Vela espera a volta dos campeões ao Litoral Norte

O veleiro gaúcho Crioula já está no Litoral Norte para defender a condição de bicampeão do principal encontro continental da vela que começa na sexta-feira, com a 51ª edição. Outros barcos, das demais categorias, também são esperados. Confira os vencedores do ano passado.

Confira no material enviado por Flávio Perez, da On Board Sports, assessoria de Imprensa do evento.

A 51ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval está prestes a começar. O maior evento de vela oceânica da América Latina será de 20 (sexta-feira) a 27 de julho no Yacht Club de Ilhabela (YCI).

Os maiores velejadores do país disputam regatas no Canal de São Sebastião ao lado de amadores e pessoas que estão na raia pela primeira vez. O objetivo das mais de 100 equipes esperadas é ser campeã em uma das classes escolhidas.

A SIVI Daycoval terá as categorias ORC, BRA-RGS, RGS-Cruiser, Clássicos e C-30 nesta temporada, a única mudança foi a ida da HPE-25 para a Monotipos, que terminaria no domingo (14).

No ano passado, quando o evento completou sua 50ª edição, o Crioula dominou as disputas, que se iniciaram na Regata 100 anos do Atrevida Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil e as provas Eduardo Souza Ramos e Mitsubishi.

O time do Veleiros do Sul repetiu o feito de 2022 com seu TP52. O barco ganhou também a Alcatrazes por Boreste, Regata Eduardo Souza Ramos e Mitsubishi. O segundo na ORC foi o Phoenix e o terceiro o Phytoervas. Na divisão B, o grande campeão foi o Kamikaze.

“O TP52, como o nome já diz, é um barco de 52 pés. É um barco todo de fibra de carbono e de um desenho bem recente. Os veleiros vêm se aprimorando muito, geração após geração. Então são barcos bem otimizados, que buscam a máxima performance. O barco é extremamente leve, com uma grande área vélica, uma grande estabilidade”.

Clássicos

O campeão geral do RGS e dos Clássicos foi o Madrugada, barco histórico que já foi homenageado pela SIVI. ”Deu tudo, tripulação entrosada e um projeto de barco vencedor. Estamos contentes”, contou Niels Rump, líder do Madrugada.

Na RGS A, o vencedor foi Pangea Speed Max Racing, que levou também o Brasileiro de RGS 2023. Na divisão B, quem ficou em primeiro foi o Azimute e na C o Plâncton.

Entre os 130 barcos, 12 deles vieram da Argentina. E o único que foi campeão foi o Odoya na Bico de Proa. Nas divisões A, B e C da Bico de Proa, os vencedores foram Blue Wind, Odoya e Cambada I.

“A competição teve um nível extremamente alto em todas as classes. Os velejadores enfrentaram diferentes condições de vento e tipos de percurso, incluindo provas de média e longa duração. Nas regatas de barla-sota, a sinergia das equipes ficou evidente. No entanto, o que mais se destacou foi o ambiente de camaradagem, consolidando este evento como o maior encontro da vela na América do Sul”, afirmou Cuca Sodré, diretor técnico da SIVI Daycoval.

Na C30, uma virada na última regata do campeonato. O Loyalt 06 venceu a prova e contou com uma combinação de resultado, que deixou o Tonka com a medalha de prata entre os oito veleiros da Carabelli 30 na SIVI, um recorde histórico da categoria. Foram realizadas oito regatas da classe C30.

Monotipos

Nos monotipos da HPE25, a comissão realizou cinco regatas e o vencedor foi o Crazy Phoenix, seguido por Espetáculo e Ginga. Entre os multicascos, o Mente Sã foi o campeão de 2023 superando o Savage.

O Campeonato por Equipes da 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela foi concluído no dia 28 de julho, uma sexta-feira, no Yacht Club de Ilhabela. A competição reuniu 12 trios de veleiros e somou as pontuações de cada um nas classes ORC, Bico de Proa e RGS.

O trio batizado de RISC 2023 formado por Phoenix, Pangea Speed Max Racing e Invocado ficou com a medalha de ouro com 33 pontos.

O segundo lugar ficou com o Porto Alegre, que teve os veleiros Almadia, Kamikaze e Madrugada, com 93 pontos. O terceiro colocado foi o Vela Top de Kaupê, Sossegado e Phytoervas.

O evento

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval chega à sua 51ª edição, organizada pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI). Este evento, o maior da modalidade na América do Sul, reúne os principais nomes do esporte no país, divididos em barcos de diferentes tamanhos e classes. Em média, mais de 120 veleiros de diversos estados e até estrangeiros participam das regatas no Litoral Norte de São Paulo.

Tradicionalmente realizada no mês de julho, a competição impacta positivamente o turismo de Ilhabela, gerando alta demanda na infraestrutura turística, incluindo hotéis, pousadas e restaurantes.

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval se alinha com a agenda positiva dos principais campeonatos mundiais, buscando reduzir seu impacto ambiental a cada edição. Nos últimos anos, além de promover a conscientização ambiental com a redução do uso de papel e plástico, o evento também realizou ações voltadas para a limpeza e conservação dos oceanos. Ilhabela se tornou um ponto de passagem obrigatória para as baleias jubartes. O evento conta com a parceria histórica da Prefeitura de Ilhabela e da Marinha do Brasil.

O patrocinador

O Banco Daycoval é uma Instituição financeira com 55 anos de experiência, especializado no segmento de créditos e serviços para empresas, com atuação relevante também no varejo, através de operações de crédito consignado, financiamento de veículos, câmbio turismo e investimentos.

Com sede em São Paulo (capital), o Banco possui 3.609 colaboradores distribuídos entre a matriz, 50 agências em todo País e mais de 250 pontos de atendimento.

Na foto (de On Board Sports/Divulgação), o barco Crioula em uma das regatas do ano passado.

Comentário

comentário