Rugby tem rodada do Brasileiro com times da região

O Brasileirão do rugby masculino volta neste sábado com a penúltima rodada da primeira fase. O Jacareí joga em casa e depende do próprio resultado para antecipar vaga. O São José atuará fora e também acompanhará os resultados de concorrentes.

Confira no material enviado por Victor Ramalho, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

O Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV contará com cinco partidas nesse sábado, dia 6, com ação rolando em Bento Gonçalves (RS), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Guarulhos (SP) e Jacareí (SP).

No Rio Grande do Sul, os olhares estarão em Farrapos contra Desterro, o clássicos dos clubes verdes do Sul. A rivalidade entre o maior campeão gaúcho e o maior campeão catarinense é de longa data, mas nos últimos tempos a vantagem vem sendo da equipe de Bento Gonçalves, com o último jogo tendo terminado em atropelo por 84 a 13 durante o Super 12 de 2023.

Porém, no mesmo ano, o clube de Florianópolis venceu em casa por 24 a 22, o que garante emoção para o duelo. A vitória poderá dar a vaga no Hexagonal Final ao Farrapos, que está invicto no momento.

Jacareí

Em Jacareí, o clube da casa receberá a já classificada Poli, da capital paulista. O duelo é um dos mais quentes do rugby brasileiro na atualidade e promete verdadeiro espetáculo. A Poli leva grande vantagem no histórico recente tendo triunfado nos cinco últimos duelos entre as duas equipes, sendo que a última vitória dos Jacarés foi em 2022.

Porém, o Jacareí necessita da vitória para selar sua classificação antecipada ao Hexagonal, ao passo que a Poli já está garantida na próxima fase, mas busca a primeira colocação – que lhe dará um jogo em casa a mais no Hexagonal. O último duelo entre os dois times foi em maio e acabou em vitória da Poli por 32 a 13.

Enquanto isso, em Curitiba, o time mandante encarará o já eliminado Piracicaba. Os Touros precisam vencer para seguirem com chances de classificação ao Hexagonal, torcendo ainda por vitória da Poli. A vantagem do duelo é do Curitiba, que triunfou no primeiro turno por 52 a 19 no interior paulista. O “Pira” joga por sua primeira vitória na elite nacional.

São José

O SPAC também poderá carimbar sua classificação em jogo em São Paulo contra o Niterói, valendo a tradicional “Taça Irmãos Turnbull”. Trata-se da mais longa rivalidade interestadual e o SPAC só precisa de simples vitória para garantir sua vaga no Hexagonal, ao passo que o time fluminense já não tem mais chances de avançar. O SPAC fez 41 a 7 no primeiro duelo entre os dois times neste ano.

Enquanto isso, o São José torce por tropeço do SPAC para poder seguir sonhando com a classificação. O time do Vale do Paraíba visitará o líder Pasteur, que já está garantido no Hexagonal e busca carimbar a primeira colocação.

O Pasteur vai ao jogo após derrota na Copa do Brasil diante do Farrapos e está sedento por uma grande vitória. O duelo tem rivalidade, com o Pasteur tendo vencido por 55 a 16 em abril deste ano, ao passo que o São José venceu pela última vez em 2019.

Classificação

Torneio de acesso

Enquanto o Super 12 pega fogo, o Torneio de Acesso assistirá ao pontapé inicial para o grupo que envolve clubes de Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a chamada Taça Sul. Os participantes são os mesmos de 2023 e, com isso, já carregam rivalidades. Em Marau, o Colonos (antigo URTC) receberá os catarinenses do São João Batista (SJB), ao passo que em Estrela tem Centauros versus Antiqua, de Pelotas.

No ano passado, o Colonos superou fora de casa o SJB por 22 a 17, ao passo que o Centauros venceu fora de casa o Antiqua por 27 a 10. Desta vez, os mandos estão invertidos, mas a expectativa é alta para os duelos que farão a alegria retornar aos gramados gaúchos.

Os vídeos das partidas na íntegra estarão no ar no YouTube da Brasil Rugby até segunda-feira.

Na foto (de Rodrigo Correia/Agência NTZ), lance de uma partida anterior com o São José recebendo o Pasteur.

Comentário

comentário