Rugby tem despedida beneficente e início de estadual

O Cobras Brasil Rugby tem neste sábado a sua última partida em Jacareí e será com evento beneficente em prol das vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. Também começa o Campeonato Paulista com o São José atuando em casa.

Confira no material enviado por Victor Ramalho, assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRU).

Nesse sábado, dia 11, os Cobras farão seu último jogo em casa, no Estádio Du Cambusano (Rua Pixinguinha, 169, Villa Branca, em Jacareí), na atual temporada do Super Rugby Américas. A partida terá ponto de arrecadação de doações para as vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul.

Sábado especial em Jacareí para o Rugby, com evento especial que unirá rugby comunitário, rugby internacional, almoço, show especial e campanha solidária. Apoiado pela Irko Hirashima, Superbid Exchange, Universal Assistance e BGR, o Cobras Brasil Rugby entrará em campo às 13h30 contra o American Raptors, dos Estados Unidos, pela 12ª rodada do Super Rugby Américas, a liga profissional do continente. Porém, desde as 10h da manhã o estádio será movimentado por muitas outras ações.

Solidariedade

O evento no Estádio Du Cambusano contará com ponto de arrecadação de doações para as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. Em contato com a Federação Gaúcha de Rugby, a organização do evento identificou alguns itens essenciais no momento e a solicitação é que as doações sejam de água potável (galões ou garrafas), roupas e coberturas (uma vez que a época fria do ano está chegando).

Ao longo da semana, a Brasil Rugby tem endossado a campanha da Federação Gaúcha de Rugby e seus clubes por doações, com a comunidade do rugby gaúcho ativa no trabalho de resgate e acolhimento das vítimas.

Atividades e show

O dia de Rugby em Jacareí começará com um festival especial de Dia das Mães com jogos de T1 Rugby, o novo rugby sem contato físico criado pelo World Rugby (a federação internacional). O T1 Rugby tem dinâmica próxima do rugby com contato e é uma forma excelente para quem quer conhecer o rugby ou segui-lo praticando de modo casual. O festival unirá proporcionará uma vivência especial de rugby para a comunidade.

Do lado de fora do estádio, a “Vila dos Cobras” estará aberta desde a hora do almoço com food trucks para todos os gostos. O dia se encerrará com um super show da Cecília Militão, estrela com passagem pelo The Voice, a partir das 15h30.

O dia dentro do campo se encerrará às 16h00 com o Campeonato Paulista Masculino M16 (sub 16) com o clássico do Vale do Paraíba entre Jacareí e São José.

Despedida

O duelo entre Cobras Brasil Rugby e American Raptors será o último do time brasileiro em caso pelo Super Rugby Américas. Válido pela 12ª rodada da competição, o jogo valerá o 6º lugar geral para quem vencer.

A partida é a segunda dos Cobras contra os Raptors na temporada, depois do time norte-americano ter vencido em casa, em Denver, por 29 a 21. Com isso, o time brasileiro sabe que a vitória em casa é possível e a promessa é de um grande espetáculo. O placar de 43 a 40 para os Cobras na vitória do ano passado também inspira o time brasileiro que, neste ano,

“Vencemos os Raptors em 2023. Neste ano, o primeiro jogo foi apertado e sabemos o que precisamos corrigir. É um processo de evolução e queremos nos despedir bem do torcedor que tanto nos apoiou”, disse Endy Pinheiro, atleta que é o segundo em número de tries marcados pelos Cobras neste ano.

“Temos muitos amigos no Rio Grande do Sul. O rugby é solidariedade, amizade. Queremos ajudar o povo do estado neste momento tão difícil. Queremos casa cheia e com todo mundo trazendo a sua doação para ajudar quem precisa. É atitude que faz parte dos valores do rugby. Afinal, nós somos ‘o time de todos os clubes’ e o momento é de mostrar isso”, completou, destacando a ação de ajuda ao Rio Grande do Sul.

A partida estará ao vivo na ESPN2 e Star+. O Super Rugby Américas conta com franquias de Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai e Estados Unidos.

Ração e Cia

Estadual

O sábado, dia 11, também é de primeira rodada do Campeonato Paulista Masculino de Rugby XV, além de ação no rugby sevens universitário do NDU

O Campeonato Paulista Masculino Adulto de Rugby XV vai começar e com jogos da primeira e da segunda divisões.

A 1ª divisão contará com 2 grupos de 5 times cada que jogarão por vagas nas semifinais. O Grupo A tem Pasteur (atual campeão), São José, Ilhabela, Tornados Indaiatuba e Urutu, sendo que nesse sábado apenas um duelo movimentará o grupo, com os paulistanos do Urutu visitando o São José.

Já o Grupo B tem Poli, Jacareí, SPAC, Engenharia/Leões e Lechuza, com duas partidas rolando no sábado, ambas na capital paulista: Poli versus Lechuza e SPAC contra Engenharia/Leões.

A 2ª divisão também terá dois grupos com 5 times cada. No Grupo A estão Piracicaba, São Carlos, Templários (do ABC paulista), Raça Ribeirão e Melina (de Cuiabá, Mato Grosso, que estreia na competição paulista). Nesse sábado, o Melina jogará em Ribeirão Preto contra o Raça, ao passo que o São Carlos receberá os Templários.

Por sua vez, o Grupo B conta com Rio Branco, Cougars, Iguanas, Rio Preto e Curitiba. O time paranaense também estreia no Paulista e encara o Iguanas em Guarulhos, campo neutro, já que o Iguanas é de São José dos Campos. Enquanto isso, o Rio Branco receberá em Cotia o Cougars, da região de Vinhedo.

Três partidas ainda movimentam as categorias de base paulistas, com o clássico Jacareí contra São José acontecendo no M19 e no M16, além de Pasteur versus Iguanas pelo M19.

Universitário

Por fim, o sevens universitário de primeiro semestre do NDU (Novo Desporto Universitário) se conclui no CERET, em São Paulo, com a Série B masculina envolvendo 10 times. Além das equipes da Grande São Paulo, a USP de Lorena (Mamutes) fará sua estreia, enquanto os cariocas da UFRJ também estarão presentes, mostrando a expansão da liga.

Na foto (de Bruno Ruas/@ruasmidia), uma descida do Cobras em partida anterior pelo Super Rugby Américas.

Comentário

comentário