Clássico do Vale volta depois de quase uma década

O Clássico do Vale é a grande atração da semana na região. Depois de quase exatamente nove anos, São José e Taubaté terão um reencontro nesta quarta-feira, às 21h, em Taubaté, pela 10ª rodada do Campeonato Paulista da Série A-2. Os rivais têm confrontos registrados desde 1937, mas como equipes profissionais, a partir de 1964.

Nesta segunda-feira, o assessor de Imprensa do Taubaté, Caíque Toledo, anunciou um material assim apresentado:

“Aproveitando a chegada do Clássico do Vale, compartilho com vocês um levantamento atualizado do histórico do confronto, desde os anos 1930 até os dias de hoje.

A fonte principal de registros é o livro ‘A História de uma Rivalidade’, de Alberto Simões e Moacir dos Santos, referência absoluta no que diz respeito a esse clássico, com algumas novas adições feitas após pesquisas na imprensa regional pelo historiador Jefferson Ribeiro, da página Memória Alviazul, encontrando partidas que ainda não haviam sido registradas nos anos 1930 e 1940.”

Fontes

– Livro ‘A História de uma Rivalidade’, de Alberto Simões e Moacir dos Santos, que havia catalogado todos os jogos da fase profissional das duas equipes;
– Página Memória Alvi Azul, que encontrou novos confrontos com base em pesquisas e levantamentos da imprensa regional na época amadora das equipes”
Retrospecto
O roteiro de jogos da pesquisa começa em 1937. Em 1947 o Taubaté começou a disputar competições profissionais e em 1964 foi a vez do São José sair do amadorismo.

Nas contas da pesquisa são 82 clássicos com 31 vitórias taubateanas, 24 joseenses e 27 empates. No número de gols marcados, 127 a 80.

Na era profissional, o primeiro clássico foi no feriado de 1º de Maio de 1964. A série tem 68 jogos com 22 vitórias joseenses, 21 taubateanas e 25 empates. No saldo de gols, o Taubaté tem 65 a 62.

O quadro

Os duelos estão catalogados com data, placar, local de disputa e competição.

Na foto (Reprodução), a capa do livro que registra a história do Clássico do Vale.

Comentário

comentário