Rugby da região é vice em sub-19 de seleções

O Campeonato Brasileiro de Seleções Regionais de Rugby XV foi fechado no último sábado, em duas categorias. Na feminino adulta, as jogadoras do forte mato-grossense Melina novamente fizeram a diferença e na masculina até 19 anos, festa dos garotos das equipes da capital paulista. A São Paulo Vale (do Paraíba) não teve chances na feminina, mas terminou vice na masculina.

Confira no material enviado por Victor Ramalho, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby.

Campeões brasileiros confirmados em duas categorias do BR XV! O Centro-Oeste celebrou o tricampeonato brasileiro feminino, ao passo que São Paulo Capital conquistou seu segundo título em três anos do masculino M19.

A jornada começou com o M19 e São Paulo Capital precisava somente de 1 ponto para ser campeão. O time paulistano fez melhor e triunfou por 65 a 0 sobre o Centro-Oeste, que precisava vencer com ponto bônus para poder erguer a taça. Foram 11 tries não respondidos e festa da equipe organizada pela Federação Paulista.

“Sempre bom trabalhar com as categorias de base e o trabalho em São Paulo está bem sólido. Nosso grupo representou bem e levantar o caneco só me deixa muito orgulhoso. Os atletas estão de parabéns por tudo o que fizeram no ano”, comentou Diego Lopez, treinador de São Paulo Capital.

Na sequência veio a partida que era considerada a mais equilibrada da tarde no Mato Grosso. Centro-Oeste e São Paulo Capital mediram forças no feminino adulto, repetindo a final do ano passado. Em campo estavam oito atletas que defenderam as Yaras, a Seleção Brasileira, no jogo decisivo das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2025, que resultou em vitória brasileira sobre a Colômbia (34 a 13) e classificação inédita ao Mundial.

O Centro-Oeste contou com cinco Yaras e 21 das 23 atletas em campo eram do Melina Rugby Clube, referência na modalidade. Já São Paulo Capital escalou três atletas das Yaras e com origens mais diversas em termos de clubes.

Jogo coletivo

No fim, a forma do Centro-Oeste e a unidade do grupo fizeram a diferença com uma final impecável que resultou em triunfo por 27 a 5, com 4 tries a favor das donas da casa e apenas 1 para as visitantes. O Centro-Oeste liderou o placar de ponto a ponto e celebrou o título novamente invicto.

“Muita satisfação pelo trabalho realizado e, na verdade, o trabalho é das atletas, são elas as reais protagonistas”, comentou Filipe Bicudo, treinador do Centro-Oeste. “Dever cumprido e muita felicidade por um ano que foi de evolução contínua”, complementou.

“Estamos muito felizes com o crescimento do rugby feminino brasileiro. Nossa atletas estão tendo mais jogos, mais experiência, e isso vai contribuindo com a qualidade do jogo. É muito importante um torneio como este”, falou Mallaury Chatron, atleta do Centro-Oeste.

São Paulo Vale

Por fim, no Rio de Janeiro, as seleções fluminenses encararam as seleções de São Paulo Vale completando a rodada final do BR XV. No feminino, o Rio de Janeiro triunfou por 17 a 5 e deixou o Vale do Paraíba na última colocação. Já no M19 masculino, os paulistas triunfaram por largos 73 a 10 e ficaram com o vice campeonato, deixando os fluminenses na lanterna.

No M19, São Paulo Capital foi campeã com 20 pontos e São Paulo Vale, vice com 14. Centro-Oeste (10), Paraná (5) e Rio de Janeiro (completaram a classificação).

O BR XV segue agora no segundo semestre com as categorias masculina M17 e feminina M18.

Na foto (de Fotojump), jogadoras do Centro-Oeste comemorando o título.

Comentário

comentário