São José termina em segundo apesar de nova derrota

O São José avançou ao mata-mata decisivo do Campeonato Paulista da Série A-2 com a segunda melhor campanha, mas não conseguiu interromper uma sequência de resultados negativos. Depois de uma derrota na tarde deste sábado como visitante do líder São Bento, por 2 a 0, voltou de Sorocaba sabendo que agora enfrentará o Velo Clube de Rio Claro valendo vaga nas semifinais.

Poupando o atacante Nicholas e o lateral-esquerdo Rafael Verrone, pendurados com dois cartões amarelos, o técnico Ricardo Costa aproveitou o segundo tempo para promover a estreia do meia Carlos Alberto, vindo do gaúcho Avenida. O São Bento também poupou alguns titulares, como o atacante Cristiano e os zagueiros Guilherme Miranda e Everton Sena, que no segundo tempo entrou como lateral-direito.

Mesmo fora de casa, o São José começou atacando e depois de dois cruzamentos rasteiros dos pontas Luan Santos e Matheus Serafim, teve uma grande chance para abrir o placar. Aos 6 minutos, Heitor Roca arremessou um lateral da ponta esquerda e como a zaga não afastou, Luan Santos soltou a perna e acabou chutando por cima.

Sob sol forte, o primeiro tempo caminhava para o 0 a 0 quando o São Bento encontrou o caminho do gol. Aos 46, Coutinho e Lucas Sampaio trocaram passes em escanteio pela esquerda e um cruzamento foi cair na segunda trave. O meia Matheus Silva, chegando antes de Heitor Roca, mandou uma cabeçada em diagonal no canto direito.

Em desvantagem, o São José aumentou o seu volume de jogo no segundo tempo e Matheus Serafim teve três de algumas boas chances de gol. Em uma, ele chegou a driblar o goleiro e teve o chute travado ao procurar equilíbrio para a finalização; na segunda, mandou uma cabeçada que saiu por cima e na terça-feira, cortou por dentro e mandou um chute forte que explodiu no travessão.

No terceiro dos nove minutos dos acréscimos, o São José estava com nove jogadores no campo de ataque quando um erro de passe deixou o São Bento livre para um contra-ataque de três contra um. Após coordenada troca de passes, Anderson Künzel finalizou fazendo 2 a 0 e decretando uma terceira derrota seguida para o time joseense e depois de dois empates.

A sequência

Aos sair da primeira fase como segundo colocado, o São José agora terá um mata-mata contra o sétimo, o Velo Clube de Rio Claro. Confira no material divulgado pela assessoria de Imprensa da Federação Paulista de Futebol.

Em uma tarde de muitas emoções, aconteceu neste sábado (16) a 15ª rodada do Paulistão A2 Sicredi, que definiu os últimos três classificados às quartas de finais. Oito times ainda sonhavam em seguir na disputa pelo título, mas carimbaram suas vagas a Portuguesa Santista, o Juventus e o Noroeste. Os confrontos da segunda fase estão definidos.

Antes desta rodada decisiva, já estavam classificados cinco clubes: São Bento, São José, Ferroviária, XV de Piracicaba e Velo Clube. Os confrontos das quartas estavam previstos no regulamento, com o 1.º colocado enfrentando o 8.º e assim por diante: 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º.

Os duelos são os seguintes: São Bento (1º) x Noroeste (8º), São José (2º) x Velo Clube (7º), Ferroviária (3º) x Juventus (6º) e XV de Piracicaba (4º) x Portuguesa Santista (5º).

Nesta segunda fase, serão disputados dois jogos, com o time de melhor campanha tendo a vantagem de decidir a vaga como mandante, diante de sua torcida. Estão nesta condição vantajosa os quatro primeiros colocados.

Caso ocorra o empate no placar agregado –após dois jogos– a vaga nas semifinais vai ser definida na cobrança de pênaltis. Os locais, datas e horários dos jogos serão definidos na segunda-feira, em Conselho Técnico.

Resultados

A Portuguesa Santista confirmou a classificação ao vencer por 2 a 0 o Linense, no estádio Úlrico Mursa, em Santos, fechando com 23 pontos, em quinto, e eliminando o time de Lins. O Juventus avançou ao golear por 4 a 0 o Oeste, no Brinco de Ouro, em Campinas, e atingir os 22 pontos, em sexto.

O Noroeste confirmou sua vaga após a goleada por 5 a 1 em cima do Taubaté, em Bauru, terminando com 21 pontos, em oitavo. Superou o Rio Claro apenas no saldo de gols: 5 a 4 –porque o time rioclarense venceu por 3 a 1 o XV, em Piracicaba. Primavera, Taubaté e Oeste também ficaram de fora das quartas.

Na briga pela liderança geral, o São Bento levou a melhor ao vencer por 2 a 0 o São José, no estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba. Os sorocabanos fecharam o turno único com 32 pontos, enquanto o time de São José dos Campos ficou em segundo, com 26. A Ferroviária terminou em terceiro por ter uma vitória a menos – 7 a 6 – do que o São José, fechando com 26 pontos após empatar por 1 a 1 com o Primavera, na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara.

Na despedida dos rebaixados, Comercial e Monte Azul, no estádio Palma Travassos, em Ribeirão Preto, houve empate por 1 a 1. Sem vencer na competição, o time da casa terminou como lanterna, com seis pontos, e no próximo ano vai disputar a Série A3 ao lado do próprio Monte Azul, penúltimo, com 11.

Os times

O São José, do técnico Ricardo Costa: Ariel; Léo Pereira (Luís Roberto 29’/2º), Lázaro, Léo Gobo e Heitor Roca (Luã Lúcio 40’/2º); Gustavo Nicola, Wagner Balotelli (Dener 29’/2º) e João Gabriel; Luan Santos (Carlos Alberto 10’/2º), Maikon Aquino (Jackson 29’/2º) e Matheus Serafim.

O São Bento, do técnico Roberto Fonseca: Thiago Coelho; Lucas Mendes(Everton Sena 13’/2º), Carlão, Marcelo Souza e Lucas Sampaio (Matheus Destro 36’/2º) ; Robson Alemão (Djavan 40’/1º), Matheus Silva (Anderson Künzel 13’/2º) e Gleisinho; Coutinho (Iago 36’/2º), Lucas Batatinha e Diego Mathias.

No estádio Walter Ribeiro (CIC), onde 2.698 torcedores pagantes proporcionaram a renda de R$ 52.610,00, a equipe de arbitragem contou com: Salim Fende Chavez (árbitro), Alberto Poletto Masseira (assistente 1), Fausto Augusto Viana Moretti (assistente 2), Rafael de Souza (quarto árbitro) e Antonio Rogério Batista do Prado (analista de vídeo).

Na foto (de Neto Bonvino/EC São Bento), o lateral joseense Heitor Roca disputando no alto com Lucas Batatinha e Diego Mathias.

Comentário

comentário