Jacareí Rugby festeja convocações para pré-olímpico

O Jacareí Rugby teve cinco jogadores convocados para a Seleção Brasileira masculina que vai tentar uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris. A disputa começa no dia 21, sexta-feira da próxima semana.

Confira no material enviado por Ícaro Leal, da assessoria de Imprensa do clube.

A Seleção Brasileira de Rugby Sevens foi convocada para a disputa do Torneio Pré-Olímpico Mundial, em Mônaco. Dos 12 atletas chamados pelos Tupis 7s, um total de cinco atuam pelo Jacareí Rugby. A competição definirá a última vaga para os Jogos Olímpicos Paris 2024 e acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de junho. Os jacarés selecionados foram: Andrei Santana, Lucas Drudi, Maiki Lemes, Matheus Cruz e Nicolas Azevedo.

Entre os convocados, Drudi e Cruz são os atletas mais experientes do Jacareí e também do elenco. O primeiro defende a Seleção Brasileira há mais de 10 anos. Esteve com os Tupis 7s nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, no World Rugby Sevens Challenger de 2023, além de etapas do Circuito Mundial e Jogos Sul-Americanos. Já Matheus Cruz também esteve em torneios importantes como o World Rugby Sevens Challenger na África do Sul e também em outras competições preparatórias para a Rio 2016.

Por outro lado, Andrei Santana, Maiki Lemes e Nicolas Azevedo estarão com a Seleção Brasileira adulta pela primeira vez. Os três têm no histórico, convocações pelas categorias de base, mas estreiam pela principal por esta competição.

Além dos cinco jogadores convocados, o Jacareí Rugby também tem Lyan Aquino na lista de suplentes para a competição em caso de lesão de algum atleta às vésperas da viagem. Isso porque, o grupo participa de um último período de treinos entre os dias 12, 13 e 14 de junho em São José dos Campos/SP. A viagem para Mônaco está marcada para o dia 16 de junho.

Com as convocações, o Jacareí Rugby enfrentará o Curitiba no dia 15 de junho desfalcado de cinco jogadores. A equipe está na disputa do Campeonato Brasileiro e jogará contra os paranaenses pela quarta rodada do Grupo B, com a possibilidade de classificação antecipada para o Hexagonal Final.

O Pré-Olímpico Mundial

Os Tupis 7s estão no Grupo C com Espanha, Hong Kong e Papua Nova Guiné. A chave A conta com África do Sul, Chile, Tonga e México. Já a B terá Grã-Bretanha, Canadá, Uganda e China.

Todos do Grupo se enfrentam para a definição dos classificados às Quartas de Final e depois definem o título do torneio na disputa do mata-mata. Apenas o campeão garante vaga para a Olimpíada.

No masculino, já estão classificadas as seguintes seleções: França, Argentina, Fiji, Nova Zelândia, Austrália, Irlanda, Uruguai, Estados Unidos, Quênia, Japão e Samoa.

Vale lembrar que no feminino, o Brasil já tem vaga garantida para os Jogos Olímpicos Paris 2024.

Ração e Cia

Os convocados

Conheça mais sobre os convocados do Jacareí Rugby

Nicolas Azevedo

Atleta formado nas categorias de base do Jacareí Rugby tem 19 anos. Esteve com a Seleção Brasileira no Sul-Americano de Rugby XV com o Brasil M20 no Paraguai e terá pela primeira vez sua chance na equipe adulta. Natural de Jacareí começou a jogar rúgbi com 11 anos em 2015. Pelo Jacareí Rugby soma 21 jogos, 211 pontos e três tries.

“A expectativa é muito boa, temos um time bastante jovem, mas com muita qualidade e espero desfrutar ao máximo da competição. Estou muito feliz e orgulhoso de mim mesmo por estar representando uma nação e com uma responsabilidade enorme nas mãos”.

Lucas Drudi

Atleta nascido em Jacareí e formado nas categorias de base do Jacareí Rugby tem 30 anos e é um dos mais experientes do grupo. Foi eleito em 2013 como o Atleta Revelação Masculino de Rugby 7s. Esteve com os Tupis em vários torneios. Foram 3 etapas do Circuito Mundial, 7 Sul-Americanos, 3 Jogos Sul-Americanos Odesur. Além dessas competições também esteve no Pan de Toronto 2015 e no World Rugby Sevens Challenger da África do Sul em 2023. Começou a jogar rúgbi em 2008 aos 14 anos. Hoje, além do rúgbi, também pratica Crossfit. Pelo Jacareí Rugby acumula 100 jogos, 495 pontos e 75 tries. Esteve com os jacarés em todos os títulos, entre eles estão o Brasileiro de XV 2017 e também as quatro conquistas do Brasileiro de Sevens.

“Eu me sinto uma pessoa iluminada, pois poucas pessoas têm essa chance e sei o quanto batalhei diariamente para tê-la. Então, fico muito grato e sei da enorme responsabilidade que é defender a Seleção. Vou dar o meu máximo em cada minuto de jogo e espero jogar no mais alto nível”.

Andrei Santana

Outro jogador natural de Jacareí. Iniciou no rúgbi em 2017 aos 13 anos e hoje está com 19. Esteve com a Seleção de base no Sul-Americano M18 na Argentina e no Sul-Americano M20 no Paraguai. Terá pela primeira vez a sua chance na equipe adulta. Pelo Jacareí Rugby soma 18 jogos e esteve no último título brasileiro de Sevens em 2022.

“Estou me sentindo muito honrado por essa convocação. Passou um filme na cabeça e relembrei tudo que passei até chegar aqui. Em campo, quero colocar em prática tudo aquilo que aprendi, sair com vitórias e com bastante experiência deste torneio”.

Maiki Lemes

Natural de Goioerê, no Paraná, começou a jogar rúgbi em 2017 com 14 anos. Começou a jogar rúgbi pelo Tornados Indaiatuba e chegou ao Jacareí em 2022. Neste ano, foi vice-campeão brasileiro de XV pelo clube e Campeão Brasileiro de Sevens pelos jacarés. Com a Seleção também terá sua primeira experiência no time adulto, mas pela base já esteve na disputa de outras competições. Entre os jacarés, é o único que também defende os Cobras Brasil Rugby. Pelo Jacareí soma 15 jogos, 20 pontos e 4 tries.

“É muito gratificante fazer parte deste grupo. Eu me sinto muito feliz por estar representando meu país, meu clube e mostrar que é possível chegar ao alto nível. Quero fazer bons jogos, trazer vitórias e a classificação para casa”.

Matheus Cruz

Natural de Jacareí, iniciou no rúgbi pelas categorias de base do Jacareí Rugby aos 14 anos em 2010. Esteve em 5 Sul-Americanos, uma etapa do Circuito Mundial e em um Jogos Sul-Americanos ODESUR. Também jogou o Roma Sevens 2016 e o World Rugby Sevens Challenger de 2023. Foi eleito por duas vezes como o Melhor Atleta Juvenil Masculino. Além do Jacareí, também jogou rúgbi na Nova Zelândia durante a base e depois em Portugal com o Évora em 2023. Atualmente, além de jogador, é o treinador do Jacareí Rugby. Pela equipe, esteve em todas as conquistas do clube, incluindo o Brasileiro de XV 2017 e os quatro Brasileiros de Sevens. Soma 92 jogos, 327 pontos e 25 tries.

“É sempre um prazer representar os Tupis. Minha expectativa é superar o nosso melhor rúgbi e deixar toda a energia, concentração e confiança dentro de campo. Estou muito feliz por representar meu país e meu clube em uma competição tão importante e sei da responsabilidade de honrar essa missão”.

Nas fotos (de Ícaro Leal/Jacareí Rugby), Lucas Drudi em partida e Andrei Santana, Lucas Drudi, Matheus Cruz, Maiki Lemes e Nicolas Azevedo (da esquerda à direita).

Comentário

comentário