São José Rugby joga em São Paulo pelo Brasileiro

A tarde de sábado do Brasileirão do rugby masculino novamente terá os dois times da região em campo. O São José Rugby encara um tradicional rival paulista fora de casa e o Jacareí está no Paraná para uma visita ao Curitiba.

Sobre a preparação joseense, confira o material enviado por Rodrigo Correia, da NTZ Comunicação e Marketing, assessoria de Imprensa do time.

Neste sábado, 15, às 15h, o São José Rugby enfrenta o SPAC, pela quarta rodada no Super 12, o Campeonato Brasileiro de Rugby Masculino, na capital paulista. O duelo reúne os dois maiores campeões nacionais, já que o SPAC possui treze títulos brasileiros enquanto os joseenses possuem dez taças.

No último final de semana, o São José Rugby venceu o Niterói por 29 a 20 no CT Ange Guimerá, em São José dos Campos, conquistando a primeira vitória na competição deste ano. Com o resultado, os joseenses chegaram a 7 pontos, mesma pontuação do SPAC, mas ocupam a terceira colocação do Grupo RJ-SP pelos critérios de desempate.

Na última rodada, o SPAC foi superado pelo Pasteur, atual campeão brasileiro, por 24 a 36. A equipe do Pasteur lidera o grupo com 15 pontos e pode garantir a vaga no Hexagonal Final com duas rodadas de antecedência, caso vença o Niterói, neste sábado, às 13h30, em Guarulhos.

No primeiro turno, São José e SPAC se enfrentaram no CT Ange Guimerá e empataram por 18 a 18. Caso o duelo deste sábado tenha um vencedor, tal equipe ficará na vice-liderança da chave, dependendo somente de si para se classificar para o Hexagonal Final.

Regulamento

O Campeonato Brasileiro reúne 12 equipes. Na primeira fase, os clubes são divididos em três grupos regionais, cada um com quatro equipes, e jogam entre si em turno e returno dentro.

O São José Rugby está no grupo RJ-SP junto com o SPAC, adversário deste final de semana, além do Pasteur e Niterói.

Os dois mais bem colocados de cada grupo avançam para a segunda fase, onde formam um Hexagonal e se enfrentam em turno único. Por fim, os dois primeiros colocados do Hexagonal disputam a final do torneio prevista para o dia 05 de outubro.

Paralelamente, os dois últimos colocados de cada grupo da primeira fase enfrentam as melhores equipes do Torneio de Acesso (segunda divisão) no Qualificatório Super 12 2025. Os dois primeiros colocados de cada grupo do Qualificatório garantem vaga no torneio principal do próximo ano.

Convocado

Nos dias 21, 22 e 23 de junho, a Seleção Brasileira Masculina de Rugby Sevens disputa o Pré-Olímpico em Mônaco. Os Tupis, como são conhecidos os jogadores da Seleção Brasileira Masculina, serão comandados pelo treinador Lucas “Tanque” Duque, um dos maiores jogadores da história do São José e que defendeu o Brasil nos Jogos do Rio, em 2016.

Tanque convocou 12 jogadores, entre eles, o atleta do São José Rugby, João Gabriel, de apenas 17 anos. Joãozinho é uma das jovens promessas da base joseense que fez sua estreia na equipe adulta do São José, em 2023, com apenas 16 anos e agora disputará sua primeira competição oficial pela Seleção Brasileira Principal.

Ao todo são 12 países divididos em três grupos. O Brasil está no Grupo C com Espanha, Hong Kong e Papua Nova Guiné. Os dois primeiros colocados de cada grupo e os 2 melhores terceiros colocados avançarão às quartas de final. Somente o campeão estará nas Olimpíadas de Paris em 2024.

flor

Calendário

Março deu início ao calendário de competições do Rugby com a disputa da Copa Caipira. E neste mês de maio teve início o Super 12, o Campeonato Brasileiro de Rugby, e o Campeonato Paulista. No segundo semestre, ainda estão previstos a realização dos torneios de Sevens Masculino.

Já no feminino, o São José Rugby ficou na terceira colocação do Campeonato Paulista de XV, ao vencer o Pasteur por 33 a 14. A temporada ainda tem a disputa do Campeonato Brasileiro de Seleções XV, o Campeonato Paulista de Sevens (no qual as joseenses são as atuais campeãs) e o Super Sevens, principal competição da categoria.

Na foto (de Paola Rabelo/São José Rugby), o joseense Matheus Biazzo em partida recente.

Comentário

comentário