Copinha começa e Taubaté e Guará entram na quinta

A Copa São Paulo de Futebol Júnior tem a sua 54ª edição sendo aberta nesta terça-feira e os jogos no Vale do Paraíba começam na quinta, novamente em Taubaté e Guaratinguetá, com Taubaté e Atlético Guaratinguetá. São José José dos Campos optou por não participar porque o São José precisava de tempo para recuperar o gramado do estádio Martins Pereira.

Último time da região a entrar na principal competição nacional de categorias de base, o Taubaté começou em 2001 e não mais saiu. Investindo na continuidade do trabalho nas categorias de base, já foi recompensado pela revelação de alguns jogadores que saíram levados por grandes clubes e gerando transferências de interessante lucro financeiro e abertura de mercado.

O Atlético Guaratinguetá foi inscrito na Federação Paulista de Futebol para disputar as competições de categorias de base e estreou na Copinha do ano passado, ganhando uma oportunidade no lugar do Manthiqueira. Como o direito de participação em campeonatos profissionais exige o complemento do pagamento da taxa de filiação em torno de R$ 600 mil, a vitrine de garotos será explorada com possibilidade de receitas.

Em São José dos Campos, a Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do São José Esporte Clube conquistou a concessão do estádio Martins Pereira por 25 anos e também o compromisso de recuperar o gramado do campo de jogo, uma exigência da Federação Paulista de Futebol.

Em 2023, por ter alcançado a finalíssima da Copa Paulista, o São José teve o último jogo em casa no dia 14 de outubro. E recebendo as chaves do estádio no primeiro dia de novembro, já sabia que o tempo necessário para o trabalho de revitalização do gramado ultrapassaria o calendário da fase inicial da Copinha, E ainda ficaria apertado para a estreia dos profissionais na Série A-2, dia 17 de janeiro.

A disputa

Como no ano passado, a Copinha começa com 128 times divididos em 32 grupos de quatro. Depois de uma quadrangular de turno único, os dois melhores de cada grupo avançarão à reta final de eliminatória simples.

O Taubaté, bancando a sede do Grupo 22 no estádio Joaquim de Morais Filho, recebe o Cuiabá-MT, a Internacional de Limeira e o Patriotas de Curitiba-PR. O Atlético Guaratinguetá, sediando o Grupo 21 no estádio municipal Dario Rodrigues Leite, tem o Bahia, o Red Bull Bragantino e o Joinville-SC como visitantes.

Depois, o primeiro colocado do Grupo 22 (Taubaté) receberá o segundo colocado do Grupo 21 (Guaratinguetá) e o primeiro do 21 receberá o segundo do 22.

A Tabela

Na foto (de Bruno Motta/Divulgação/EC Taubaté), uma disputa quando Taubaté e Atlético Guaratinguetá se enfrentaram em jogo-treino de preparação para a Copinha.

Comentário

comentário