Jacareí será a casa brasileira do rugby profissional

O time brasileiro de rugby profissional que geralmente contrata jogadores do Jacareí e São José para as suas competições, terá a cidade de Jacareí como local das suas partidas pelo principal campeonato intercontinental. Os jogos serão realizados no estádio do JAC, a partir do dia 17 de fevereiro.

O Jacareí Rugby, um das grandes da modalidade no Brasil, tem a sua sede no Campo do Balneário. Mas como o Cobras necessitava de um estádio com arquibancada, o ex-Stavros Papadopoulos, construído originalmente para as partidas de futebol profissional do ainda desativado Jacareí Atlético Clube, será a opção da vez.

Confira no material enviado por Victor Ramalho, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

O melhor do rugby internacional das Américas está chegando a Jacareí em 2024. É o Super Rugby Américas, a liga profissional masculina de Rugby XV do continente, que conta com o Cobras Brasil Rugby, representante brasileiro na competição e equipe gerida pela Confederação Brasileira de Rugby.

Em 2024, o Cobras terá como local de todos os seus jogose casa o estádio do Poliesportivo Municipal Du Cambuzano, localizado no bairro Villa Branca, em Jacareí (Rua Pixinguinha, 169), com capacidade para 3.814 pessoas.

Criado em 2020, o Super Rugby Américas é uma liga de franquias que conta com equipes também de Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai e Estados Unidos. Cada equipe conta com atletas de seu país e com atletas estrangeiros, dando sabor internacional à competição. O Brasil é representado pelo Cobras Brasil Rugby, que conta com a base dos atletas da Seleção Brasileira de Rugby.

Em 2024, os Cobras terão seis partidas em Jacareí válidas pela primeira fase da competição. Os três primeiros jogos da temporada serão em casa, com o time brasileiro recebendo no dia 17 de fevereiro contra o atual campeão Peñarol, do Uruguai, no dia 24 de fevereiro o Dogos, da Argentina, e no dia 2 de março o Selknam, do Chile.

O quarto jogo em casa será no dia 6 de abril contra o Pampas, da Argentina, ao passo que os dois últimos jogos como mandante serão nos dias 4 e 11 de maio contra, respectivamente, Yacare, do Paraguai, e Raptors, dos Estados Unidos.

Com sete times se enfrentando em turno e returno, cada time fará 12 partidas e os quatro primeiros colocados irão às semifinais, com o mata-mata inteiro sendo jogado em junho em locais a serem definidos.

Experiência

“Iniciamos neste ano o novo ciclo de trabalho de olho na classificação do Brasil à Copa do Mundo de Rugby de 2027. O Cobras é peça central no trabalho porque garante que nossos atletas garantam valiosa experiência internacional em um ambiente de rugby profissional”, comentou Josh Reeves, neozelandês treinador dos Cobras e ex atleta do Jacareí Rugby.

“Já joguei em Jacareí e é uma cidade onde o rugby está se enraizando, com um trabalho muito forte entre os jovens da cidade. Sabemos que teremos apoio das pessoas da cidade e é muito importante termos uma casa que nos apoiará com muita paixão pelo esporte”, completou.

Com o apoio da Prefeitura de Jacareí, os eventos dos Cobras terão sinergia com a cidade. “Sediar esta competição internacional tão relevante é uma honra para o município, que vem se destacando nacionalmente com o Jacareí Rugby. Dessa maneira fomentamos ainda mais a modalidade, em parceria com a Confederação Brasileira e a equipe jacareiense”, comentou Celso Florêncio, secretário de Governo e Planejamento de Jacareí.

Já Dorival Moreira, secretário de Esportes e Recreação, salienta o crescimento do Rugby em Jacareí. “A ascensão da modalidade no município aconteceu de maneira muito rápida. Logo começamos a ganhar notoriedade no âmbito nacional. Não podemos esquecer, também, que o Jacareí Rugby cumpre uma função social, envolvendo crianças e adolescentes em suas categorias de base”.

Rugby em Jacareí

O rugby é um dos mais populares esportes do planeta e completou 200 anos de existência neste ano. A modalidade mais difundida do rugby no mundo é o “rugby XV”, jogado por equipes de 15 jogadores de cada lado. O esporte chegou ao Brasil em 1891 e é praticado em Jacareí desde 2003, quando foi fundado o Jacareí Rugby.

Desde então, a cidade se tornou um dos grandes polos do esporte no país, com o Jacareí Rugby tendo sido campeão brasileiro de rugby XV em 2017 e tetracampeão brasileiro de rugby sevens (o rugby olímpico) masculino em 2018, 2019, 2020 e 2022. Atualmente, o Jacareí Rugby é um dos clubes que mais contam com jovens em suas categorias de base, sendo reconhecido em todo país pelo trabalho desenvolvido com títulos e prêmios.

O clube também faz parte dos projetos Vem Pro Rugby e Nina, que fomentam o esporte entre os jovens da cidade, além de ser parceiro do SESI Jacareí.

“O Jacareí Rugby fica extremamente feliz em receber os jogos do Cobras Brasil em nossa cidade. Tanto o Município de Jacareí quanto o Jacareí Rugby têm se empenhado incansavelmente para consolidar a cidade como um dos principais polos do esporte no país. Nossa comunidade é bastante ativa e, sem dúvida, desfrutará plenamente desta valiosa oportunidade”, comentou Regina Costa, presidente do Jacarei Rugby.

Roteiro

As partidas dos Cobras em Jacareí

17/02 (sábado) – Cobras x Peñarol (Uruguai)

24/02 (sábado) – Cobras x Dogos (Argentina)

02/03 (sábado) – Cobras x Selknam (Chile)

06/04 (sábado) – Cobras x Pampas (Argentina)

04/05 (sábado) – Cobras x Yacare (Paraguai)

11/05 (sábado) – Cobras x Raptors (Estados Unidos)

Na foto (Divulgação), o estádio de Jacareí durante partida do futebol amador da cidade.

Comentário

comentário