Lateral do São José feminino vai à Copa

A lateral-direita Poliana, do São José, voltou à Seleção Brasileira e agora para disputar a Copa do Mundo. A também lateral-direita Fabiana Baiana não conseguiu superar uma contusão e acabou cortada.

A troca na lista das convocadas foi anunciada nesta segunda-feira, no seguinte comunicado da CBF.

No treino de domingo (2), a lateral-direita Fabiana relatou ao departamento médico da Seleção Brasileira Feminina dor na região posterior da coxa direita.

A atleta foi submetida a um exame de imagem, no qual foi diagnosticado lesão do músculo semitendinoso, classificação grau 1, sem tempo hábil de recuperação para a disputa da Copa do Mundo da França. A comissão técnica da Seleção Brasileira Feminina lamenta a lesão de Fabiana e deseja plena recuperação.

Para a vaga, o técnico Vadão convocou a lateral-direita Poliana, do São Jose-SP, para a disputa do Mundial. A defensora se apresentará diretamente em Grenoble, na França.

Em São José dos Campos, a confirmação surgiu no seguinte material enviado por Gabriel Dantas, assessor de Imprensa do time joseense.

Poliana viaja nesta terça-feira, 4, para Portimão, em Portugal, onde a delegação brasileira realiza a preparação.

A estreia do Brasil será dia 9 de junho, domingo, às 10h30, em Grenoble, contra a Jamaica. Depois da seleção jamaicana, o Brasil vai para Montpellier encarar a Austrália e fecha a fase de grupos contra a Itália, em Valenciennes.

A lateral-direita disputará sua segunda Copa do Mundo: a primeira foi em 2015, no Mundial de Toronto. Na ocasião, o Brasil foi eliminado nas oitavas de final, para a Austrália, pelo placar de 1 a 0. A atleta também esteve em sua primeira Olimpíada, em 2016, no Rio de Janeiro.

A jogadora demonstra felicidade em ser convocada para o Mundial, mas manda mensagem para Fabi: “Estou muito feliz pela convocação, faltam até palavras para descrever esse momento. É sempre uma hora e um prazer imenso servir e representar nossa nação. Mas, também fico triste pela Fabiana, que acabou sofrendo uma lesão e a quem desejo melhoras e uma boa recuperação. O torcedor pode esperar muita raça, vontade e determinação da nossa seleção. Esperamos fazer um ótimo Mundial e conquistar bons resultados”, disse Poliana.

Poliana Barbosa voltou ao São José neste. Já disputou 15 jogos, sendo nove pelo Campeonato Brasileiro e seis pelo Campeonato Paulista. A jogadora está em sua segunda passagem pelo futebol joseense. Na primeira, conquistou inúmeros títulos: Mundial de Clubes (2014), Libertadores (2011, 2013 e 2014), Copa do Brasil (2012 e 2013) e um tricampeonato Paulista (2012, 2014 e 2015). Inclusive, foi dela o gol que garantiu a primeira conquista internacional da equipe, em 2011, na vitória do São José sobre o Colo Colo, do Chile.

A convocação

A Seleção foi convocada no dia 16 e logo em seguida, a lista teve uma mudança. A meia-atacante Adriana, do Corinthians, sofreu contusão grave em um jogo contra o Santos e acabou substituída por Luana, do KSPO Woman, da Coreia do Sul.

A lateral-direita Poliana vinha sendo convocada. No entanto, o técnico Vadão preferiu apostar na recuperação de Fabiana Baiana e prestigiar Letícia Santos, a titular das partidas recentes.

Fabiana Baiana, hoje no Internacional de Porto Alegre, foi campeã pelo São José na Libertadores de 2013. Em algumas partidas, atuou mais avançada e com Poliana também no time. Letícia Santos, na lateral esquerda de uma defesa com Poliana na direita, foi campeã na Libertadores de 2014 e logo em seguida, também do Mundial de Clubes, no Japão.

A meia-atacante Andressa Alves e a atacante Dedinha são outras duas que também participaram dos dois títulos de 2014. A atacante Cristiane, de uma primeira passagem pelo São José em 2008, voltou em 2012 para a Libertadores realizada em Pernambuco. Com ela, o time joseense perdeu na semifinal e depois venceu no jogo da disputa pelo terceiro lugar.

Da lista das 23 convocadas nesta sexta-feira, outras duas jogadores também passaram pelo São José. A goleira Letícia Izidoro chegou a ser titular em 2015 e atacante Ludmila, em 2016 e 2017.

A lista

A lista

Goleiras

Aline – UD Granadilla Tenerife (Espanha)
Bárbara – Avaí/Kindermann (Brasil)
Letícia – Corinthians (Brasil)

Defensoras

Camila – Orlando Pride (EUA)
Érika – Corinthians (Brasil)
Kathellen – FC Bordeaux (França)
Letícia – Sportclub Sand (Alemanha)
Poliana – (São José EC)
Mônica – Corinthians (Brasil)
Tamires – Fortuna Hjorring (Dinamarca)
Tayla – Benfica (Portugal)

Meio-campistas

Andressinha – Portland Thorns (EUA)
Formiga – Paris St Germain (França)
Thaisa – Milan (Itália)
Luana – KSPO Woman (Coreia do Sul)

Atacantes

Andressa Alves – Barcelona (Espanha)
Bia Zaneratto – Incheon Hyundai Steel Red Angels (Coreia do Sul)
Cristiane – São Paulo (Brasil)
Debinha – North Carolina Courage (EUA)
Geyse – Benfica (Portugal)
Ludmila – Atlético de Madrid (Espanha)
Marta – Orlando Pride (EUA)
Raquel – Sporting Club Huelva (Espanha)

 

Nas imagens, Poliana no jogo de domingo passado do São José, contra o Santos, no estádio da Portuguesa Santista (foto de Gabriel Dantas/São José Futebol Feminino) e treinando em convocação anterior da Seleção (foto de Lucas Figueiredo/CBF).

Comentário

comentário