Vôlei joseense cola de vez antes da visita ao líder

O Farma Conde Vôlei São José ficou ainda mais colado no líder da Superliga Masculina. No domingo, o Sada Cruzeiro precisou de um tie-break para vencer o Suzano e agora, assim, como a equipe joseense, segue invicto, mas também com um ponto perdido entre 27 disputados. Na quinta-feira, um confronto direto valerá a liderança isolada.

O sistema de disputa da competição determina três pontos para as vitórias por 3 a 0 e 3 a 1. Nas vitórias por 3 a 2 (com tie-break), o vencedor leva dois pontos e o perdedor soma um.

Os critérios para desempate são: 1º – maior número de vitórias, 2º – melhor sets average (divisão dos sets vencidos pelos sets perdidos), 3º – melhor pontos average (divisão dos pontos conquistados pelos pontos perdidos), 4º – Confronto direto (caso haja empate entre duas equipe) e 5º – sorteio (cujas normas de realização serão definidas pela CBV).

O quadro oficial com a zona de classificação formada pelos oitos melhores colocados e com o Cruzeiro na frente do São José, ficou assim atualizado:

O jogo

Sobre a partida entre Cruzeiro e Suzano, confira parte do material assinado por Débora Elisa no portal O Tempo:

O Sada Cruzeiro superou o Suzano no tie-break, na noite deste domingo (7), para manter a invencibilidade na Superliga. No primeiro desafio do ano, o time celeste, jogando fora de casa, arrancou uma virada para vencer por 3 sets a 2 (18/25; 25/23; 27/29; 25/21 e 15/9) para voltar a ultrapassar o Farma Conde São José e retomar a liderança da liga nacional.

A partida no interior de São Paulo foi marcada por viradas e troca de liderança no placar. O Sada Cruzeiro, que começou mal ofensivamente, contou com a boa leitura de jogo do treinador Filipe Ferraz para correr atrás do prejuízo. O comandante realizou trocas em momentos importantes, utilizando quase todo o banco, e, ao longo da partida, o elenco conseguiu se encontrar para se manter equilibrado e, sem desistir, selou a vitória em jogo duro.

No momento crucial, o saque, um dos principais fundamentos do time mineiro, fez a diferença. Sem dar chances ao Suzano no tie-break, o Sada foi muito agressivo neste fundamento para abrir uma vantagem larga e administrar a última parcial até confirmar a vitória. O melhor em quadra foi o oposto celeste Wallace, que ficou com o Troféu Viva Vôlei.

Após a partida, o campeão olímpico falou sobre o retorno do Sada ao torneio nacional e a importância da invencibilidade. “Ficou normal o pessoal achar que vamos ganhar todos os jogos por 3 a 0 sem perder nenhum set. Não é bem por aí e hoje mostrou isso. Oscilamos muito. Não tirando os méritos do Suzano, que fez uma partida muito boa, mas oscilamos demais. Isso faz com que percamos sets e pontos na tabela de um campeonato tão disputado. Mas conseguimos sair com a vitória para dar prosseguimento em todo o campeonato, porque temos bastante chão pela frente”, comentou.

Confronto direto

Na quinta-feira (11), ainda pelo primeiro turno, o São José terá um confronto direto pela liderança da Superliga, Às 21h, visitará o Cruzeiro no Ginásio do Riacho, em Contagem.

Na foto (de Léo Lenzi/Agência NTZ), o técnico Carlos Schwanke e os jogadores em um treino do São José.

Comentário

comentário