Futebol feminino da região tem domingo de definições

A fase de grupos do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino da Série A-2 será fechada neste domingo, às 15h. O Taubaté joga no Paraná e defende posição na zona de classificação ao mata-mata das quartas de final. O São José entra em campo na Bahia e dependendo também de outros resultados para escapar do rebaixamento. Já pelo Paulistão, a rodada foi fechada com o Pinda recebendo o Corinthians e sofrendo goleada.

A atual etapa da competição tem os 16 times divididos em dois grupos regionalizados de oito e com turno único de sete rodadas. Os quatro melhores de cada grupo avançarão ao mata-mata das quartas de final que promoverá os quatro semifinalistas à Série A-1 de 2025. Os quatro piores da classificação geral serão rebaixados à Série A-3.

Por causa das enchentes no Rio Grande do Sul, o campeonato foi interrompido na sexta rodada fechada no dia 18 de maio. Jogos do Juventude, de Caxias do Sul, ficaram atrasados e provocaram a transferência da última rodada para 23 de junho.

A classificação do Grupo A está assim:

A do Grupo B:

Pela ordem, são critérios para desempate: maior número de vitórias, melhor saldo de gols, maior número de gols marcados, menor número de cartões vermelhos, menos número de cartões amarelos e sorteio.

A rodada

O domingo que fechará o Grupo A tem os seguintes jogos: Athletico Paranaense x Taubaté (no CAT do Caju, CT do time paranaense), Bahia x São José (no Pituaçu), Minas Brasília x Juventude (estádio do Gama) e Mixto x Doce Mel (Dutrinha). As quatro partidas do Grupo B: Jc FC x Instituto (Itacoatiara), Sport Recife x Vf4 (estádio do Arruda), Fortaleza x Uda (CT Ribamar Bezerra) e Remo x Recanto (estádio Baenão).

A disputa

Para ficar com uma das vagas do Grupo A, um empate já será suficiente para o Taubaté. No entanto, um empate poderá eliminar o Athletico Paranaense porque o Mixto tem todas chances de vencer o Doce Mel e deixar taubateanos e paranaenses disputando uma única vaga.

O desafio do São José é ainda mais complexo. Para escapar do rebaixamento, terá que começar com uma vitória sobre o líder e invicto Bahia. E para sair da penúltima colocação da classificação geral, terá que ultrapassar dois dos outros quatro times que ainda não estão com a permanência assegurada. São eles: Minas Brasília, Remo, Uda e Vf4.

Ração e Cia

Paulistão

A quinta rodada do Paulistão Feminino Sicredi foi concluída na tarde de sexta-feira (21) com um jogo. Mesmo fora de casa, no estádio Antônio Pinheiro Junior, em Pindamonhangaba, o Corinthians conquistou os três pontos ao golear o Pinda por 5 a 1.

Com a vitória, o Corinthians chegou a dez pontos e ocupa o segundo lugar. A disputa pelo G-4 está tão equilibrada, que todos os integrantes têm dez pontos. O Santos lidera pelo saldo de gols, pois tem dez, contra nove do Corinthians, sete do São Paulo e seis do Palmeiras.

Corinthians e São Paulo, porém, fizeram apenas quatro jogos, enquanto Santos e Palmeiras cinco. O Pinda, que já entrou em campo cinco vezes, segue com quatro pontos, em nono lugar.

O jogo

O Corinthians abriu o placar aos 29 minutos do primeiro tempo com Jaqueline, que converteu pênalti com muita tranquilidade. Aos 42, o Pinda empatou com golaço de Marcela, que chutou de fora da área e acertou o ângulo.

O jogo seguiu equilibrado na etapa final, mas o Corinthians voltou a frente do placar com gol contra de Danúbia após escanteio, aos 27 minutos. Apenas três minutos depois, aos 30, Jheniffer recebeu na área, limpou bem e bateu no canto.

Aos 33, Fernanda marcou um belo gol em cobrança de escanteio. Para finalizar, aos 47, Vic Albuquerque completou cruzamento de cabeça para fazer 5 a 1.

A disputa

Na primeira fase, os 11 clubes formam grupo único e se enfrentam em apenas um turno. Ao fim de dez rodadas, os quatro primeiros avançam às semifinais. Os times que ficarem entre o quinto e o oitavo lugar disputarão a Copa Paulista Feminina.

O Corinthians volta a campo na sexta-feira (28) contra o São Paulo em jogo válido pela 6ª rodada. O Pinda por outro lado folga na próxima rodada.

Nas imagens, um treino do São José (foto de Léo Lenzi/Agência NTZ), a goleira taubateana Yolanda (foto de Victor Cônsoli/AD Taubaté) e corintianas comemorando gol em Pinda (foto de Anderson Romão/AG Paulistão).

Comentário

comentário