Pan-Americano de Ciclismo em São José está bem fechado

O ciclista Leangel Linarez, da Venezuela, foi o campeão da prova de resistência do Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada, encerrado neste domingo (26) em São José dos Campos. Ele pedalou os 199 quilômetros do percurso da elite masculina em 4h17min48s68.

Red Walters, de Granada, ganhou a medalha de prata, seguido pelo colombiano Wilmar Paredes, que ficou com o bronze. Ambos fizeram o tempo de 4h17min51s47, com a definição de pódio pelo photo finish. O melhor brasileiro foi Kleber Ramos, de Pindamonhangaba, que chegou em oitavo lugar.

No quadro de medalhas, o Brasil terminou em segundo lugar, com 2 de ouro, 1 de prata e 2 de bronze, atrás da Colômbia (4 ouros, 2 pratas e 3 bronzes) e à frente dos Estados Unidos (2 ouros e 1 prata). A competição reuniu 357 ciclistas de 31 países e foi o último evento da modalidade no continente antes dos Jogos Olímpicos de Paris.

A prova que fechou o Pan em São José dos Campos ocorreu debaixo de muita chuva e com temperatura baixa. Ao longo da corrida, aconteceram alguns ataques e um grupo de quatro ciclistas ficou à frente do pelotão por um bom tempo. Na entrada na cidade, a definição ficou por conta do sprint.

“A corrida foi extremamente desafiadora, aconteceu uma longa fuga que começou logo na primeira metade da prova e só foi alcançada nos últimos quilômetros”, afirmou Leangel. “Quando o pelotão ficou compacto, busquei uma boa posição para o sprint final. Fiquei imensamente feliz com a vitória. Parabenizo a todos os envolvidos pela excelente organização do campeonato.”

Prata no sábado

A brasileira Wellyda Rodrigues, de Pindamonhangaba, chegou em segundo lugar na prova de resistência do Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada, disputada no sábado (25), em São José dos Campos.

A medalha de ouro foi para os Estados Unidos, com a ciclista Lauren Stephens, que havia conquistado o vice na prova do contrarrelógio individual, realizada na terça-feira (21). Na final, a americana fechou em 25min11s372, mesmo tempo da segunda e terceira colocadas. O bronze ficou com a chilena Catalina Soto.

A conquista de Wellyda na elite feminina dá ao Brasil a primeira medalha de prata da competição, ao lado de dois ouros e dois bronzes. O percurso foi de 104,2 quilômetros.

Na elite feminina, a disputa foi intensa, com as equipes adotando estratégias para bloquear as demais, com um sprint bastante disputado.

“É uma sensação indescritível chegar com toda essa torcida gritando”, afirmou Wellyda. “O desempenho das minhas colegas de seleção foi incrível, controlamos a corrida muito bem e esse resultado é fruto da harmonia entre nós. Já estive no pódio do Pan de Estrada em 2017, e poder repetir isso agora em casa, com a presença da família e dos amigos, traz uma imensa alegria.”

Em São José

“O próximo país que fizer o Pan-Americano de Ciclismo vai ter que se superar muito para chegar ao nível de São José dos Campos”, disse o presidente da Federação Paulista de Ciclismo, José Cláudio dos Santos. “Entregamos o melhor Pan-Americano de todos os tempos. Circuito excelente com saídas rápidas para estradas e sucesso de público. Estamos muito felizes.”

O Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada foi organizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo e Federação Paulista de Ciclismo, com supervisão da Confederação Pan-Americana de Ciclismo e apoio da Prefeitura de São José dos Campos e do Governo de São Paulo.

Medalhas

Colômbia – 4 ouros, 2 pratas e 2 bronzes
Brasil – 2 ouros, 1 prata e 2 bronzes
Estados Unidos – 2 ouros e 1 prata
Chile – 1 ouro, 1 prata e 2 bronzes
Venezuela – 1 ouro

Nas imagens, o venezuelano Leangel Linarez vencendo a última corrida (foto de Claudio Vieira/PMSJC) e Wellyda Rodrigues com a medalha de prata no pódio (foto de Allan Modesto/CBC).

Autoria: Material enviado por Sheila Faria, da assessoria de Imprensa da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

Comentário

comentário