Rugby da região tem jogos em casa pelo Brasileiro

Na terceira rodada do Brasileirão do rugby masculino, São José e Jacareí jogam na tarde deste sábado e diante dos seus torcedores. Os joseenses buscam a primeira vitória e o jacareiense, reabilitação após a perda da invencibilidade na temporada.

Sobre os joseenses, confira o material enviado por Rodrigo Correia, da NTZ Comunicação e Marketing, assessoria de Imprensa do time.

Neste sábado, 08, às 15h, o São José Rugby enfrenta o Niterói, pela terceira rodada no Super 12, o Campeonato Brasileiro de Rugby Masculino, no CT Ange Guimerá em São José dos Campos.

Os joseenses buscam a primeira vitória na competição nacional deste ano, já que na estreia empataram com o SPAC por 18 a 18 e depois foram superados pelo Pasteur, atual campeão do Super 12, por 55 a 16. Com isso, o São José Rugby ocupa a terceira colocação do Grupo RJ-SP com dois pontos.

Já o Niterói ocupa a quarta e última posição do Grupo RJ-SP sem somar nenhum ponto. Na estreia, os cariocas foram superados pelo Pasteur por 27 a 0 e depois pelo SPAC por 41 a 07, ambos os jogos no Rio de Janeiro.

Neste ano, o Niterói volta a disputar a elite do Campeonato Brasileiro, antes sua última participação tinha sido em 2018. A equipe carioca é hexacampeã brasileira e o último confronto com os joseenses foi em 2016, naquela ocasião, o São José Rugby levou a melhor por 48 a 17.

Regulamento

O Campeonato Brasileiro reúne 12 equipes. Na primeira fase, os clubes são divididos em três grupos regionais, cada um com quatro equipes, e jogam entre si em turno e returno dentro.

O São José Rugby está no grupo RJ-SP junto com o Niterói, adversário deste final de semana, além do Pasteur e o SPAC.

Os dois mais bem colocados de cada grupo avançam para a segunda fase, onde formam um Hexagonal e se enfrentam em turno único. Por fim, os dois primeiros colocados do Hexagonal disputam a final do torneio prevista para o dia 05 de outubro.

Paralelamente, os dois últimos colocados de cada grupo da primeira fase enfrentam as melhores equipes do Torneio de Acesso (segunda divisão) no Qualificatório Super 12 2025. Os dois primeiros colocados de cada grupo do Qualificatório garantem vaga no torneio principal do próximo ano.

Convocado

Nos dias 21, 22 e 23 de junho, a Seleção Brasileira Masculina de Rugby Sevens disputa o Pré-Olímpico em Mônaco. Os Tupis, como são conhecidos os jogadores da Seleção Brasileira Masculina, serão comandados pelo treinador Lucas “Tanque” Duque, um dos maiores jogadores da história do São José e que defendeu o Brasil nos Jogos do Rio, em 2016.

Tanque convocou 12 jogadores, entre eles, o atleta do São José Rugby, João Gabriel, de apenas 17 anos. Joãozinho é uma das jovens promessas da base joseense que fez sua estreia na equipe adulta do São José, em 2023, com apenas 16 anos e agora disputará sua primeira competição oficial pela Seleção Brasileira Principal.

Ao todo são 12 países divididos em três grupos. O Brasil está no Grupo C com Espanha, Hong Kong China e Papua Nova Guiné. Os dois primeiros colocados de cada grupo e os 2 melhores terceiros colocados avançarão às quartas de final. Somente o campeão estará nas Olimpíadas de Paris em 2024.

Calendário

Março deu início ao calendário de competições do Rugby com a disputa da Copa Caipira. E neste mês de maio teve início o Super 12, o Campeonato Brasileiro de Rugby, e o Campeonato Paulista. No segundo semestre, ainda estão previstos a realização dos torneios de Sevens Masculino.

Já no feminino, o São José Rugby ficou na terceira colocação do Campeonato Paulista de XV, ao vencer o Pasteur por 33 a 14. A temporada ainda tem a disputa do Campeonato Brasileiro de Seleções XV, o Campeonato Paulista de Sevens (no qual as joseenses são as atuais campeãs) e o Super Sevens, principal competição da categoria.

Ração e Cia

Jacareí

Sobre os jacareienses, confira o material enviado por Ícaro Leal, da assessoria de Imprensa do clube.

Neste sábado (8), o Jacareí Rugby volta a jogar no Campo do Balneário, em Jacareí, em um duelo pelo Campeonato Brasileiro de Rugby XV. A terceira partida dos jacarés no Super 12 terá o Piracicaba Rugby como adversário. O jogo acontece às 14h e é válido pelo Grupo B da competição.

O retorno ao Balneário acontece após jogo fora de casa contra a Poli e também estreia do Jacareí no Brasileiro realizada no Estádio Dú Cambusano, no Villa Branca. A última partida na Toca do Jacaré, como o local também é conhecido, foi o Clássico contra o São José na final da Copa Caipira em 20 de abril.

Neste 8 de junho, o time jacareiense busca reencontrar o caminho das vitórias já que perdeu a invencibilidade de 2024 no último jogo, contra a Poli, fora de casa. Atualmente, os jacarés ocupam o segundo lugar na Chave B com 5 pontos conquistados. Do outro lado, os piracicabanos ainda lutam para alcançar a primeira vitória na competição, já que foram derrotados pela Poli e pelo Curitiba nos jogos iniciais.

Este também será o primeiro duelo entre as equipes já que o Piracicaba joga pela primeira vez o Super 12. Dessa forma, o adversário será o 31º time diferente que o Jacareí Rugby enfrentará na história por uma competição oficial de XV. Entre paulistas, esse será o 20º desafiante diferente.

Preliminares

Antes do duelo pelo Campeonato Brasileiro, os jacarés do M16 Masculino jogarão contra o Iguanas, às 11h45, em duelo pela terceira rodada do Campeonato Paulista da categoria. O SESI Jacareí Rugby lidera o grupo do Vale do Paraíba com duas vitórias em dois jogos, e sem sofrer pontos até o momento. O jogo também será realizado no Campo do Balneário.

Antes ainda dos jogos oficiais, os jacarezinhos do Infantil e também do Juvenil Feminino entrarão em campo para duelos amistosos contra equipes da região. A ideia é dar oportunidade para que os pequenos atletas disputem partidas e tenham interação com colegas de outros times da região do Vale do Paraíba. Estas atividades estão previstas para acontecer a partir de 9h30.

Nas imagens, o jacareiense Matheus Cruz fazendo um passe contra a Poli (foto de Ícaro Leal/Jacareí Rugby); os joseenses João Silva, Pirulito e Fernando Cabelo (da esquerda à direita, em foto de Fabio Lapa).

Comentário

comentário