressionantes 35 a 7.

“Há muito tempo trabalhamos por isso. Treinamos no frio, na chuva, e a maior gratificação é vencer jogando junto dos meus companheiros e da nossa família. Obrigado a todos que lutaram por este momento e nos apoiaram. Levamos um título para Bento Gonçalves, que tanto nos apoia”, comentou Civardi, capitão do Farrapos.

Feminino

No feminino, o Brasil Sevens não valeu Bolsa-Atleta, pois o benefício foi decidido pelo outro campeonato nacional, o Super Sevens. Após perderem o título do Super Sevens, as matogrossenses do Melina festejaram o título do Brasil Sevens após derrubarem as campeãs do Niterói por 36 a 0 para chegarem à final contra a sensação El-Shaddai. Clube carioca, o El-Shaddai foi campeão da segunda divisão nacional e seguiu sua ascensão meteórica alcançado a grande final do Brasil Sevens. Na decisão, no entanto, o Melina bateu as cariocas por 15 a 0.

“Foi um torneio incrível. Teve sol, chuva, tudo. Estamos muito felizes por ser dentro de um torneio tão tradicional e pudemos representar um grande trabalho que é feito no Melina. Fomos campeãs invictas e isso é muito importante”, comentou Isadora Lopes, atleta do Melina.

Qualificação

O Brasil Sevens feminino ainda definiu os times classificados para o Super Sevens de 2024. A vaga remanescente na primeira divisão nacional ficou com o Rio Rugby, que fez grande campanha ao ficar com o quarto lugar geral. Com isso, a primeira divisão do Super Sevens de 2024 terá as seguintes oito equipes: Niterói (RJ), Melina (MT), Band Saracens (SP), Curitiba (PR), São José (SP), Delta (PI), El-Shaddai (RJ) e Rio Rugby (RJ).

Já USP e Charrua garantiram as últimas vagas na segunda divisão do Super Sevens, que será composta no ano que vem por Pasteur (SP), Leoas de Paraisópolis (SP), Maringá (PR), Jacareí (SP), Goianos (GO), Desterro (SC), USP (SP) e Charrua (RS).

Na foto (de CBRu/Divulgação) comemorações dos campeões Melina e Farrapos.

Comentário

comentário