Skate brasileiro olímpico vive a semana da disputa

A Seleção Brasileira de Street, com a joseense Pâmela Rosa, entrou na Vila Olímpica no domingo (21) para a tão aguardada disputa dos Jogos de Paris 2024. Na segunda-feira, os skatistas realizam um reconhecimento da pista. As sessões de treino na praça da Concórdia começaram nesta terça e vão até sexta-feira, com a competição acontecendo no sábado e domingo.

Confira no material enviado pela assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSK).

Antes do desembarque na França, os skatistas brasileiros passaram por um período de treinamento em Lisboa (POR), entre os dias 18 e 20. O trabalho promovido pela Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) contou com as presenças de Gabriela Mazetto, Giovanni Vianna e Felipe Gustavo. O grupo que representará o Brasil ainda é composto por Pâmela Rosa, Rayssa Leal (prata em Tóquio 2020) e Kelvin Hoefler (prata em Tóquio 2020).

“É bom para o entrosamento da equipe. Pra gente ficar mais junto. Também foi bom pra gente acostumar com o fuso horário. A CBSk está fazendo o que for possível pra gente ficar bem tranquilo e que dê tudo certo”, afirma Gabriela Mazetto.

“Pra mim é muito legal ter vindo um pouco antes. A gente consegue ficar mais tranquilo com o fuso para chegar lá bem. Andar de skate. Todo mundo bem, todo mundo feliz. Essa é a hora de celebrar e fazer o melhor de cada um”, destaca Giovanni Vianna.

“Foi muito importante esses dias aqui em Portugal para poder ir acostumando. Para mim o fuso horário é muito grande. Eu moro nos Estados Unidos. São nove horas. Foi muito bom estar com o time. Estamos nos acostumando com o que vai acontecer em Paris. A cidade de Lisboa é muito boa. Fala português. A comida é muito boa. Foi pra gente acostumar mesmo com a Europa. Foi muito bom estar junto com todo mundo. Seguimos fortes”, completa Felipe Gustavo.

Em ação

O Street masculino será o primeiro a entrar em ação, com disputas no sábado (27). As preliminares começam às 7h pelo fuso brasileiro, com a final acontecendo às 12h. No domingo (28) será a vez do Street feminino, com o mesmo cronograma de horários. Nos dois dias, a competição terá transmissão ao vivo pela Cazé TV, SporTV e TV Globo.

“Acho que a gente chega muito mais experiente. Muito mais maduro. Sabendo o que tem que fazer, como é a Vila. Foi um ciclo muito evolutivo de todos. Eles também mostraram essa evolução, comprometimento com o skate olímpico, com o skate de performance. Houve uma evolução incrível, desde a Confederação, comissão técnica. Todos chegam nesse ciclo olímpico muito mais experientes. E vamos para essa última etapa agora que é Paris”, afirma Rogério Manosa Mancha, consultor técnico da Seleção Brasileira de Street.

No Street, tanto na primeira fase quanto na final, cada skatista realizará duas voltas e cinco tentativas de manobra. A pontuação final será composta pela somatória da volta e das duas manobras de maior nota.

Comissão técnica

Em Paris 2024, os skatistas brasileiros contam com o suporte de Bernardo Villano (gerente de Seleções), de Rogério Manosa – Mancha (consultor técnico da Seleção de Street), de Julio Gentil da Cruz – Detefon (coordenador técnico) e de Carlos Barreto (fisioterapeuta).

No Park, os consultores técnicos são Edgard Pereira – Vovô e Miguel Zaffari – Catarina, além do fisioterapeuta Alison Paz.

Em Lisboa (POR), os skatistas ainda contaram com o suporte de Fernando Granja (coordenador de Seleções) e das assessoras técnicas Milena Anuska Gonçalves e Elisa Condé.

Na disputa

Nas Olimpíadas, cada modalidade (Park e Street) será composta por 22 nomes por categoria (Feminino e Masculino), definidos com base no ranking mundial e respeitados os seguintes critérios: uma vaga dedicada ao país-sede (4 no total); pelo menos 1 representante de cada continente; e máximo de três skatistas por país (12 no total).

Em Paris, as disputas serão realizadas na Praça da Concórdia, com preliminares e final acontecendo num único dia.

No Street, tanto na primeira fase quanto na final, cada skatista realizará duas voltas e cinco tentativas de manobra. A pontuação final será composta pela somatória da volta e das duas manobras de maior nota.

No Park, a primeira fase e a final serão disputadas com três voltas de 45 segundos para cada skatista, valendo a apresentação de melhor nota.

Cronograma

No fuso horário de Brasília

Street masculino – 27 de julho (sábado) – 7h – preliminares / 12h – final;

Street feminino – 28 de julho (domingo) – 7h – preliminares / 12h – final;

Park feminino – 6 de agosto (terça-feira) – 7h30 – preliminares / 12h30 – final;

Park masculino – 7 de agosto (quarta-feira) – 7h30 – preliminares / 12h30 – final.

Na foto (CBSK/Divulgação), o time olímpico brasileiro e com Pâmela Rosa de agasalho branco.

Comentário

comentário