Ubatuba apresenta planos para a temporada esportiva

A temporada de atividades esportivas em Ubatuba está começando e a condição de “Capital Brasileira do Surfe” será valorizada, assim como outras modalidades aquáticas, como a natação. Uma reforma de estádio também está nos planos.

O secretário de Esportes da Prefeitura de Ubatuba, Fábio Rossi, e a coordenadora de Esportes aquáticos, Hely Morbin, concederam entrevista a uma rádio local na última quinta-feira, dia 18. Confira no material enviado por Maverick Viana, da assessoria Imprensa da prefeitura ubatubense.

Os convidados Fábio Rossi e Hely Morbin esclareceram dúvidas de ouvintes e também apresentaram os projetos que serão realizados no ano de 2024.

Rossi iniciou falando sobre o sucesso da natação que abriu inscrições na semana e teve todas as vagas preenchidas em tempo recorde. “Somos referência na modalidade e, graças a esse prestígio, a demanda sempre é muito grande”, comentou Rossi.

Com a procura e muitos acessos ao site, o portal apresentou instabilidades. “No dia das inscrições, muitos munícipes também acessaram o sistema para tratarem de outros assuntos como emissão de IPTU, alvará, etc, o que causou congestionamento do portal”, explicou o secretário.

O sistema on-line foi adotado pela secretaria por representar um meio democrático e transparente de acesso ao esporte, já que tudo é feito de maneira automatizada e sem interferência ou concessão de privilégios.

Durante sua fala, Hely esclareceu que não houve inscrições feitas presencialmente, como foi dito nas redes sociais. “O que aconteceu, de fato, foi a disponibilização dos computadores da secretaria para os munícipes que não têm acesso à tecnologia em suas residências”.

Avaliação

Hely explicou também que os matriculados devem se atentar ao dia do teste de nível, que será realizado na piscina municipal no dia 31 de janeiro, em horário a divulgar.

“A avaliação é fundamental para que o aluno possa se desenvolver no esporte conforme seu nível de conhecimento”, esclarece a coordenadora.

Após o teste, os atletas vão participar da formação em natação com duração de três anos e serão apresentados aos quatro tipos de nado: crawl, costas, peito e borboleta.

“Os que demonstrarem aptidão vão participar do treinamento e representar Ubatuba em competições aquáticas”, conta Hely.

Todo dia 15 são liberadas novas vagas no site da Prefeitura, por meio da aba “projetos esportivos”. Existem opções para todas as faixas etárias. “Inclusive a pasta atende mais de mil alunos somente na melhor idade”, enfatiza Hely.

Estádio

Segundo o secretário, o Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo, localizado no Perequê-Açu, terá suas obras retomadas. “Ubatuba irá receber em breve um estádio adequado para as práticas esportivas, bem como uma nova e opção de lazer”.

As tratativas com a Secretaria de Educação foram iniciadas para disponibilizar aulas de natação nas escolas da rede municipal que possuem piscinas. “Essa ação deverá descentralizar e fomentar o esporte na cidade”, disse Rossi.

“Estamos felizes em compartilhar que em 2024 incluímos beach tênis, vôlei de praia e futevôlei nas modalidades esportivas. São mais opções para a população”, conta Rossi.

O secretário também divulgou que em breve começará a construção da escolinha de surfe da Praia do Sapê, na região Sul.

Nas imagens, surfista em uma das competições ubatubenses (foto da Associação Ubatuba Surf) e o secretário Fábio Rossi e a coordenadora Hely Morbin na emissora de rádio (Divulgação).

Comentário

comentário