Mountain bike terá competição inédita na região

Novidade no calendário do mountain bike brasileiro, o Sertões MTB Cup começa nesta semana. Competidores de renome viarão à região para desbravar e apreciar um circuito inédito na Serra da Manthiqueira.

Confira no material enviado por Marcelo Abdalla, da Esporte & Negócio, assessoria de Imprensa.

Está chegando a hora da mais nova competição do mountain bike brasileiro. Também em sua primeira edição, o Sertões MTB Mantiqueira abre no próximo fim de semana (24 a 26/5), em Campos do Jordão, o Sertões MTB Cup, na modalidade XCM (Cross-Country Maratona), para bicicletas convencionais e E-Bikes. Com um palco inédito para a prática do esporte: a Reserva Pinho Bravo, área de conservação ambiental no coração da Serra da Mantiqueira. Nos três dias, os atletas vão encarar trilhas exclusivas, sempre cercadas de belos visuais.

Atletas de 11 estados e do Distrito Federal vão encarar o desafio, composto pelo prólogo e por duas etapas. Entre eles estarão grandes nomes do mountain bike nacional, com resultados e participações de destaque em provas no Brasil e no exterior.

É o caso do paulista Márcio Ravelli. Dono de um currículo que inclui títulos pan-americanos e sul-americanos e 13 campeonatos brasileiros, além de uma participação olímpica (Atlanta 1996), o ciclista de Itu agora se aventura com as E-Bikes, que contam com o suporte de um motor elétrico. Mesmo com tamanha experiência, ele admite o nervosismo por estrear em competição com esse tipo de bicicleta, depois de pedalar por muitos anos movido apenas pela força das pernas.

“O Sertões é uma marca muito conceituada, e para o atleta é muito bom fazer parte de um evento de tanto peso. Estou muito animado e contente por participar, ainda mais em uma região tão bonita quanto Campos do Jordão. Acredito que a prova chega para somar bastante ao mountain bike brasileiro, o formato com o prólogo e os dois dias é bem interessante. Eu estou migrando para as E-Bikes, elas são uma evolução do nosso esporte e permitem a prática do MTB de forma inclusiva, mesmo para quem não tem tanto preparo. Será minha primeira competição com elas, o que me dá bastante ansiedade”, disse Ravelli.

Mineiros

Quem já viveu o gostinho de vencer uma prova (avulsa) do Sertões MTB está de volta, em busca de mais uma visita ao alto do pódio. É o caso do mineiro Sherman Trezza de Paiva, que conquistou o Sertões MTB Pirenópolis de 2023 na Pro Masculino (bicicletas convencionais). Ele chega embalado pelas participações nas duas etapas brasileiras da Copa do Mundo, em abril.

A também mineira Isabella Ribeiro foi a vencedora do Sertões MTB Ibitipoca na E-Bike Feminino e chega motivada para repetir o feito. Para isso, vai encarar outras duas feras de seu estado: Letícia Coura (campeã em Pirenópolis) e Roberta Kelly Stopa, além da paulista Patrícia Loureiro, em uma disputa que promete ser de arrepiar.

“Para mim o Sertões MTB é muito mais que uma competição. Estou com um friozinho na barriga e bem curiosa para conhecer o percurso dos três dias. Pelo que eu já conheço da organização, sei que será bem legal”, disse Isabella.

Ração e Cia

Kits e programação

Nesta quinta-feira, o Sertões MTB Mantiqueira inicia sua programação com a entrega dos kits de participação aos atletas, das 15h às 20h, na Casa Specialized (Rua Eng. J.A Salgado, 56 – Capivari). No mesmo local acontecerá, às 19h, o briefing com as orientações gerais de prova.

Sertões MTB Mantiqueira

Sexta-feira – 24/5 – Prólogo

Extensão / Altimetria
10 km | 500m alt.

Sábado – 25/5 – Etapa 2

Extensão / Altimetria
PRO : 49 km | 1.800m alt.
E-BIKE: 34 km | 1.300m alt.

Domingo – 26/6 – Etapa 3

Extensão / Altimetria
PRO: 43 km | 1.700 alt.
E-BIKE: 27 km | 1.100 alt.

Na foto (de Fabrício Zerves/Fotop/Sertões), Isabella Ribeiro que foi a campeã do Sertões MTB Ibitipoca.

Comentário

comentário