Rugby brasileiro abre eliminatórias com grande vitória

Com jogadores do Jacareí e São José, o principal selecionado brasileiro de rugby estreou nas eliminatórias do próximo mundial com um expressivo resultado e diante da torcida.

Confira no material de Victor Ramalho, enviado por Alexandre Massi, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

A estreia nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de Rugby de 2027 não poderia ter sido melhor para os Tupis. A seleção brasileira venceu o Paraguai no domingo que passou, 18, em São Paulo, com o placar mais elástico da história do confronto: 77 a 17. Com o resultado, a equipe se aproximou da classificação para as semifinais da competição.

“Estou feliz pelo resultado, que foi muito bom, e nos ajuda na preparação para o duelo contra o Chile. Deu praticamente tudo certo, vamos rever ainda os tries que sofremos, mas o saldo é bastante positivo”, disse o treinador Emiliano Caffera, que recentemente ajudou a seleção feminina a conquistar a inédita vaga para a Copa do Mundo, em 2025, na Inglaterra.

O Brasil dominou a partida do começo ao fim, pontuando logo em seu primeiro ataque, com Ariel. Foram seis tries somente na etapa inicial, que terminou com vantagem parcial de 42 a 3. No segundo tempo, a dinâmica do jogo seguiu a mesma. Foram outros cinco tries e o placar final de 77 a 17.

“Lá atrás, o Brasil vivia outra realidade no rugby e crescemos muito nos últimos anos. Após muito suor e trabalho de tanta gente, conseguimos chegar a mais essa grande vitória. É seguir passo a passo nas eliminatórias, com muita calma, e preparar o time para o jogo contra o Chile”, afirmou Moisés Duque, único remanescente do Brasil desde a vitória de 2008 sobre o Paraguai, quando a seleção quebrou um jejum de 19 anos sem derrotar o adversário.

O duelo contra o Chile pelas Eliminatórias é fora de casa e está marcado para 5 de outubro. Nova vitória garante os Tupis na próxima fase, mas, mesmo em caso de derrota, é possível que a seleção avance às semifinais. Antes, os Tupis disputam um amistoso contra a Argentina, em 8 de setembro.

A disputa

Brasil, Chile e Paraguai estão disputando um triangular, turno único, em que as duas melhores seleções se classificam diretamente à próxima fase. Já o terceiro colocado vai para uma repescagem contra o campeão de um quadrangular que reúne Colômbia, Costa Rica, Peru e Venezuela.

Já o último colocado desse triangular vai para a repescagem contra o campeão de um quadrangular que reúne Colômbia, Costa Rica, Peru e Venezuela. O vencedor da repescagem também avança à próxima fase. Vale lembrar que somente o campeão das
Eliminatórias da América do Sul têm vaga direta na Copa do Mundo. O segundo colocado encara o quarto melhor colocado da Zona do Pacífico (Oceania e América do Norte), enquanto o terceiro disputa um Qualificatório Mundial.

No domingo, os Tupis entraram com: Lucas “Zé” Tranquez, Robert Tenório, Carlo Mignot, Lorenzo Massari, Ariel Rodrigues, João Amaral, Felipe “Felipinho” Gonçalves, André Arruda, Matheus “Nego” Cláudio, Cleber “Gelado” Dias, Gabriel “Fúria” Oliveira, Ben Donald, Matheus “Blade” Rocha, Endy Willian Pinheiro e Wilton “Nelson” Rebolo.

Começaram como suplentes: Henrique Ferreira, João Lucas Marino, Leonel Moreno, Gabriel Paganini, Adrio de Melo, Rafael “Latrell” Teixeira, Lucas Spago e Moisés Duque.

Nas fotos (de Fotojump), um dos ataques brasileiros e o “jacareiense” Gabriel “Fúria” Oliveira escapando de um marcador paraguaio.

Comentário

comentário